Lista telefônica

Histórico - Jornal Cruzeiro do Vale

Histórico

A falta de um jornal em Gaspar e o anseio de toda a comunidade por um veículo de comunicação que levasse ao povo informações sobre política, economia, esportes, e sobre os acontecimentos da cidade, fez com que Gilberto Schmitt e Nivaldo Tomazzia fundassem o Jornal Cruzeiro do Vale.

A primeira edição circulou no dia 1º de junho de 1990. Uma sexta-feira fria, que ficou marcada para sempre na história de Gaspar. Nem bem o sol nascia e lá estava o Cruzeirinho, circulando gratuitamente pelas ruas da cidade.

Toda a população ficou surpresa ao ver o primeiro exemplar daquele que viria a ser o mais antigo jornal da cidade, que completou, em 2014, 24 anos de muita informação oferecida à comunidade de Gaspar.

  

Primeira edição


Foi em prédio modesto, na Rua Sete de Setembro, que a equipe de quatro funcionários efetivos e alguns colaboradores preparou a primeira edição do Jornal Cruzeiro do Vale. A equipe trabalhou durante um mês para elaborar todas as reportagens que fariam parte do jornal. As entrevistas eram feitas pessoalmente, todas registradas em um gravador. Ao voltar para a redação, a equipe ouvia a entrevista e escrevia os textos através de laudas, em máquinas de escrever. Dados históricos eram pesquisados em livros antigos, pois não havia internet e nem computadores na redação.

Após trinta dias de muito trabalho, saiu o primeiro exemplar do Cruzeiro do Vale. Com 12 páginas e no formato tablóide, o jornal estampou a sua primeira manchete: "Tóxico Mata". A reportagem aproveitou o "gancho" da morte prematura da cantora Elis Regina por overdose de cocaína. A primeira edição também homenageou os colonizadores, com uma reportagem contando a história dos primeiros habitantes de Gaspar.

Além das matérias, lá estavam naquela primeira edição anunciantes como Plasvale, Viação Verde Vale, Ceval Alimentos (hoje Bunge Alimentos), Moendão, CDL, Te Contei, Ki-Loja, Raul's Hotel, Oneda, Irmão Poffo, Ki-Loja, Relojoaria e Ótica Ônix entre tantos outros.

 

O nome

 

 

jornalcruzeirodovaleMD.jpg

O nome Cruzeiro do Vale foi escolhido em função da mudança que ocorria na economia do País. Segundo Gilberto Schmitt, a equipe estava em uma reunião discutindo qual seria o nome do semanário, quando alguém sugeriu Cruzeiro, que era a nova moeda do país. "Daí foi só associar o nome à nossa região: Vale do Itajaí", lembra Schmitt.   

 

Localização

 

img0353cpiaMD.jpg

Sede: Rua Coronel Aristiliano Ramos, 441 - 1º piso - Centro

Gaspar - Santa Catarina

CEP: 89.110-000

Telefones: (47) 3332-9060  /  3332-5768  /  3332-6999

Assinaturas: (47) 3332-4259 / 3332-6067

 

 

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.