Olhando a Maré - Jornal Cruzeiro do Vale

Três exemplos de como os eleitores gasparenses votaram no domingo contra o futuro deles próprios movidos pela máquina de votos de interesses dos poderosos

19/11/2020



 

Nada mudará! I

A reeleição de Kleber Edson Wan Dall, MDB, para comandar o município de Gaspar por mais quatro anos a partir de 1º de janeiro é o melhor sinal de que nada mudará por aqui tão cedo. É também uma advertência de que não há e não haverá uma oposição responsável, estruturada e capaz de sensibilizar e inspirar confiança dos gasparenses no novo discurso e propostas. Parte substancial dos pesados impostos que deveriam estar na saúde pública, na educação decente, mais vagas em creches para as trabalhadoras, espalhar água encanada, menos esgotos a céu aberto e ribeirões, dar assistência social mínima, serão alocados contra a cidade, os cidadãos para o empreguismo político na prefeitura. E qual o objetivo? O de cabalar votos ao poder de plantão em 2022 e 2024. Nem mais, nem menos! 

Nada mudará! II

Os 65,60% dos votos dos eleitores nas urnas no domingo dados a Kleber disseram que é justo que ele empregue 170 cabos em cargos em comissão, outros 100 efetivos em gratificação. Que seus secretários sejam agentes políticos e não de resultados. Exemplos? Abundam. Vou me ater a três, apenas. No governo de Kleber – e só nele e não pode ser comparado com anterior, como sempre faz – o Ideb provou que as nossas crianças emburreceram. Mas, a secretária responsável por isso – e fica fula da vida com quem e quando se lembra ela disso -, Zilma Simone Sansão Benevenutti, MDB, foi eleita vereadora. Esculacho! Vergonhoso! Isso sem falar que foi Zilma quem implantou – usando a lei e o Ministério Público – a creche em meio período, para falsa e descaradamente “diminuir” a longa fila de filhos de gente trabalhadora ou que procura de empregos. Meu Deus! 

Nada mudará! III

O que mais falta em Gaspar? Atividades esportivas comunitárias para adolescentes e jovens como alternativas à ociosidade, falta de contraturno – outro problema crônico, resultado da má gestão de educação da dobradinha Kleber- Zilma – bem como áreas de lazer, incluindo a abandonada Arena Multiuso. Quem foi eleito? Exatamente o presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, o dentista José Carlos de Carvalho Júnior, MDB, sem qualquer identidade com a área. Quem o elegeu? Gente descomprometida com o futuro das nossas crianças e adolescentes, muitas delas entregues ao tráfico. Belo futuro! 

Nada mudará! IV

Em Gaspar temos e há muitos governos, a assombrosa secretaria da Desasssistência Social, sob os olhos fechados do MP. Onde estava o ex-titular da pasta, o uruguaio Santiago Martin Navia, MDB? Pedindo votos. Não se elegeu! Enquanto isso, os pobres e vulneráveis, em plena semana de votação, com ajuda de eleitores mais conscientes, estavam contribuindo para um sopão aos desafortunados do Residencial Milano. Veja o nível da petulância de quem está nadando de braçadas e sabia que nem precisava se preocupar com o inferno de determinados guetos gasparenses que os abandonou à própria sorte. O desplante é tão grande e aos olhos de todos, que Kleber nos debates já debochava do documento que assinou na sub-secional gasparense da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele pedia comprometimento para diminuir o número de comissionados. Contrariando à expectativa, Kleber já exibia um papelinho com percentuais, dizendo que vinha cumprindo o que lhe pediam. Ai, ai, ai. E por que disso? Com a aliança que fez com o PSD, PP, PSDB e PDT para ganhar a qualquer preço, ele não poderá cortar as boquinhas. Ao contrário: terá que aumentá-las. E na segunda-feira, dia 16 religou a máquina de nomeações. Por que? Porque 65,60% dos eleitores de Gaspar concordam com tudo isso. Foi o que disserem nas urnas no domingo. Então nada mudará. Acorda, Gaspar! 

 

TRAPICHE

Qual é o verdadeiro resultado da eleição de Gaspar? O prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, foi reeleito, mas quem governará de fato por mais quatro anos sob o signo da vingança, será o presidente do MDB, Carlos Roberto Pereira, o que não tem votos. Simples assim! 

O governo de Gaspar está fazendo uma troca que exemplifica bem como ele trabalha para poucos em detrimento da coletividade.  

Para salvar uma empresa de ônibus urbano de amigos de fora, mas com ramificações familiares aqui, vai promover o comércio de Blumenau e tirar dos bolsos dos operários e desempregados, o lucro da operação da empresa.  E foi isso, que os gasparenses escolheram no domingo. 

A derrota mais comemorada no paço foi a do médico, irmão de templo e funcionário público Sílvio Cleffi. Para salvar a pele, ele migrou do nanico PSC para o PP, mas não deu. A satisfação superou, inclusive, e em muito, a da derrota do também funcionário público, Cícero Giovane Amaro, PL.  

A luz amarela. Está claro nos resultados das eleições de domingo. Dos 77 nomes de candidatos que levaram o sobrenome Bolsonaro (verdadeiros e postiços dos oportunistas), só um se elegeu: o filho Carlos. E mesmo assim, com um terço dos votos de 2016. 

O ex-deputado Federal João Rodrigues, PSD, que já se ensaiou ser candidato a governador, foi eleito prefeito de Chapecó. Ele esteve preso, decorrente de improbidade quando vice-prefeito de Pinhalzinho. Segundo ele, “os eleitores o absolveram”. Inacreditável! 

“Um povo que elege corruptos, impostores, ladrões e traidores, não é vítima. É cumplice”, do escritor e jornalista britânico George Orwell (1903/50). 

A polícia está chegando à cidade, apesar do corpo fechado. 

Entro em férias depois de 16 anos. Obrigado leitores e leitoras. Mas, advirto: posso interrompê-las, mesmo bem longe daqui. Acorda, Gaspar! 

 

Edição 1978
 

Comentários

Miguel José Teixeira
30/11/2020 19:46
Senhores,

Enquanto isso, na república da toga, uma no cravo outra na ferradura

1)"Kassio interrompe mais um julgamento relacionado a Bolsonaro"

"Ação de Kassio retira o caso do plenário virtual e manda para discussão no plenário físico."

"O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, pediu destaque e interrompeu o julgamento de mais uma ação que discutiria se o presidente Jair Bolsonaro pode ou não bloquear usuários nas redes sociais. No último dia 16, o ministro adotou o mesmo procedimento e paralisou a análise de um processo sobre o mesmo tema, que estava pautado no plenário virtual da Corte."

+ em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/kassio-interrompe-mais-um-julgamento-relacionado-a-bolsonaro,25eda8d0204f7d79619e5442885e87841y52srei.html

2) "Candidato de Fux derrota corregedor linha-dura e é eleito presidente do TJRJ"

"Após uma disputa intensa nos bastidores do Judiciário fluminense, o Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente: o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira. Com 95 dos 177 votos computados, ele superou Bernardo Garcez, atual corregedor do TJ, que foi escolhido por 78 colegas."
. . .
"Na semana retrasada, Garcez visitou o presidente Jair Bolsonaro em Brasília. Oficialmente, o encontro se deu a partir de convite da Secretaria de Modernização do Estado - o desembargador nega que tenha conversado sobre a investigação contra o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), cuja denúncia está no ?"rgão Especial do TJ."

+ em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/candidato-de-fux-derrota-corregedor-linha-dura-e-e-eleito-presidente-do-tjrj,59912d58287432b28c2530302481da14f3ooloi7.html
Miguel José Teixeira
30/11/2020 18:42
Senhores,

Capitão Pinóquio?

"Rêgo Barros: O mentiroso uma hora cairá em contradição. Seu nariz de Pinóquio não poderá ser camuflado" (O Antagonista)

Em novo artigo na Folha de Pernambuco, o general Otávio do Rêgo Barros diz que as instituições "tombam se não forem protegidas vigorosamente" e aconselha a sociedade a se informar para poder "tomar as rédeas" de seu destino.

Segundo ele, "é fácil acompanhar a maioria". "A zona de conforto é adiabática. pode parecer estranho e constrangedor fazer ou dizer algo diferente."

"Renuncie ao comodismo, não aceite a gratuidade da informação e conteste. Não seja manada humana dos sem opinião formada. É a sua capacidade de discernir fatos que imuniza a sua individualidade. O mentiroso uma hora cairá em contradição. É só esperar. Seu nariz de Pinóquio não poderá ser eternamente camuflado", diz Rêgo Barros, que foi porta-voz do governo Bolsonaro.
Miguel José Teixeira
30/11/2020 18:25
Senhores,

Em síntese, ler faz a cabeça!

Crônica da Cidade, por Luiz Calcagno, hopje o Correio Braziliense

Nada mais será como antes

Ler é uma forma de conversar com autores que já morreram. É fazer as histórias trafegarem, em alguns casos, entre séculos e continentes, com toda a filosofia, toda a melodia e toda a beleza que um bom livro pode trazer para o presente. Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski, por exemplo, permite que o leitor caminhe aflito pela cidade russa de São Petersburgo de 1866. E Dom Casmurro, de Machado de Assis, publicado em meados de 1900, leva-nos, ao lado do triste Bentinho, a uma São Paulo antiga, em uma ácida crítica à sociedade da época. E, na longa viagem, os mais observadores encontram muito daquele "ontem" no hoje, e boa quantidade de "hoje" no bom e velho ontem, questionando o quanto, de fato, o mundo mudou.

Nesses longos passeios, acontece, também, de nos tornarmos amigos não só do autor, mas, até, dos personagens ?" Tyrion ou Macbeth. E nos pegamos concordando ávidos, e discordando com igual veemência, ao acompanhar diálogos rápidos em um pub no leste europeu. O leitor acaba maior, embevecido por uma metáfora ou analogia transformadora, como a dos alienígenas misteriosos dos irmãos Arkady e Boris Strugatsky, criaturas invisibilizadas pela incapacidade humana de compreendê-los, que partem deixando seu lixo venenoso para trás, colocando-nos no lugar de insetos que se deparam com os estranhos sinais de um Piquenique na Estrada.

Existem muitas formas de escolher um livro. Pelo título, pela capa, passando o olho na estante de alguém, depois de ler a respeito da obra em um jornal, de ouvir uma recomendação, pesquisando a influência de outros autores (Gabriel Garcia Marquez gostava de William Faulkner) ou assuntos que pululam segundo a realidade e os desejos de cada um. No último caso, é interessante como a trilha das letras pode se transformar à medida que as circunstâncias ao redor do leitor também mudam. Então, é possível saltar de uma série sobre história do Brasil e literatura nacional, para outra sobre diferentes formas de isolamento, graças à pandemia do novo coronavírus.

E gêneros lidos, autores, assuntos e épocas ajudam a demarcar um caminho individual. O escritor britânico Neil Gaiman conta que, ao selecionar uma série de histórias curtas para um livro, dispostas em ordem cronológica, pôde perceber as ideias que o influenciavam a cada momento, e como essa transformação mudou a forma de o escritor compor as narrativas. Era como se, ao reuni-las, ele pudesse perceber, escondida ali, outra história. Maior. De modo semelhante, com o benefício de diversificar ainda mais o repertório, o leitor também traça uma linha narrativa ao percorrer, distraído ou apressado, o tortuoso caminho que o levou de um livro para outro, criando um conjunto de histórias para enriquecer e engrandecer a própria vivência.

A aventura, no entanto, é perigosa. Ler vai borrar e apagar as margens da vida, ampliar o mundo, fazer-nos apaixonar por figuras que não existem. O leitor pode se descobrir amarrado para sempre ao jovem Hans Castorp, em um sanatório, em A Montanha Mágica, de Thomas Mann. Ou a Ifemelu, imigrante mulher e negra de Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie. Pode-se, também, acabar de mãos dadas com figuras históricas inesperadas, como o poético e impetuoso Carlos Marighella. A única certeza da viagem é esse perigo. Sairemos tão mudados de um livro que saiba conversar quanto Bilbo e Frodo Bolseiro, após cruzarem a Terra Média em suas respectivas jornadas. E nada mais será como antes...
Miguel José Teixeira
30/11/2020 16:58
Senhores,

Redundantemente, redundante!

"Ciro Gomes: Brasileiro mandou o lulopetismo radical e o bolsonarismo boçal embora".

+ em:

https://blogdodatena.band.uol.com.br/politica/ciro-gomes-brasileiro-mandou-o-lulopetismo-e-o-bolsonarismo-embora/
Herculano
30/11/2020 16:12
COMO FUNCIONA

Antes de ir embora de férias, Kleber Edson Wan Dall, MDB, exonerou Andrei Lucas Muller, do cargo em Comissão de Diretor de Circulação Viária, ligada à secretaria de Planejamento Territorial.

Diretor de Circulação Viária? Como inventam nomes, cargos e espaços para acomodar gente nesta estrutura paquidérmica da prefeitura de Gaspar toda ela paga com os pesados impostos do povo e usada para se manter os mesmos políticos no poder de plantão.

Andrei é filho de Adilson Muller, um dos sócios da ACkar, o pátio onde se recolhe os carros apreendidos em Gaspar. Este serviço é um dos muitos que estão sendo prorrogados em Gaspar no limite da legislação, antes de se fazer a necessária licitação.
Herculano
30/11/2020 15:57
GASPAR DOS RICOS

Antes de sair de férias de uma mal curada Covid-19, o prefeito reeleito, Kleber Edson Wan Dall, MDB, deixou tudo prontinho para a construção do Parque Náutico, a menina dos olhos da campanha eleitoral como se aqui não faltassem vagas em creches, contraturno, ideb abaixo da média, falta de atendimento no hospital e postinhos, desassistência social...

Sobre o Mirante do Nada e que quase desabou quando ainda era concretado, tudo com dinheiro do povo e isso se esconde sob o tapume, nada se falou.

Muito menos, disse-se qual é a solução para os trabalhadores e desempregados à procura de empregos, que na precariedade do transporte coletivo (desculpa esfarrapada usada devido a Covid-19) são obrigados a pagarem duas passagens para ir de um bairro a outro.

E para encerrar essa conversa mole de Kleber e os seus, dita durante o debate eleitoral e não contestada por seus adversários mal informados, conformados ou coniventes com esse estado de coisas, de que o Tribunal de Contas não permite micro-ônibus nas linhas de menor movimento ou de caminhos estreitos, é de se perguntar a razão pela qual isso é permitido em Blumenau há décadas, sob o meu testemunho diário. Mentem à luz do dia... Acorda, Gaspar!
Herculano
30/11/2020 15:43
MAU PERDEDOR

Circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens uma declaração que mais parece ela vinda de um grotão sucupirino, das criativas vidas de Dias Gomes do que gente de verdade.

Ronaldo Baungarten Júnior, PSD, filho de Ronaldo Baungarten, já morto, e sucessores da boa arte gráfica, esculachou o entrevistador Alexandre Gonçalves, do Informe Blumenau, na cobertura parceira que fazia com Rádio Menina, de Blumenau.

O que Ronaldo fez é coisa de moleque, de menino mimado, que não sabe perder e por isso, não pode mais disputar uma eleição, nem mesmo para presidir a mesa do cafezinho do quase centenário Bar Floresta.

Não vou entra no mérito da acusação dele, mas na forma. Se o jornalista é um vendido, em nome dos fatos, da cidade e da transparência, até o momento, Ronaldo - o político de ocasião - não foi capaz de apontar como e quanto foi a transação.

Ou tentou "comprar" quem o acusa e não a conseguiu e por isso resolveu esculachá-lo? Vergonhoso sob todos os aspectos. Alexandre, conheço pouco também, mas no pouco que conheço, no que tange as ideias políticas são como água e óleo na comparação com Ronaldo. Talvez isso não tenha sido plenamente compreendido por Ronaldo. Mas...

Já escrevi sobre as causas das derrotas de João Paulo Kleinubing, DEM. Entretanto, ele não precisava ter gente como Ronaldo a lhe tirar os poucos votos que recebeu e desabonar a sua carreira político-administrativa, reincidentemente.

Na primeira, Ronaldo tentou dizer que o hoje vencedor Mário Hildebrandt, Podemos, forjou um desmaio em pleno debate na NDTV para somente fugir dele. Blumenau e os blumenauenses não merecem gente com este tipo de comportamento desqualificado como demonstrou Ronaldo...

Felizmente, o jornalismo de lá é bem mais forte, plural e soube perceber a bravata e o bravateiro. Os eleitores e eleitoras, também. Lá há gente acordada, faz tempo.
Herculano
30/11/2020 15:19
O CONSOLO

O vice prefeito Luiz Carlos Spengler Filho, PP, depois de ser rifado pelo titular Kleber Edson Wan Dall e o grande esquema do próprio PP, PSD, MDB, PSDB e PDT para se perpetuar no poder, assumiu hoje os últimos dias a prefeitura de Gaspar. Vai até 31 de dezembro.

O agente de trânsito, ex-vereador, tem 30 dias para pelo menos reabrir aos colonos a Feira do Centro que, como vereador, fechou-a numa denúncia que fez ao Ministério Público. Ela estava sob uma faixa sanitária.

Esta feira, bem que poderia estar na abandonada Arena Multiuso tão perto do Centro, fácil acesso e estacionamento.

Os gasparenses, são conhecidos por fazerem as melhores feiras na região, mas como diz o ditado: casa de ferreiro, o espeto é de pau.
Herculano
30/11/2020 15:13
A VIDA COMO ELA É... EM GASPAR...


Festa de aniversário é encerrada em Salão de Eventos do Gaspar Alto. Foi adequado. Nada a reparar.

Festa na Lagoa em comemoração da vitória Kleber foi até o sol raiar. Inadequado. Muitos dos que aplaudiram o fechamento da festa do Gaspar Alto, estão internados ou em quarentena.

E alguns, até encurtaram a quarentena. A Organização Mundial da Saúde está estudando o novo protocolo criado em Gaspar. Acorda, Gaspar!
Herculano
30/11/2020 10:43
AVISO I

Estou de férias. Continuo de férias, mas acordado. Aos que reclamam de que não há espaços confiáveis para se inteirarem das mazelas daqui, só posso lamentar. Voltarei, mas com a corda toda Acorda, Gaspar!
Herculano
30/11/2020 10:42
AVISO II

Depois de aparecer com o derrotado Guilherme Boulos na corrida pela prefeitura de São Paulo, o jovem João Pedro Sansão, vice também derrotado por aqui, diz que não trocará o PT pelo PSOL.

Entretanto, a política não será a sua prioridade, mas a carreira profissional.

O seu foco agora, é montar um escritório - com outros dois sócios - para atuar no auxilio a prefeitos encrencados no âmbito do direito administrativo, no primeiro e segundo graus em Santa Catarina, especialmente.

Paralelamente, em Brasília, ele se estabeleceu numa sociedade para atuar nos tribunais superiores tanto nesta área administrativa como na eleitoral. Então...
Herculano
30/11/2020 10:24
O CENTRO DA COVID EM GASPAR

A comemoração da vitória da poderosa coligação que reelegeu Kleber Edson Wan Dall, MDB, numa conhecida chácara na Lagoa, é o ponto comum de contaminação em Gaspar.

É só olhar quem está ou esteve doente. Ou vão apagar fotos, testemunhos, prontuários para se safar de uma?

Essa tal Covid-19 desconheceu o corpo fechado de que tanto orgulha essa gente. Se não cuidar a doença é quem vai fechar o corpo, e para sempre. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
30/11/2020 08:12
Senhores,

Várias & variáveis extraídas da coluna do Cláudio Humberto no Diário do Poder

"Prefeito do Novo"

Exemplo único de "outsider" vencedor nas eleições de principais cidades este ano, Adriano Silva se tornou o primeiro prefeito eleito pelo partido Novo e vai governar a cidade de Joinville (SC) nos próximos quatro anos.

Huuummm. . .a velha política da manchester catarinense, auto-engoliu-se!

"Vitória de um sobrevivente"

Bruno Covas (PSDB) é um sobrevivente: ocupando o cargo, enfrentou o câncer e contraiu covid. Superou problemas de saúde e também a rejeição dos paulistanos a seu principal apoiador, João Doria.

Huuummm. . .Guerreiro igual o Pai, Mário Covas, que desde os tempos de Engenheirando, combateu o poderoso, milionário e megaladrão paulo maluf.

"Um goiano gaúcho"

Mais de 40 anos depois de chegar a Porto Alegre, sem ter onde dormir e sem dinheiro no bolso, o goiano de Piracanjuba, Sebastião Melo (MDB), tem fama de lutador. Ontem foi eleito prefeito da Capital gaúcha.

Huuummm. . .mas bah, tchê! Não coloque em minha cuia o tal do pequi!

"Eleição em Maceió derrota domínio do coronelismo"

A eleição municipal de 2020 derrotou um dos últimos "coronéis" da política no Nordeste: candidato do senador Renan Calheiros e do filho que governa Alagoas, Alfredo Gaspar tomou uma goleada do jovem deputado JHC (iniciais de João Henrique Caldas), do PSB, que somou quase 60% dos votos. Não foi fácil. Não foram poucas as denúncias do "rolo compressor" do coronelismo contrário, que inclui relações muito especiais do clã Calheiros com integrantes da Justiça Eleitoral.

Huuummm. . "que inclui relações muito especiais do clã Calheiros com integrantes da Justiça Eleitoral."

"Pensando bem?"

...os resultados das eleições mostram que, em 2022, o principal adversário de Bolsonaro continua sendo ele mesmo.

Huuummm. . .para não dizerem que não teclei sobre o presimente pé-frio!
Miguel José Teixeira
29/11/2020 23:29
Senhores,

"Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá." (Gálatas 6.7).

Atentem (matéria abaixo do UOL) para o que colheram os 69 parlamentares que disputaram as eleições municipais.

Já passou da hora de revermos nosso sistema representativo. Cinco sugestões:

1) acabar com a famigerada reeleição.

2) Candidato eleito, deverá cumprir o seu mandato (nada de usá-lo como trampolim).

3) Congresso Nacional unicameral.

4) Fim das inúteis e caríssimas assembleias legislativas (formar o Colégio de Prefeitos)

5) Fim das inúteis e caríssimas câmaras de vereadores (formar o Colégio de Líderes Comunitários)

E, vou teclar, de leve, na bizarra "câmara legislativa" que existe no Distrito Federal: inútil? É elogio. Caríssima? É elogio. É necessária? Só para contemplar os afilhados dos já abastados. . .

Deu no UOL:

"8 deputados federais se elegem prefeito ou vice no 2º turno; veja a lista"

(Por Hanrrikson de Andrade e Marcelo Oliveira, Do UOL, em Brasília, e do UOL, em São Paulo)

Dos 15 congressistas que foram para o segundo turno nas eleições municipais, 8 deputados federais se elegeram para prefeito ou vice-prefeito hoje.

Entretanto, um deles ainda não pode comemorar: Wladimir Garotinho (PSD) ganhou em Campos dos Goytacazes (RJ), mas a vitória eleitoral ainda terá que ser confirmada pela Justiça, pois a candidatura de seu vice, Frederico Paes (MDB), foi questionada judicialmente.

Dos 69 parlamentares que disputaram as eleições municipais (67 deputados federais e 2 senadores), apenas 12 (17,39%) venceram nas urnas

?" quatro no primeiro turno e oito no segundo turno

Em primeiro turno foram eleitos os deputados federais:

Alexandre Serfiotis (PSD), em Porto Real (RJ); Roberto Pessoa (PSDB), em Maracanaú (CE);
Paulo Marinho Jr. (PL), em Caxias (MA); e
Juninho do Pneu (DEM), eleito vice-prefeito em Nova Iguaçu (RJ).

No segundo turno, além de Garotinho, venceram:

João Campos (PSB), no Recife;
Margarida Salomão (PT), em Juiz de Fora (MG); Deuzinho Filho (Republicanos), vice em Caucaia (CE); JHC (PSB), em Maceió;
Sérgio Vidigal (PDT), em Serra (ES);
Eduardo Braide (Podemos), em São Luís;
Edmilson Rodrigues (PSOL), em Belém.
Miguel José Teixeira
29/11/2020 20:45
Senhores,

Presimente pé-frio

Se não fosse a espetacular vitória em Vitória, onde o candidato "apoiado" pelos bolsonaros, derrotou um conhecido PeTralha, o capitão zero-zero seria promovido à capitão zero-menos 1!
Herculano
29/11/2020 19:36
PERDIDO QUAL CACHORRO QUANDO CAI DO CAMINHÃO DE MUDANÇAS

O deputado mais votado de Santa Catarina, o jovem Ricardo Alba, PSL, e que está à procura de um novo partido para 2022 depois de experimentar quatro, foi uma decepção de votos como candidato a prefeito de Blumenau. Ficou em quarto.

No segundo turno fez a sua aposta: apoiou João Paulo Kleinubing, DEM, mesmo depois de acusá-lo de sérias dúvidas durante a campanha. Coerência? Zero! Aposta na falta de memória dos eleitores.

Agora, com a acachapante vitória de Mario Hildebrandt, Podemos, no segundo turno, o deputado Alba foi às suas redes sociais parabenizar o vitorioso. Está certo, apesar do zigue-zague.

"Continuo sempre fazendo o melhor por Blumenau e por toda Santa Catarina", escreveu ele. Quem mesmo orienta esse moço?
Herculano
29/11/2020 19:26
OS PERDEDORES DO SEGUNDO TURNO DESTE DOMINGO

1. O PT foi varrido de norte a sul onde disputava alguma coisa, inclusive e principalmente no estado da Bahia, onde o governador de lá as tintas vermelhas. A esquerda, de alguma forma também. O velho e o centro, se repetiram depois do que se apresentou como novo, falhou em tão pouco espaço de tempo.

2. O presidente Jair Messias Bolsonaro, sem partido, foi outro perdedor. Ele foi avisado de que pode ser varrido do mapa em 2022. Errático, autoritário, incoerente, inconsistente, incapaz de trabalhar em equipe, o que não admite sombras, o capitão frustrado e indisciplinado, bem como mentiroso reiterado, não conseguiu enganar desta vez. Talvez não lhe sobre tempo para se recompor até a sua tentativa de se reeleger. A primeira coisa que precisa fazer é achar um partido de aluguel.

3. Outro perdedor deste domingo - já tinha sido há duas semanas - foi João Paulo Kleinubing, na lavada que tomou em Blumenau. Quando ganhou a prefeitura de Blumenau de um PT vestal, fez isso à sombra da memória do que foi o seu pai Wilson Pedro - prefeito, secretário de Agricultura, presidente da Celesc, governador e senador.

JPK não construiu o seu próprio legado e isso ele lhe faltou agora. Para piorar, arrumou um vice cuja soma é negativa. O DEM que JPK permitiu montar em Gaspar nesta eleição, diz muito bem que é atual JPK sem liderança e um jovem envelhecido.

Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis eleito no primeiro turno contra a dupla do atraso Amim e Berger, tomou o lugar de JPK no DEM catarinense, com méritos, mesmo sob escândalo sexual nas salas de gabinetes da prefeitura da capital, algo antigo que se armou como novo para o presente pelos seus adversários da velha política e sem votos.
Herculano
29/11/2020 19:08
QUANTOS DIAS DURA UMA QUARENTENA DA COVID-19?

Os especialistas dizem ser de 14 dias.

Em Gaspar, o prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, na semana passada anunciou estar contaminado com o Coronavírus. Hoje, coincidentemente, às vésperas das suas anunciadas férias, diz estar curado com atestado de especialistas no assunto.

Ou fez campanha contaminado, ou é mais um caso científico a ser estudado. Esses políticos... Tratam-nos como uns tansos. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
29/11/2020 19:02
Senhores,

A Genial Beth Carvalho, cantarolava assim:

. . .
Você pagou com traição
A quem sempre lhe deu a mão
. . .

Ofereço essa música à corja vermelha, seus penduricalhos e outros traíras atrelados ao "pudê":

https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=chora+voce+pagou+com+trai%C3%A7%C3%A3o
Herculano
29/11/2020 16:11
ALIANÇA PELO BRASIL

Nas redes sociais, o ex-candidato a vereador de Gaspar Márcio César, PL, 217 votos, está convidando os bolsonaristas para no dia nove de dezembro, pela manhã, na praça Getúlio Vargas, defronte à prefeitura, assinar a ficha no Aliança pelo Brasil.

Resta saber se o presidente Jair Messias Bolsonaro, sem partido, ainda vai apostar as suas fichas no Aliança ao invés de mais uma vez, por esperteza, alugar um novo partido. Acorda, Gaspar!
Herculano
29/11/2020 15:59
LEGADO

Alguém poderia me dizer qual foi verdadeiramente o legado da primeira governadora de Santa Catarina - mesmo que na interinidade - Daniela Cristina Reinehr, sem partido?

Gente estranha, personalidade, luz, liderança e sem noção.
Herculano
29/11/2020 15:56
FORA DA UTI

O ex-delegado geral de Polícia de Santa Catarina, ex-delegado Regional de Polícia de Blumenau, e ex-delegado de Polícia de Gaspar, Ademir Serafim, deixou a UTI e voltou à enfermaria, do Hospital de Balneário Camboriu- onde reside - na recuperação da Covid-19.
Miguel José Teixeira
29/11/2020 14:21
Senhores,

O voto dele não fará a mínima diferença!

Será que alguém pode precisar, os custos ao erário, do cidadão Jair Messias Bolsonaro, sair de Brasília e ir votar para Prefeito no Rio de Janeiro, em cumprimento ao exercício de sua cidadania?

País rico é assim. . .congela-se aposentadorias acima de R$ 1.450,00 e com a economia, locupleta-se!
Miguel José Teixeira
29/11/2020 14:02
Senhores,

Meu querido e saudoso Primo Quincas, lá do Baú, mandou-me uma mensagem holográfica:

"Miguelzinho, tu concordas que um candidato à prefeito fuja do debate, na TV?"

- Respondi: "não meu Primo Quincas, não concordo".

Porém, na disputa à Prefeitura de Blumenau, o que está em jogo, é o que os candidatos fizeram no seu passado recente!

Promessas futuras, pegadinhas para embaralhar o adversário em debates, não levam à nada!

"Tapinhas nas costas, sorriso fácil e outros salamaleques", não levam à nada. Já alertava o candidato à vereador em Blumenau em 1996, o "Bem-Te-Vi", esse que vos tecla.
Adilson Luis Schmitt
29/11/2020 13:22

Cleptocracia ?" O que é, Corrupção e Política

A cleptocracia é um termo que se refere a líderes corruptos do governo que desviam fundos públicos para seu próprio benefício político e pessoal.

Este mal esta encrustado nos três níveis dos poderes ou seja Federal, Estadual e Municipal. Tá tudo dominado, o povo brasileiro precisa reagir e promover o expurgo desta, Corja de Bandidos que adoram uma grande fatia de vantagens indevidas e assim se perpetuar no poder por vários anos.

Precisamos dar um basta nisso, urgentemente....

Como diz o Miguel

O grande problema Senhores, é que, quem abandona a política pois "não vive dela", abre espaço para os que, vivem da política e dela se locupletam!

Bom domingo!!!

Adilson Luis Schmitt
Médico Veterinário
Gaspar SC
Miguel José Teixeira
29/11/2020 11:18
Senhores,

"Diuturna e Noturnamente"!

Ooops. . .que-ri-da! O clã bolsonaro está te superando. . .

"É só decepção esse governicho, meio besta, meio lixo. Ainda mais com esse Eduardo Bolsonaro arrotando besteiras dia e noite."

(Sacha Calmon, Advogado, hoje, no Correio Braziliense)

"O eixo da economia mundial se desloca para a Ásia. Os Estados Unidos (EUA) nunca pensaram nos continentes americanos e a Europa fechou-se em si mesma. O jornal Valor nos diz que após anos de negociações espinhosas, a China e outros 14 países assinaram o maior acordo comercial do mundo, e que se mostra um dos primeiros desafios à política comercial do presidente eleito dos EUA, Joe Biden.

A Parceria Regional Econômica Abrangente (RCEP, na sigla em inglês) cria um bloco que responde por mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Reúne as maiores e mais pujantes economias da região da Ásia-Pacífico, que deixaram diferenças geopolíticas de lado para finalizar o acordo. Além da China, também fazem parte da RCEP Japão, Coreia do Sul, Austrália, Nova Zelândia e 10 países do sudeste asiático, como Indonésia, Vietnã, Tailândia e Cingapura.
"Encorajar o livre comércio é ainda mais importante agora, que existe uma depressão da economia global e há sinais de países voltando-se para dentro" disse o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, durante reunião da RCEP com outros líderes, segundo representante do governo japonês. Os EUA, maior economia do mundo, não fazem parte do grupo, exigência da China.

Eles estavam envolvidos na concepção de um bloco diferente ?" a Parceria Transpacífico (TPP), que não incluía Pequim e tinha por objetivo conter o crescente poder de influência da China... (a tentativa gorou). Mas, Washington, que, durante o governo Trump, evitou grandes acordos comerciais multilaterais, optou por não entrar na TPP, pois sabia que perderia a autonomia imperial que sempre o animou.

O novo pacto aumenta a pressão sobre Biden para aprofundar o envolvimento comercial dos EUA na região da Ásia-Pacífico. Em 2019, ele alertou para o risco de que se os EUA não escrevessem as regras do jogo, a China iria fazê-lo. Disse que tentaria renegociar a TPP, mas passou o momento para isso. A China, de fato, escreveu as regras. Embora a maioria dos países da RCEP tenha fortes laços comerciais entre si ?" as trocas comerciais vão desde arroz até semicondutores ?", o novo tratado é considerado importante porque resultará em um sistema comercial unificado, na parte do mundo que cresce em velocidade e tem muita gente.

Na cerimônia realizada por videoconferência em razão da pandemia, os ministros dos 15 países-membros assinaram o pacto e mostraram suas assinaturas para as câmeras. O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, disse que a assinatura mostrou que o multilateralismo e o livre comércio "ainda representam a direção certa da economia mundial e da humanidade".
De acordo com o governo do Japão, o RCEP eliminará tarifas sobre 91% das mercadorias comercializadas entre os membros. Reduzirá, ainda, as barreiras comerciais com muitos dos principais parceiros comerciais do Japão. A porcentagem de itens livres de tarifas do país enviados à Coreia do Sul aumentará de 19% para 92%, e à China, de 8% para 86%. A indústria automotiva japonesa, um forte motor da economia do país, deverá sair beneficiada. O acordo elimina as tarifas sobre quase US$ 50 bilhões em autopeças enviadas à China por ano, segundo o governo do Japão.

O pacto ainda precisa ser ratificado pelos governos nacionais antes de entrar em vigor. Ao longo de mais de oito anos de negociações, o tratado deparou-se com grandes problemas para equilibrar os interesses dos países em vários estágios de desenvolvimento. A Índia, que fez parte das negociações, saiu em 2019, por receio de que a RCEP levasse a uma enxurrada de importações e ficou isolada. Agora são três classes de blocos econômicos: a sino-asiática, a CEE e os EUA.

O resto da economia mundial é o resto do mundo. É nele que nós estamos. A diplomacia econômica do governo Bolsonaro inexiste, é um zero à esquerda. Mas não falta ideologia, de resto ultrapassada. É de se perguntar qual o papel econômico do Brasil no contexto das Américas, especialmente com os países andinos e os da costa atlântica (Uruguai, Argentina, Venezuela). Como devemos implementar (parado) o acordo Europa (CEE) ?" Mercosul. O presidente vive no mundo da lua. Outro dia, queixou-se de países europeus que criticam a sua real má gestão da floresta amazônica, acusando sem provas que os europeus: "Compram madeira ilegal tirada do Brasil". É coisa de aspirante a tenente, jamais de um estadista. Acirra os ânimos em vez de buscar abafar a questão e construir pontes.

E há o aspecto geopolítico. O megatratado era ideia da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), mas só ganhou dimensão ao ser encampado pela China. Em 2017, o presidente Trump abandonou as discussões da parceira Transpacífico (TPP). Seria significativo para os EUA em direção à Ásia-Pacífico que é, hoje, a locomotiva da economia mundial. A China queria incluir o Mercosul, mas o Brasil não se interessou, continua quintal dos EUA. É só decepção esse governicho, meio besta, meio lixo. Ainda mais com esse Eduardo Bolsonaro arrotando besteiras dia e noite."
Miguel José Teixeira
29/11/2020 10:47
Senhores,

Já vem envelhecido!

"Bolsonaro engarrafado" (Cláudio Humberto no Diário do Poder).

Começou a pré-venda do vinho tinto Bolsonaro "Il Mito". Produzido no Chile, está disponível nas opções cabernet sauvignion e carménère. Tem também espumante. O preço é razoável, a partir de R$139 a garrafa."
Miguel José Teixeira
29/11/2020 10:35
Senhores,

"O corvo e a raposa"

Um corvo pousou em uma árvore, com um bom pedaço de queijo no bico.

Atraída pelo cheiro do queijo, aproximou-se da árvore uma raposa.

Com muita vontade de comer aquele queijo, e sem condições de subir na árvore, afinal, não tinha asas, a raposa resolveu usar sua inteligência em benefício próprio.

- Bom dia amigo Corvo!- disse bem matreira a raposa.

O corvo olhou-a e fez uma saudação balançando a cabeça.

- Ouvi falar que o rouxinol tem o canto mais belo de toda a floresta. Mas eu aposto que você, meu amigo, acaso cantasse, o faria melhor que qualquer outro animal.

Sentindo-se desafiado e querendo provar seu valor, o corvo abriu o bico para cantar. Foi quando o queijo caiu-lhe da boca e foi direto ao chão.

A raposa apanhou o queijo e agradeceu ao corvo!

Imaginem:

Mário, o corvo, com o queijo no bico e Kleinübing, a raposa, atraindo-o para tentar tomar seu queijo. . .

Moral da história:

Mário pegou Kleinübing atrás do armário!
Miguel José Teixeira
29/11/2020 09:34
Senhores,

"Não vivo de política"

Frase atribuída ao ex-candidato Marciano, na postagem do Herculano, logo abaixo.

O grande problema Senhores, é que, quem abandona a política pois "não vive dela", abre espaço para os que, vivem da política e dela se locupletam!

Força e Saúde, Marciano!
Herculano
29/11/2020 08:38
OS NANICOS PSL E PATRIOTAS DE GASPAR TENDEM A SUMIR. MARCIANO ESTÁ ENFIANDO A VIOLA NO SACO

A onda direitista e falsamente conservadora fez surgir o PSL e o Patriotas, escudada num também falso mito chamado Jair Messias Bolsonaro, o que desmente até o que já disse e está gravado, já sem partido, tão logo conseguiu enganar e se eleger presidente da República.

Era previsível. Era só olhar o passado dele. Vinte e sete anos do nada na Câmara Federal. Mas, o Brasil e os brasileiros precisavam passar por essa prova, como passaram por Lula e Dilma. Só assim caem todas as máscaras, discursos e fantasias. É assim que se depura. Pena que precisamos dar a nossa corta dupla de sacrifício, incluindo os 172 mil mortos por Covid-19 e tantos outros milhares de maricas de sequelados por esta gripezinha, resfriadinho...

Retomo. Sobraram para os trouxas que acreditaram no discurso inflamado e vazio de Bolsonaro, que logo disse a que veio. Tratou de se desfazer do guardião da lei, o ex-juiz Federal Sérgio Moro, a quem usou para falsear o discurso contra a corrupção dos políticos contra os nosso pesados impostos.

Humilha como poucos o posto Ipiranga que só não larga o osso para não deixar Bolsonaro acabar com o Brasil em meio a tantos loucos e irresponsáveis que o cercam.

Tudo bem planejado e para ampliar o poder da nova facção criminosa chamada de milícia e livrar dos tribunais e da lei que a bem quer, mas só para os adversários -, os próprios filhos enrolados em rachadinhas, fake news e outras dúvidas que comprometem o futuro do país no comércio exterior e o desenvolvimento interno.

Em Gaspar, o PSL teve dono, o deputado de maior votação em Santa Catarina desta falsa onda em 2018, o blumenauense Ricardo Alba. O desastre dessa surfada se revelou nesta eleição de 2020 tanto para Alba, o errático, quanto para o PSL de Gaspar e o puxadinho que criou com o Patriotas, para Marciano Silva, depois de escantea-lo e dá-lo a Sérgio Luiz Batista de Almeida, o último colocado entre cinco candidatos na corrida pela prefeitura local.

O jovem Alba - que já passou por quatro partidos e está a procura do quinto para se manter na crista da nova onda - apareceu por aqui apoiando um candidato pastor a vereador do PSDB, quando o PSL e Patriotas tinham os seus. Ninguém se elegeu em tamanha confusão, nem o pastor.

E para completar a esperteza e do mesmo modo que fazia quando visitava - supostamente adversários de então - o poder de plantão sem o conhecimento dos seus correligionários do PSL e Patriotas daqui, tão logo terminou a eleição, Alba virou amiguinho do segundo mais votado por aqui, seu suposto rival, o engenheiro Rodrigo Boeing Althoff, PL, para continuar bem na foto e se livrar dos péssimos resultados dos seus protegidos PSL e Patriotas gasparenses.

Marciano diz estar cansado de tanta traição e por donos de partidos na enrolação e humilhação que fizeram contra ele e os seus seguidores. Perguntei a Marciano sobre o seu futuro diante de tudo isso.

Marciano foi curto, claro e grosso: "não vivo de política, não tenho mais interesse em me envolver com essas pessoas; vou cuidar da minha vida; a decepção é muito grande". Ufa! Falta de aviso da coluna não foi e por meses afio. É só rever. Nada como um dia após o outro. E como disse a Marciano: estou mais uma vez de alma lavada, a tal ponto de romper as minhas férias. Acorda, Gaspar
Herculano
29/11/2020 06:53
MÁRIO SE ESCONDEU ATRÁS DO ARMÁRIO

Hoje é dia de segundo turno em Blumenau. Pelas pesquisas divulgadas, o prefeito Mário Hildebrandt, Podemos, é de longe o favorito para a reeleição.

Entretanto, ele manchou a imagem de bom moço e por orientação de gente esperta neste assunto

Há uma semana ele desmaiou num debate na NDTV. E a coisa ficou pela metade. Nada aa comentar. Foi inesperado e uma fatalidade.

Foi para o Hospital, ganhou alta, ficou em repouso e voltou a lida de prefeito e candidato, jurando que iria ao debate da NSCTV.

Na última hora apresentou um atestado médico.

Político sério, teria dito isso antes, pois foi coisa feita com propósito. Isso não é bom para a sua imagem de santo.
Herculano
29/11/2020 06:48
ACESSOS NAS FÉRIAS

Esta coluna foi publicada pela última vez no dia 20 de novembro. Pela ferramenta oficial de contagem do portal, ela continua mesmo assim, nas férias, e duas semanas depois, a mais acessada na procura dos comentários esporádicos meus, dos leitores e do Miguel, direto de Brasília.

Obrigado pelo hábito, credibilidade e busca de novidades. Isto mostra o quanto se esconde nos demais espaços... e tudo, incrivelmente, a favor dos poderosos, dos guardiões de todos os tipos e do poder de plantão com seus constrangimentos, ameaças e censura.

Este ainda é um espaço plural, livre, investigativo e de resistência bem como de transparência. E ficará ainda melhor na volta das minhas férias. Tremei valentes e desqualificados. Aguardem. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
28/11/2020 20:48
Senhores,

E no Nordeste, hein?

Ali onde o Beberibe e o Capiberibe se unem para formar o Oceano Atlântico, os herdeiros do saudoso caudilho Miguel Arraes, estão pau-a-pau!

Explícita desvantagem para a Marília. . .
Miguel José Teixeira
28/11/2020 17:21
Senhores,

Há muito que o "cavalão" tenta derrubá-lo, não é "pancrácio"?

"Pujol cai de cavalo, quebra perna e passará por cirurgia.

General praticava equitação quando sofreu acidente; militar está internado e passa bem.

BRASÍLIA - O comandante do Exército, general Edson Pujol, sofreu um acidente neste sábado, 28, enquanto praticava equitação no Regimento Dragões da Independência, em Brasília.

O militar sofreu uma fratura no fêmur e está internado no Hospital das Forças Armadas, onde será submetido a uma cirurgia. Segundo comunicado oficial do Exército, Pujol está realizando exames e passa bem.

O local de equitação é frequentado regulamente pelo vice-presidente Hamilton Mourão.

Pelo menos duas vezes na semana, os generais mais influentes do governo se reúnem para treinar saltos no 1.º Regimento de Cavalaria de Guardas, a 20 quilômetros do Palácio do Planalto. Eles madrugam para ficar ali por cerca de uma hora, período em que tentam ultrapassar obstáculos de até 1,10 metro de altura.

Os cavalos montados pelos generais do governo pertencem à unidade militar. Mas cabe aos oficiais da reserva prepará-los para o adestramento e pagar pelos gastos. Mourão, por exemplo, desembolsa cerca de R$ 500 por mês. A Força usa os cavalos em competições, em escoltas, cerimônias da Presidência e, se for preciso, em situações de distúrbios e confusões nas ruas."

(fonte: https://www.terra.com.br/noticias/pujol-cai-de-cavalo-quebra-perna-e-passara-por-cirurgia,68f2c2acda12d1def47280e635bc0a5463rhjkjn.html)

Te apruma, Mourão!
Miguel José Teixeira
28/11/2020 16:51
Senhores,

Legal, porém, imoral!

"Presa há um ano, ex-presidente do TJ-BA recebeu R$ 459 mil"

"Presa há quase um ano por suspeita de venda de sentenças judiciais, a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, ex-presidente do TJ-Bahia, continua a figurar na folha de pagamento do órgão, publica o UOL."

Durante o período de reclusão, Maria do Socorro já recebeu R$ 459 mil, de acordo com dados do tribunal.

"O valor leva em conta o recebimento de benefícios como abonos e gratificações, em valores brutos, sem os descontos da Previdência e do Imposto de Renda. Apesar da prisão e do afastamento da ex-presidente do TJ-BA, os pagamentos não são ilegais." (O Antagonista)

Quantos de nós, burros-de-cargas, dando duro, conseguimos receber essa quantia em 1 ano?

E o imposto ipiranga, que vendeu combustível adulterado, quer congelar as aposentadorias acima de R$ 1.450,00. . .
Herculano
28/11/2020 16:42
VAMOS TRAADUZIR O POST DO GOVERNADOR?

O governador Carlos Moisés da Silva, PSL, reconduzido pela Alesc após a primeira tentativa de impeachment escreveu nas suas redes sociais:

"Agradeço todo o apoio recebido para que a verdade prevalecesse. Retorno ao cargo de governador de Santa Catarina com muito trabalho pela frente. Estejamos unidos para superar nosso desafios comuns, como sempre foi característica do povo catarinense"

MOISÉS DEVERIA TER ESCRITO ISSO

"Agradeço ao deputado Júlio Garcia, PSD, por me conceder a segunda chance. Vou honrá-la, tanto que já indiquei o seu braço direito para ser o meu chefe de gabinete.

Diante da lição e sacanagem, sei qual é o meu lugar e ficarei submisso, cantarei menos serenatas na Agronômica com o pessoal do Sul e abrirei às portas aos novos amigos para jantares memoráveis.

Também agradeço à minha vice Daniela Cristina Reinehr, bolsonarista sem causa para os catarinenses e sem partido como seu chefe que me odeia, por ser unânime rejeitada entre os políticos catarinenses que derrotamos.

Essa rejeição me ajudou muito a voltar a ser governador. Meus espertos algozes - depois da virada de mesa do Sargento Lima que traiu o acordo entre eles - ficaram sem opção de mando no governo.

Entre ela e eu, todos da velha política que manobraram contra eu, ficaram sem opção de manipulação no governo do estado. Nestes dias de afastamento, aprendi a negociar, ser submisso e fazer o governo que queria O dr. Júlio e seus amigos longa data e influência em santa Catarina, não importando se isto beneficia os catarinenses

Que assim seja. Tomara que eu passe pelo segundo impeachment e a CPI do Naatz vá para os arquivos e a história da Alesc, livrando-me das responsabilidades solidária e que Douglas Borba fique eternamente nas masmorras da Justiça. Amém!"
Miguel José Teixeira
28/11/2020 16:40
Senhores,

Aqui não é a Netflix, mas as séries continuam

"Recurso parado."

"O recurso em que o Ministério Público do Rio de Janeiro pede a anulação da decisão do Tribunal de Justiça do estado que concedeu foro privilegiado ao senador Flávio Bolsonaro, do Republicanos, no caso do "rachid" completou três meses parado no gabinete do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Na peça, o MP-RJ argumenta que a decisão da 3ª Câmara Criminal do TJ-RJ desrespeitou a jurisprudência do STF sobre o foro especial. Em 2018, o plenário da corte entendeu que o privilégio vale somente em casos ocorridos durante o mandato e em função do cargo. Como os crimes imputados a Flávio Bolsonaro aconteceram à época em que ele era deputado estadual, o benefício, portanto, não seria válido, na concepção dos investigadores. A última movimentação do processo data de 26 de agosto, quando a Procuradoria-Geral da República defendeu a rejeição do recurso. O número dois do órgão, Humberto Jacques, argumentou que o STF não estipulou as regras no caso de "mandato cruzado" ?" ou seja, quando o investigado passa de um mandato para outro, sem intervalo entre os cargos. Os autos estão conclusos a Gilmar desde então." (Crusoé)

Brasil: "amigos acima de tudo/parentes acima de todos"
Herculano
28/11/2020 16:26
AOS BOLSANARISTAS DE CARTEIRINHA INCAPAZES DE DISCERNIR ENTRE O CERTO E O DUVIDOSO

Qual foi mesmo o maior legado dos 30 dias de governo da
vice governadora de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr, sem partido e eleita pelo PSL de Jair Messias Bolsonaro, que está também sem partido à procura de um para "alugar" novamente?

O aumento brutal das contaminações e mortes por Covid-19 em nosso estado, devido às suas convicções ideológicos e contra os mais céticos sobre esta doença devastadora, bem como na indisfarçada omissão feita somente para agradar os seus seguidores.

Daniela deixou de tomar providências e dar exemplos públicos - quando não voltou atrás naquilo que era óbvio e certo - para conter este estado calamitoso e mortal. Não é discurso. É estatística. Confiram, por favor antes de espumarem de raiva contra o que escrevo na escolha que fizeram para viver na escuridão (e enganação).

A própria Daaniela experimentou a Covid-19. Como é relativamente jovem e não possui comorbidades, surfou na onda da cura ou de que isso é uma gripezinha, ou coisa para maricas. Enquanto isso, os idosos...

Outra, Apagou posts que fez a favor e acertadamente pela prevenção à Covid. E por que?

Apenas para atender à pressão de apoiadores ideológicos, doentes de uma causa perdida, gente que não sente remorsos com as dores nos sentimentos das perdas alheias.

Daniela demonstrou com isso, falta de personalidade própria. Vergonhoso. Santa Catarina, no mínimo, merece melhores líderes, mesmo em erros convictos.

Daniela tentou surfar uma onda fraca. Impressionante. Quem perdeu? Os catarinenses e ela mesma no seu grupo nanico de políticos malucos, radicais e insensíveis. Adeus Daniela...
Miguel José Teixeira
28/11/2020 11:15
Senhores,

Da série: conte-nos algo que ainda não saibamos!

"Contribuinte paga conta do apagão; a empresa, não"

"A causa do apagão do Amapá ainda não foi determinada, mas a maior punição já foi aplicada pelo governo Bolsonaro ao pagador de impostos, que terá de bancar a conta de luz dos amapaenses. A empresa LMTE, da Gemini (Isolux), responsável pelo apagão, será premiada com o recebimento integral do valor da conta de energia. O custo bilionário da negligência será bancado com a volta do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre o crédito e cartões de crédito de quem já é explorado pelos bancos." (Cláudio Humberto no Diário do Poder)
Herculano
28/11/2020 08:06
O MELHOR RESULTADO DA GOVERNADORA DANIELA DURANTE A SUA PRIMEIRA INTERINIDADE

Sem dúvida foi o aumento expressivo da Covid-19 em Santa Catarina, tirar a máscara para acompanhar a irresponsabilidade do seu líder Bolsonaro na formatura dos Policiais Rodoviários Federais - em ambiente fechado - e avalizar como maus exemplos para a sociedade, aquele evento com a aglomeração e relaxamentos incomuns contrariando o bom senso e às regras básicas de saúde pública e defesa da vida dos catarinenses mais vulneráveis.

Uma governadora fraca e refém dos seus ideólogos radicais, que não sabem fazer outra coisa do que constranger e enquadrar gente que não é da laia deles ao modo deles.

Sem pudor, tratam-nos de imbecís, a tal ponto, de na cara dura, em rede social nacional, desafiarem a nossa memória e inteligência, negando que algum dia tenha dito que a Covid-19 se tratava de uma gripezinha, coisa de maricas.

Um governo que possui um militar general da ativa no Exército, que já teve a doença e ficou no estaleiro por causa disso, ou seja, já provou da gripezinha, especializado em logística, não conseguiu por a prova o seu único conhecimento e distribuir sete milhões de testes que estão mofando e comendo os nosso impostos prestes a irem para o lixo, nada mais pode-se provar da incapacidade dessa gente, a não ser criar discursos, provocações e bravatas.

Já pensou um general especializado em logística desse tipo numa guerra de verdade. Vai falta munição, comida, água, arma, equipamentos e abrigos para os da linha de frente da guerra. E em Gaspar tem gente fanática defendendo tais erros estratégicos e táticos dos napoleões de hospícios. Meu Deus!
Herculano
28/11/2020 06:34
PELO JEITO AS ELEIÇõES DE GASPAR NÃO TERMINARAAM. VAI HAVER RECONTAGEM DOS VOTOS PARA VEREADORES? É isso?
Herculano
28/11/2020 06:33
O ROLÊ DAA VOVOZINHA

Político gasparense não tem jeito. Depois de eleito, resolveu dar um rolê com a vovozinha pela cidade e com máscara facial dela à meia boca - como registra as suas própria fotos nas redes sociais, num município contaminado? Depois ainda vai reclamar da sorte. Gente em permanente sem novação. Acorda, Gaspar!
Herculano
28/11/2020 06:30
MÁRIO HILDEBRANDT

Então quer dizer que o prefeito de Blumenau que procura a reeleição por lá pelo nanico Podemos, resolveu fazer jus ao trocadilho e na última hora, arrumou um atestado médico, para se esconder atrás do armário. Ai, ai, ai.

Herculano
28/11/2020 06:28
O ANIMAL E SUA VACA DE PRESÉPIO, ENTRE ELA, GASPARENSES

O decadente presidente Donald Trump, Republicano, foi derrotado nas urnas nas eleições norte-eamericanas de novembro.

Ele não reconhece. Tenta nas cortes e perdeu todas até aqui naquilo que acusou de fraudes ou má contagem. O Brasil de Jair Messias Bolsonaro, sem partido, e outros malucos que nos governam, foram os únicos que ainda não reconheceram tal derrotas, e a vitória do democrata Joe Biden.

Em Gaspar, tem gente que vai na mesma ladainha. Meu Deus. Tudo fraudado, a menos que a mesma fraude, vejam só, dê a vitória a Trump. Inacreditável toscos ditadores de si próprios.

Na Organização Mundial da Saúde, Trump acaba de dizer que ela não é e nãao possui autoridade técnica e moral mundial para o combate a Covid-19.

Quem tem, afinal se o próprio Trump é o pior exemplo mundial no combate à doença com 265 mil mortes até aqui?

E quem foi o único país a apoiá-lo nesta demência? O Brasil com 171 mil mortes até aqui. Só se abstiveram entre 161 países membros da OMS: vejam a qualidade deles: Haiti, Lesoto e Tonga. Um orgulho para todos nós brasileiros.

E em Gaspar, tem gente esclarecida, que se diz professor, defendendo este tipo de imbecilidade. É mais do que urgente fazer exame de sanidade mental e retirá-lo das salas de aulas. E ainda acha que o doido sou eu que não concordo com ele. A loucura ainda é maior, porque este imbecil continua lendo esta coluna e se incomodando com ela e com viva esperanças que vou mudar de opinião. Acorda, Gaspar!
Herculano
27/11/2020 18:32
GOVERNO FRACO, ENFRAQUECIDO E TERCEIRIZADO VOLTA AO PODER

A ABSOLVIÇÃO (SEIS A TRÊS, COM UMA ABSOLVIÇÃO), HOJE, DO GOVERNADOR CARLOS MOISÉS DA SILVA, PSL, NO PRIMEIRO IMPEACHMENT QUE TRAMITA NA ALESC, É A PROVA MAIS ELOQUENTE DE QUE OS POLÍTICOS NÃO QUERIAM NEM ELE, NEM E PRINCIPALMENTE, A VICE-GOVERNADORA DANIELA CRISTINAA REINEHR, SEM PARTIDO MAS ELEITA PELA ONDA DO PSL, NA INTERINIDADE E NEM DE LONGE NO EXERCÍCIO DO PODER EXECUTIVO CATARINENSE.

QUEM É LEITOR E LEITORA DESTA COLUNA JÁ SABIA DISSO HÁ MUITO TEMPO, ATÉ MESMO QUANDO ALGUNS APOSTAVAM OUTRAS FICHAS.

DANIELA FOI SALVA PELO GONGO DESTE IMPEACHMENT. NO OUTRO NEM MENCIONADA ESTÁ. HOUVE TRAÍÇÃO NUM ACORDO ENTRE OS PR?"PRIOS DEPUTADOS QUE QUERIM OS DOIS MORTOS. E ISTO CUSTOU CARO A ELA E AOS DEPUTADOS QUE ARMARAM E SE DERAM MAL COM O RESULTADO DE CARTAS MARCADAS, MAS AQUE SE TRAPACEOU.

O TROCO DE COLOCAR, NOVAMENTE, MOISÉS PARA DENTRO DO GOVERNO VEIO AGORA, JUSTAMENTE, PELOS QUE QUERIAM TIRÁ-LO. SALVAR A VICE NA ÚLTIMA HORA FOI A SENHA DO "MAI-VOLTA, VOU VER...". NEM MAIS, NEM MENOS.

MAS, PARA ISSO, CARLOS MOISÉS FEZ OUTRO ACORDO E QUE TENTA NEGAR, MAS À VISTA DE TODOS E DE FORMA TORNAR E EXPLÍCITA. UM ACORDO COM O DIABO, O EXPERIMENTADO JÚLIO GARCIA, PSD, O MENTOR DE TODA A TRAMA PARA TIRÁ-LO, HUMILHÁ-LO E SUBSTITUI-LO.

O QUE DIZ ESTE NOVO ACORDO? QUE QUEM VAI GOVERNAR DE FATO SANTA CATARINA É JULIO GARCIA, PSD, OS POLÍTICOS DO CENTRÃO E OS DA VELHA POLÍTICA DOMINADOS PELOS VELHOS CACIQUES, POR MEIO DO CHEFE DE GABINETE DE JULIO, ERON GIORDINANI, O QUE SERÁ O TODO PODEROSO DA CASA CIVIL E ÚNICO INTERLOCUTOR DA ASSEMBLEIA, A VENCEDORA NESTA CORDA ESTICADA.

SE ESCAPOU DE UM IMPEACHMENT, O BOMBEIRO REFORMADO CARLOS MOISÉS TERÁ OUTRO. E DEPOIS UMA CPI. SERÁ SEMPRE UM MORTO VIVO, NAS MÃOS DOS POLÍTICOS QUE RENEGOU E DE JÚLIO GARCIA, TAMBÉM ENROLADO EM INQUÉRITOS NO ÂMBITO DO MINISTÉRIO PÚBLICO SE INSTAALOU COMO O DONO DAS CARTAS DA BANCA.

APOSTEM SENHORES.

JÁ DANILEAA, PODERÁ TER ENCERRADO O PERÍODO DE GLóRIA E TER MARCADO HIST?"RIA COMO A PRIMEIRA GOVRNADORA DO ESTADO.

COMO SE VÊ, A VELHA POLÍTICA É MAIS SACANA DO QUE OS DISCURSOS DE LIBERDADE E MUDANÇAS, PRINCIPALMENTE QUANDO NÃO SE TEM LIDERANÇA E NÃO SE EXERCE O MANDATO OUTORGADO NAS URNAS.
Miguel José Teixeira
27/11/2020 10:41
Senhores,

Melhor prevenir do que remediar

"Brasileiros estão recebendo pacotes com sementes e pragas"

"Ministério da Agricultura pede para que pessoas não abram encomendas não solicitadas com esse tipo de produto"

"O Ministério da Agricultura analisou, até o momento, 36 amostras de pacotes de sementes não solicitadas que chegaram via Correios na casa dos brasileiros. As análises realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás (LFDA-GO), referência em sanidade vegetal, indicam que parte das amostras apresenta mais de uma praga em seu conteúdo. Conforme comunicado do ministério, no total, 47% das amostras já analisadas apresentaram risco fitossanitário ao País.". . .

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/brasileiros-estao-recebendo-pacotes-com-sementes-e-pragas,65df3bbfe82b34c36c999ea3b9dd6282uelpzf7j.html
Miguel José Teixeira
27/11/2020 08:19
Senhores,

?"ióióió. . .mofas com a pomba na balaia. . .

"O embaixador americano Todd Chapman, que estudou no Brasil quando jovem e tem publicado posts simpáticos sobre o País anfitrião, comporta-se como se estivesse em Bagdá ou Cabul. Na noite de quarta (25), ele saboreou com familiares a comida japonesa do Sushi Yama, bairro Canto da Lagoa, em Florianópolis. Mas o restaurante foi solicitado a impedir a entrada de clientes antes da chegada do figurão, protegido por seis "marines". Aparentemente havia outros seguranças fora do restaurante.

(Cláudio Humberto no Diário do Poder)

O "istepô" que vai à Ilha da Magia e pede comida japonesa, merece levar uma "camaçada de pau". "Não tem?"
Herculano
27/11/2020 08:07
TEM ELEITO QUE PODERÁ PERDER A VAGA NA CÂMARA DE GASPAR?
Herculano
27/11/2020 08:06
reescrito das 5h55min

A INCOERÊNCIA EM TRÊS ATOS. ACORDA, GASPAR! I

O prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, está com Covid-19. Espera-se estar em casa, recuperando-se, seguindo os protocolos e as orientações médicas protocolares para este tipo de caso, mas principalmente isolado, para não contaminar mais outros gasparenses.

Nas redes sociais circula um vídeo antigo seu, do tempo do aparecer e dar conselhos, onde ele demonstra ter conhecimento pleno do problema e como evitá-lo. Era o tempo em que advogava que era preciso fechar tudo. Mas, isto antes da campanha, onde até advogava-se não haver eleições para continuar no poder de plantão. Não deu certo. Naquele rolê que fez pela cidade, Kleber estava indignado com o que viu.

E o que ele afirmava naquele vídeo? Que percorrendo a cidade fiscalizando e se indignava com o que estava vendo bem como com o desprezo dos gasparenses pelas regras que estavam colocando a cidade entre as mais contaminadas do Estado.

Agora, pior do que ele viu naquela época, está tudo bem?

Já mostrei aqui, por números oficiais, que aqui morrem proporcionalmente mais gente de Covid-19 do que a vizinha Blumenau. Ontem foram mais duas mortes. Hoje quantas serão?

Primeiro o prefeito Kleber não devia estar tão indignado assim. Fez campanha e quebrou todas as regras ou protocolos para se evitar a contominação, como mostram vídeos e fotos que abundam nas redes sociais, muitas delas já providencialmente apagadas. Vai entrar de férias amanhã... Devia estar isolado em casa. E faz tempo! Só falta fazer a transmissão para o vice Luiz Carlos Spengler Filho, PP, presencialmente.

Gente sem noção e ainda defendida pela tropa de guardiões digitais que incentiva e tolera esse tipo de coisa, como fosse da normalidade e anormal quem registra tamanha irresponsabilidade contra o coletivo.

Pelo tempo do anúncio da doença que tem, foi durante a campanha política, que Kleber pegou o Covid-19.

Na campanha, não ouve vídeos, fechamentos alertando os gasparenses sobre a gravidade do problema e o perigo. Ao contrário: a Covid-19 por aqui foi para debaixo do tapete tudo para buscar a reeleição.

Covid-19 parecia ser algo distante e ultrapassada. Agora, O entorno de Kleber está pedindo aos outros o que os políticos não se deram como exemplo à cidade? Vergonhoso. Acrda, Gaspar!
Herculano
27/11/2020 06:48
A PIOR DE TODAS

Estava revendo, a pouco, todas as entrevistas concedidas pelos eleitos e reeleitos prefeitos à NSC Blumenau.

Nenhuma foi tão inócua, vazia, enrolada e com apenas duas respostas, quanto a do prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB. Impressionante! Parece que desconhece o ofício, a cidade e o desafio de mais quatro anos. Acorda, Gaspar!
Herculano
27/11/2020 06:23
QUATRO ANOS EM UMA SEMANA

O mais longevo dos vereadores e reeleito novamente para a Câmara, José Hilário Melato, PP, esteve no Samae durante quatro anos do mandato.

A Bateia, o Barracão e ?"leo Grande ficaram sem água, dependiam de caminhões pipas não higienizados e até foram barrados pela vigilância sanitária.

Em seis dias dias, repito, seis dias, alternativamente, uma rede física conseguiu se assentar 2.600 em metros de rede interligando o reservatório do Centro com o da Bateias pelo Macucos.

Este que não conseguiu fazer tal obra barata, que estava na cara de todos é o que era elogiado pelo vereadores do governo de Kleber Edson Wan Dall, MDB, como o executivo modelo do Samae, do serviço público e da cidade.

E todos reeleitos, para a mesma batida. Acorda, Gaspar!
Herculano
27/11/2020 06:15
VAI RECOMEÇAR MAL. NÃO BASTA A CILADA ARMADA PELO SEU EX-CHEFE DA CASA CIVIL NA COMPRA DOS RESPIRADORES E NA MONTAGEM DO HOSPITAL DE CAMPANHA QUE OS LEVARAM À LONA NA FUNÇÃO E NA IMAGEM DE ALGUÉM ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA? VAI ACEITAR OUTRO CAVALO DE TROIA NA FUNÇÃO. PROBLEMAS À VISTA

Hoje retoma o julgamento do impeachment do governador Carlos Moisés da Silva, PSL, e que trata da isonomia dos procuradores estaduais com os da Assembleia.

Pelo julgamento na Assembleia quando da admissibilidade do processo e nos votos técnicos dos desembargadores naquela sessão, bem como no julgamento de dois dias atrás no Tribunal de Justiça sobre o mérito da matéria parece ser favas contadas a vitória do governador.

Mas, em se tratando de juízes é bom não contar com o ovo no cu da galinha.

O que o governador Moisés está fazendo sem ainda ter voltado ao cargo? Está escalando o chefe de gabinete do deputado Júlio Garcia, PSD, seu maior algoz, o que armou tudo para degola de Moisés como está posta? Alinhavando o chefe de gabinete do próprio algoz para ser ser o seu. Se isso se confirmar, meu Deus!


Eron Giordiani é o braço direito, esquerdo, do meio e de tudo na Assembleia de Júlio Garcia, o das armações ilimitadas, e até mesmo quando Júlio esteve no Tribunal de Contas.

Resumindo: Júlio Garcia não vai estar presente mandando e desmandando no governo de Moisés (na verdade ele queria ser o governador de direito e não deu certo), mas vai colocar lá, o preposto de confiança. Simples assim! Um perigo. Um preço a se pagar para voltar a ser governador. Só pode ser.
Herculano
27/11/2020 05:57
ESTOU DE FÉRIAS, MAS NÃO ESSTOU DORMINDO

Políticos estão reclamando que eu prometi estar de férias e eles não podem fazer a bagunça que sonharam contra e na cidade.

Estou de férias, sim, mas não estão dormindo. A minha audiência neste espaço que renovo todos os dias, ainda não caiu! Acorda, Gaspar!
Herculano
27/11/2020 05:55
A INCOERÊNCIA EM TRÊS ATOS. ACORDA, GASPAR! II

Quem está na mesma linha de incoerência e só despertou para o perigo da Covid-19, mas só depois da campanha eleitoral terminada e acredita que a doença é contagiosa? A secretária interina de Educação, Silmara Nicoletti Maraschi, aquela que em áudio estava ativamente durante a procura de comissionados e simpatizantes para adesivar os carros com propaganda eleitoral de Kleber Edson Wan Dall, ao invés de prioritariamente, estar tocando de forma técnica a secretaria de Educação, a mais prejudicada e parada de todas as secretarias diante do Covid-19.

"Ah, eu só faço uma festinha com amigo. Tudo conhecido", diz ela e pergunta, acertadamente na gravação: " Mas, o coronavírus não pega gente conhecida, então, só desconhecidos? Não, né! Você sabe quem ele pega? Todos. Atinge a todos. Todos, e principalmente àqueles que por irresponsabilidade ficam expondo de uma maneira maior ainda [ os outros]. Festas e churrascos e comemorações podemos fazer em outros momentos. O que precisamos preservar é a vida..."

Bom. Primeiro, o discurso vem tarde, muito tarde. Na campanha não foi assim com essa gente que posa de mestre do saber. Segundo,a secretaria interina parece - mas não estar - falando para e do próprio prefeito Kleber que não teve nenhum cuidado antes, e no vídeo que gravou e disponível.

O que prova? A hipocrisia dessa gente e dos políticos no poder de plantão. Estão correndo atrás do prejuízo e ainda jogando a culpa nos gasparenses, como se a começar pelo prefeito, não tenha - e ainda continua -,dando os piores exemplos para a população. Acorda, Gaspar!
Herculano
27/11/2020 05:54
A INCOERÊNCIA EM TRÊS ATOS. ACORDA, GASPAR! III

Esta é ao contumaz leitor da coluna - como tantos outros - Renato Luiz Nicoletti, ao qual agradeço a leitura e a observação.

Ontem ele postou uma notinha defendendo amigos, alos da minha observação crítica. Volto. Fotos e vídeos do local e a que tive acesso, além dos depoimentos de poucos, revistos e revisados, não deixam dúvidas sobre o que escrevi.

Renato é genro do ex-delegado geral de Polícia de Santa Catarina, ex-delegado regional de Blumenau, ex-delegado de polícia de Gaspar, Ademir Serafim, que continua internado na UTI de Balneário Camboriú- onde reside - e se recuperando da Covid-19. Então sabe o que é esta doença entre os entes queridos. Sem mais comentários.
Miguel José Teixeira
26/11/2020 23:26
Senhores,

Incautos 0 X 10 vendilhões de palavras bíblicas

"Andressa Urach revela que doou Porsche e bolsa Chanel para a igreja"

"Andressa revelou ao jornalista Leo Dias ter doado mais de R$ 2 milhões para a igreja em seis anos"

Fonte: undefined - iG @ https://gente.ig.com.br/fofocas-famosos/2020-11-26/andressa-urach-revela-que-doou-porsche-e-bolsa-chanel-para-a-igreja.html
Miguel José Teixeira
26/11/2020 21:53
Senhores,

Nada mais argentino do que a despedida do "Dieguito"

"Ex-mulher barra ex-namorada de Maradona em velório"

"Imprensa argentina destaca atrito nos bastidores de funeral na Casa Rosada" (Terra)

https://www.terra.com.br/diversao/tv/blog-sala-de-tv/ex-mulher-barra-ex-namorada-de-maradona-em-velorio,1cdc7ce6d718d1f1290c9605f0f2d8093a1qsaom.html
Miguel José Teixeira
26/11/2020 21:48
Senhores,

Exemplarmente, exemplar!

"Bolsonaro desafia o STF e abre mão de depor sobre interferências na PF"

"Ainda que venha a ser obrigado a depor, ele não poderá ser punido se não o fizer"

(Diário do Poder)

Vale tudo na Pátria "amigos acima de tudo/parentes acima de todos", desde que você enquadre-se em "amigos" ou "parentes" do usuário da caneta "Bic".

. . .
"Piuí, piuí, puá, puá (poire-poire)
Eu quero ver onde essa zorra vai parar
Piuí, piuí, puá, puá (poire-poire)
Eu quero ver onde essa zorra vai parar".

Ouça e assista a genial Simone em "Disputa de Poder":

https://www.letras.mus.br/simone/542665/
Miguel José Teixeira
26/11/2020 21:05
Senhores,

Sítio do Pica-pau Amarelo?

"Itamaraty diz em carta que reação da China a Eduardo foi ofensiva e desrespeitosa" (folha de S.Paulo)

O que diabos, tem a ver o Ministério de Estado com o disparate do atabalhoado filho 03 do atabalhoado capitão zero-zero?

. . .
"Boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Pica-Pau Amarelo
Sítio do Pica-Pau Amarelo"
. . .
(GG)
Miguel José Teixeira
26/11/2020 20:55
Senhores,

"Fux: STF não permitirá desconstrução da Lava Jato"

Luiz Fux disse hoje, durante evento no CNJ, que o Supremo "não permitirá que haja a desconstrução da operação Lava Jato".

"Todas as ações penais e todos os inquéritos, o primeiro ato praticado por mim, não quero nenhum louvor, estou apenas dando esse esclarecimento, todas as ações penais e todos os inquéritos passarão pela responsabilidade do plenário, porque o STF tem o dever de restaurar a imagem do país a um patamar de dignidade da cidadania, de ética e de moralidade do próprio país", afirmou.

Ele fez referência à proposta que conseguiu aprovar em outubro de transferir das turmas para o plenário todas as investigações e processos criminais.

Nesta semana, como mostramos, a Segunda Turma recusou-se a levar para o plenário casos com julgamentos de recursos já iniciados.

(A matéria completa está na Revista Crusoé)

Saúde Senhor Ministro Fux!

E, em homenagem ao guitarrista Fux, recomendo ouvir e assistir o vídeo "The guitar men" do Bread, nos bons tempos. . .

https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=the+guitar+men+-+bread
Renato Luiz Nicoletti
26/11/2020 10:34
Conheço o bar do Joca. Fui algumas vezes durante essa pandemia e mesmo nos momentos recentes de maior relaxamento, sempre nos cobraram o respeito as normas de distanciamento. Falta as essas pessoas o bom senso se ir no local e não apenas opinar pelo que se vê no estacionamento. Todos os carros lá estacionados não frequentam necessariamente o estabelecimento do Joca. Há vários outros naquele endereço. É um dos estabelecimentos mais fiscalizados, justamente pela visibilidade. Melhor ir ao local e conferir pessoalmente. Realidade é bem outra.
Herculano
26/11/2020 08:10
O AGLOMERO TEM ENDEREÇOS, Só A FISCALIZAÇÃO DE GASPAR QUE FINGE NÃO CONHECER A CIDADE E NÃO CONSEGUE CHEGAR NELES

Nas redes sociais, ou seja, público e amostra de todos, inclusive da prefeitura, defesa civil, vigilância sanitária, polícia e todos na prefeitura de Gaspar.

- me desculpe, mas vocês sabem que aquilo está socado todos os dias.

- mas vocês ainda precisam de denúncia mesmo? Sério?

São gasparenses denunciando o Bar do Joca

E o que diz a prefeitura de Gaspar na mesma troca de mensagens, num escárnio que se pode dizer como culpada solidária ao aumento da Covid?

Pedimos para a fiscalização fiscalizar, também tem o whatsapp para a denuncia "caso você queira realizar a denúncia".

Simplificando: a prefeitura de Gaspar efetivamente não fiscaliza os amigos do poder, pois tudo continua o mesmo apesar das sucessivas reclamações, e este whatsapp é para inglês ver. Tudo dominado pela irresponsabilidade e pelo vírus.

Então não é estranho que o número de contaminados e mortes pela doença estejam aumentando. E a imprensa calada. Acorda, Gaspar!
Herculano
26/11/2020 08:09
O QUE MEUS LEITORES E LEITORAS SABIAM HÁ 45 DIAS?

De que o vice-prefeito, Luiz Carlos Spengler, PP, de Gaspar, agente de trânsito rifado para o próximo mandato assim na cada dura por Kleber Edson Wan Dall,MDB e seus "çabios", e por aqueles que mandam e desmandam politicamente no governo gasparense, receberia oficialmente o cargo de prefeito nos últimos dias dias deste mandato de Kleber.

Fui contestado. Bingo!

Mas a vaga, veio com uma advertência: isso só aconteceu porque o prefeito titular está contaminado pela Covid-19, fruto da campanha sem segurança que empreendeu nos últimos dias pela sua reeleição e por isso, precisa se recuperar para estar bem no dia primeiro de janeiro do ano que vem, quando será reempossado. Meu Deus! E tem gente que acredita.

Luiz Carlos bem que poderia, nesse curto espaço de tempo em que será governo em Gaspar, reabrir a feira livre. Ela por denúncia quando vereador ao Ministério Público, obrigou-a fechar no centro da cidade. E faz muitos anos.

Bem que a feira poderia reabrir na abandonada Arena Multiuso, para ajudar na atividade dos nossos pequenos produtores rurais. Acorda, Gaspar!
Herculano
26/11/2020 07:19
NAATZ DESCONFIADO

O deputado Ivan Naatz, PL, o que torceu contra a candidatura do amigo de longa data, Rodrigo Boeing Althoff, PL, em Gaspar e tinha simpatia pela poderosa coligação do MDB, PSD, PP, PSDB e PDT, ficou incomodado com a aproximação do deputado Ricardo Alba, ainda no PSL, com Rodrigo depois das eleições por busca de resursos por aqui.

Quando faz isso, Ivan esconde Naatz e nem avisa ninguém do partido.

É que todos no PL de Gaspar já sabem que Ivan é instável, autoritário e não se pode confiar nele, além de estar num processo de descredibilidade em função das atuações nos impeachments contra o governador Carlos Moisés da Silva, PSL, e a relatoria da CPI dos respiradores - e que tem razão de ser, neste caso. Simples assim.

O que preocupa de verdade Ivan no relacionamento com o diretório de Gaspar que desprezou ou quis fazer de boneco durante a campanha? O suplente de deputado Federal Jorge Gotten. O que preocupa? A entrada de Maurício Escurdlark no território por aqui. Acorda, Gaspar!
Herculano
26/11/2020 07:04
ESPERTALHÃO

O espertalhão deputado Ricardo Alba, PSL, o maior derrotado nas eleições em Blumenau depois de ter sido o deputado mais votado em 2018, o dono PSL de Gaspar a partir de Blumenau. Lá, ele saiu em frangalhos nesta eleição. Ainda não sabe onde está.

Tudo isso, os meus leitores e eleitoras já foram informados

Como por aqui, Alba viu que o que armou não deu certo com Sérgio Batista Luiz da Silva, PSL, e Marciano da Silva, Patriotas, pois em campanha de prefeito não tiveram votos para sequer para elegerem eles próprios vereadores, mesmo com gasto absurdo do Fundo Eleitoral, Alba - no seu estilo de salvar a própria pele e não o grupo que monta para sí p´ropio, já está procurando novas amizades: o engenheiro Rodrigo Boeing Althoff, PL, que teve 22% dos votos dos gasparenses.

Rodrigo que se cuide com as novas amizades. Alba que já trocou quatro vezes de partido em tão curta carreira políticos como se todos os eleitores fossem idiotas, já ensaia a quinta mudança para surfar um nova onda outra vez e se dar bem.

Também não deve se lembrar, que na campanha, Rodrigo foi mais atacado pelo PSL, Patriotas e DEM que não queriam o sucesso deles, talvez como cavalos de troia, do que propriamente do poderoso grupo de partidos liderados por Kleber Edson Wan Dall, MDB. Acorda, Gaspar!
Herculano
26/11/2020 06:52
ACORDA, GASPAR!

Quem atrasa a cidade? Os políticos viciados e incompetentes. Quem bem relata isso mais uma vez? O povo na voz do Zé Ruela, no post abaixo.

O prefeito Kleber Edson Wan Dall, para se librar de estorvos e cumprir compromissos políticos nomeou para o Samae o mais longevo dos vereadore, José Hilário Melato, PP, e que está de volta com o seu oitavo mandato. Cheio de vícios, banca e verdades mandou bananas para o povo de lá e seus eleitores.

Nos quatro anos no Samae não foi capaz de fazer a ligação de água do Centro com o Bateias, Barracão e óleo Grande, vereaor um problema crônico de anos e décadas contra gente sofrida e eleitora da região Sul, vejam bem, onde é originário (Barracão).

Agora, na ausência de Melato na presidência, para escárnio da sua arrogância, em poucos meses, parte do pesadelo de décadas está se resolvendo na ligação de água do Centro com a Bateias via o Macucos. Impressionante não a solução simples e rápida, à vista de todos, mas como o que impôs sede ao povo de lá foi reeleito. Acorda, Gaspar!
Ze Ruela
25/11/2020 21:06
Boa noite Herculano,

O edil mais longevo da história de Gaspar, reeleito o vereador Melado, foi um dos piores presidentes que já teve, não resolveu a questão do lixo, nem a falta de água aqui na região Sul.
Parabéns ao interino, que em menos de uma semana fez a interligação da ETA I com a Bateias.
É verdade, que outros presidentes fizeram a maior parte dessa obra, pois dá menos de 1000 metros. É todos fizeram, a revelia, sem autorização do De infra e sem projeto.
E tem ex-vereador reclamando que vai deixar de tomar da Cachoeira pra beber do Rio Itajaí.
Já o vereador Inowando, queria 6 meses pra resolver esta questão.
João servidor
25/11/2020 19:23
Prefeito acaba de jogar a bomba da covid nas mãos do vice.
Convocou uma reunião e informou que esta saindo de licença e que a responsabilidade do municipio está com o vice.
Avisou também que todos terão que se expor diante da doença ajudando no Centro de triagem enquanto ele sai de ferias. Pois a campanha foi puxada e merece um descanso, e como ele está contaminado os outros podem se expor também.
Herculano
25/11/2020 17:53
FÉRIAS

Estou de férias, mas antenado.
Herculano
25/11/2020 17:49
NÃO DEU CERTO A TRETA DOS DEPUTADOS ESTADUAIS E DAQUELES QUE OS MANIPULAM NOS PARTIDOS

E POR QUÊ? INVENTARAM O IMPEACHMENT DO GOVERNADOR CARLOS MOISÉS DA SILVA, PSL: HOJE O TRIBUNAL DE JUSTIÇA CONSIDEROU POR 12 VOTOS 7, CERTO O QUE FEZ O GOVERNADOR AO DAR ISONOMIA AOS PROCURADORES DO ESTADO NA COMPARAÇÃO AOS VENCIMENTO DOS PROCURADORES DA ASSEMBLEIA.

A SESSÃO DE JULGAMENTO DO IMPEACHMENT NA ALESC NA SEXTA-FEIRA SERÁ APENAS PARA O GOVERNADOR LAVAR A ALMA E JOGAR MAIS DÚVIDA NA QUALIDADE DOS DEPUTADOS QUE EM PLENA CRISE SANITÁRIA E ECONõMICA INSISTEM EM QUEBRAR O ESTADO E DESESTABILIZAR INSTITUCIONALMENTE O GOVERNO PARA NO VÁCUO TOMÁ-LO NA MÃO GRANDE.

SÃO CAPAZES ATÉ DE DESTRUÍ-LO APENAS PARA SE MANTER NO PODER DE PLANTÃO A QUALQUER CUSTO. MEU DEUS! O QUE FOI MESMO QUE ESCREVI SOBRE ESTE ASSUNTO?
Herculano
25/11/2020 17:40
GUARDIõES DIGITAIS DE KLEBER

Os guardiões digitais do prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan Dall, MDB, e ou ligados à poderosa coligação PSD, PP, PSDB e PDT que o elegeu no domingo, orientados e na defesa das tetas prometidas pelo apoio na aliança, estão na mídias sociais constrangendo a opinião dos gaspareses que não seja a de adular os "çabios" do poder.

Kleber já venceu e sem nenhuma margem de dúvidas. As fraquezas de ontem e de hoje não vão mais influenciar nos votos que recebeu dos 65,60% dos gasparenses.

Agora, seus puxa-sacos tentam tirar a parcela de culpa dele no aumento significativo de contaminados e mortos pela pandemia nos últimos dias.

Ele próprio está com a Covid e sem se licenciar do cargo - o que seria algo ético e salutar - continua a comandar o município de casa, onde diz estar cumprindo a quarentena.

Se ele não for totalmente culpado -e não é, tem a sua parcela nesse resultado. Na campanha eleitoral não parou um minuto para refletir e pedir cuidados. Se pediu, não deu sinais e exemplos práticos preventivos.

Há fotos e vídeos em abundância nas redes sociais de aglomeração, reuniões e até comícios em sistema em drive-in dele e seus partidários. Alias neste tipo de ato foi único, inclusive desfilando pelas ruas da cidade contrariando o Código Nacional de Trânsito.

Se o prefeito e a sua turma não contaminaram, também não deram sinais e exemplos. O prefeito e um dos seus coordenadores de campanha - que está internado inspirando cuidados em Timbó - foram contaminados. Simples assim.

Agora, doente e eleito, está pedindo cuidados aos gasparenses. Tarde, muito tarde e sem autoridade . Resta, então, aos seus guardiões digitais constranger e com isso, impedir a opinião dos indignados gasparenses pela incoerência ambulante que ele é. Acorda, Gaspar!
Herculano
25/11/2020 17:23
MARADONA, POR PAULO ROBERTO FALCÃO

Com a bola nos pés era um Deus. Sem ela, simplesmente era um ser humano [com as virtudes e fraqueza inerentes a todos nós].

É preciso ir mais adiante?
Miguel José Teixeira
25/11/2020 16:13
Senhores,

Enquanto isso, na Pátria "amigos acima de tudo/parentes acima de todos"

"O escritor Olavo de Carvalho, considerado um "guru" do bolsonarismo, defendeu que o presidente Jair Bolsonaro renuncie ao cargo caso não seja capaz de "defender a liberdade dos seus mais fiéis amigos".

(Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/bolsonaro-deve-renunciar-caso-nao-defenda-fieis-diz-olavo,6b599a1757ad4ce8e5471c00b57f0000tq33lbl9.html
Miguel José Teixeira
25/11/2020 14:42
Senhores,

Aclive ou declive? Depende o ponto de vista!

"No rubor da pele"

"Com a vontade de espalhar racismo para dividir os brasileiros, esqueceram a frequente violência em supermercados, praticada por seguranças despreparados para agir em crise"

Por Alexandre Garcia, hoje, no Correio Braziliense, Caderno Política)

Um homem com histórico de violência discute com a funcionária do supermercado, e chega a segurança; ele dá um murro em um dos vigilantes e eles revidam. O homem morre. Tem pele diferente dos dois seguranças e é véspera do Dia da Consciência Negra. Pronto, está armada a narrativa de racismo. Há quem gostaria de poder transferir para o Brasil os protestos antirraciais de um país diferente do nosso, os Estados Unidos. Seria como, em 6 de setembro de 2018, noticiassem: "Um negro dá facada em branco", no episódio com fundamento político e não racial, da agressão de Adélio a Bolsonaro.

Com a vontade de espalhar racismo para dividir os brasileiros, esqueceram a frequente violência em supermercados, praticada por seguranças despreparados para agir em crise. No caso de Porto Alegre, o que tinham de fazer é imobilizar o agressor e encaminhá-lo à delegacia. No Carrefour, um paraplégico que abrira uma latinha de cerveja foi espancado no banheiro; um cliente com pele mais escura foi tratado como ladrão de carro quando ia entrar no seu automóvel. E o chefão do Carrefour ainda dá uma nota de desculpas, alegando que a tragédia está além de sua compreensão, "como homem branco privilegiado que sou". Agora, sim, apartheid.

Racismo, sim, é separar as pessoas pela cor da pele. Cor da pele não é mérito. Nem demérito. Temos de nos prevenir daqueles que semeiam o ódio, por diferenças de renda, de cor da pele, de sexo, de preferências sexuais e políticas. Civilizados não aceitam isso. Há preconceitos, sim, em todos esses aspectos de diferenças, que não podem justificar atitudes. Todos são livres para gostar ou não gostar; só não podem agredir os outros por causa disso. Todos são livres para ter seus gostos, desde que também respeitem os direitos alheios. Para a violência, o remédio é a lei, não a violência no sentido contrário.

No episódio de Porto Alegre, há evidente excesso dos seguranças e omissão dos circunstantes; em parte do noticiário que se seguiu, há sinais de conclusões apressadas de pregação de racismo, e nem ruborizamos com isso. Na escola de jornalismo que foi o Jornal do Brasil, por 10 anos, recebi lições de que nosso papel é retratar fatos e não modificá-los. Nossa credibilidade é avaliada todos os dias. Esperar as conclusões do inquérito é não se julgar acima dos fatos e da inteligência do público.
Miguel José Teixeira
25/11/2020 13:48
Senhores,

Que la mano de Dios te reciba

"Morre Diego Maradona após parada cardiorrespiratória"

Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2020/11/25/morre-maradona.htm?cmpid=copiaecola
Miguel José Teixeira
25/11/2020 13:41
Senhores,

Ooops. . .

A expressão "lamentavelmente" abaixo, refere-se ao fato de terem contraído o coronavírus. E não pelo fato de terem sido reeleitos, pois a decisão do povo é soberana.
Miguel José Teixeira
25/11/2020 13:37
Senhores,

Será a cabra do cabrito?

Com os nossos dois prefeitos reeleitos, lamentavelmente, com a COVID-19, poderemos afirmar que a 2ª onda veio com o início da campanha eleitoral do 1º turno?

Prato cheio para a turma que quer acabar com a Justiça Eleitoral. . .
Herculano
25/11/2020 11:03
ILHOTA EM CHAMAS

Mais um político eleito testou positivo para a Covid-19 depois da campanha: o prefeito reeleito de Ilhota, Érico de Oliveira, MDB.

Devido a idade, ele está no grupo de riscos
Herculano
25/11/2020 09:35
DITADOS POPULARES

Quem ri por último, ri melhor. Até ontem, os políticos do poder de plantão em Gaspar em festas comemorativas riam da vitória e da derrota dos adversários.

Hoje a festa é da Covid-19 sobre os festeiros e até mesmo contra gente ingênua que entrou na onda irresponsável nos tais "aglomeros". Desafiaram a doença que possui protocolos bem claros antes que uma vacina os imunize: máscaras, distanciamento social e higiêne das mãos com água e sabão, ou álcool em gel. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
25/11/2020 08:35
Senhores,

Procurando chifre em cabeça de cavalo

"Totalmente inaceitável".
(Crusoé)

Uma sequência de publicações do deputado Eduardo Bolsonaro acusando a China de praticar espionagem através da tecnologia 5G enfureceu diplomatas chineses.

A embaixada da China em Brasília emitiu nota oficial classificando as postagens do filho do presidente Jair Bolsonaro como "totalmente inaceitável". Os chineses afirmam que procuraram oficialmente o governo brasileiro "pelos canais diplomáticos" para protestar.

Já na noite desta terça-feira, 24, o deputado apagou a mensagem em que associava a tecnologia oferecida pelos chineses à prática de espionagem.
Miguel José Teixeira
25/11/2020 08:27
Senhores,

Equívoco de estagiário

"A Reforma Administrativa, que acaba com a estabilidade dos futuros servidores, ganhou oposição de grandes empresas que faturam centenas de milhões de reais em cursos preparatórios para concursos públicos." (Cláudio Humberto no Diário do Poder)

Estas empresas estão é felizes.

Quanto mais demissões, mais novas contratações e consequentemente, mais gente se preparando para as vagas surgidas. . .
Herculano
25/11/2020 08:06
ESTOU DE FÉRIAS, MAS ESTOU SENDO PROVOCADO A ESCLARECER AS HIPOCRISIAS DOS NOSSOS PODEROSOS, POLÍTICOS E SEUS PUXA-SACOS QUE VIVEM A SOMBRA DA IDIOTICE E DO SILÊNCIO DE CÚMPLICES
Herculano
25/11/2020 08:03
O CORONAVIRUS DOS POLÍTICOS E DOS GUARDIõES DIGITAIS DE GASPAR

A Covid-19 NÃO tomou conhecimento do corpo fechado, como se orgulham tê-lo - e há muito - os do poder de plantão em Gaspar e que foram reconduzidos ao mesmo poder por 65,60% dos votos livres dos gaasparenses no domingo passado.

Antes de prosseguir: é um aviso. Uma hora, alguém invisível furará essa couraça de atrevimento, erros e arrogância do corpo fechado.

Volto. Era notório que o rico MDB e sua poderosa aliança de interesses com o PSD, PP, PMDB e PDT unidos na campanha eleitoral zombavam da doença nos diversos encontros, carretas e comícios drive-in que promoveram pelo município afora. Tinham uma máquina a estimular e movimentar tudo isso.

Resultado? Agora há dezenas de infectados entre eleitores, candidatos e o staff da campanha da aliança vencedora. Entre eles, o próprio prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, que agora está falando da doença dele de máscara em vídeo privado, bem como um dos coordenadores de campanha Roni Jean Muller, que voltou a ser comissionado tão logo terminou a eleição, mas foi parar no Hospital de Timbó em cuidados especiais. Nem por aqui ficou.

Quando Kleber teve a oportunidade e devia falar sobre o que deveria ou estaria fazendo para proteger os cidadãos gasparenses da terrível doença, o prefeito esticou e enrolou na péssima entrevista que concedeu ao vivo à Adriana Krauss, a gasparense, no Jornal do Almoço, de segunda-feira, na NSC.

Já devia estar infectado.

Agora para encerrar. Como venho resgistrado, há um outro vírus circulando em Gaspar, e que contamina os amigos do poder de plantão por aqui, simpatizantes dos poder e os que estão prestes ou achando que vão alcançar as tetas no novo ciclo de governo.

Nas redes sociais os guardiões das tetas de Kleber estão defendendo a doença, os doentes e os erros, ou a suposta falta de sorte do infectados. É prá cabar. É a Gaspar do atraso. A conivente com os passos em falsos de que ela é a vítima hoje ou no futuro. Simples assim.

O que esses guardiões que defendem interesses próprios e se travestem de defensores dos cidadãos enganados por eles e os políticos não estão percebendo é que, se continuar neste ritmo, vão faltar leitos não só em Gaspar onde estão esgotados na UTI e tratamento quando a doença, de verdade e em vários graus lhes chegar para si, seus parentes, amigos e os políticos irresponsáveis na execução das políticas públicas para os mais vulneráveis. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
24/11/2020 22:16
Senhores,

Voltou à marcar gol contra

"Lewandowski dá bronca no MPF e em juiz por descumprirem ordem sobre Lula"

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/11/24/stf-mpf-lula-odebrecht-lava-jato.htm?cmpid=copiaecola
Miguel José Teixeira
24/11/2020 21:36
Senhores,

Depois de rebaixar generais à meros capachos, o capitão zero-zero promove o coronavírus à consultor econômico:

"Pergunta para o vírus", diz Bolsonaro sobre possibilidade de prorrogar auxílio emergencial"

Presidente diz esperar não ter de estender pagamento e que Covid-19 esteja "de partida" do Brasil"
(Folha de S.Paulo)

OOOps. . . Cientistas garantem que já estamos vivenciando a 2ª onda, e, se seguirmos o capitão zero-zero, a 3ª virá na sequência.

Deus salve a Pátria "amigos acima de tudo/parentes acima de todos".

Oremos!
Miguel José Teixeira
24/11/2020 20:32
Senhores,

Lambisgoia chegada à uma boquinha"


"Gleisi diz que vitória de Boulos levará 'amor' a SP"

Gleisi Hoffmann escreveu no Twitter que "se o [Guilherme] Boulos ganhar, vai ter amor em SP".

No primeiro turno, Gleisi queria punir os petistas que apoiavam Boulos, em uma tentativa de combater o desânimo em torno da candidatura de Jilmar Tatto.

Com o apoio de Gleisi, quem perde é o próprio Boulos." (O Antagonista)
Miguel José Teixeira
24/11/2020 20:07
Senhores,

Cansado de marcar gol contra

"Lewandowski defende que governo apresente plano de vacinação contra Covid-19 e marca julgamento"

"Relator das ações sobre o tema, ele antecipou seu voto, dando 30 dias para que Planalto apresente estratégia de imunização universal e gratuita"

(Folha de S.Paulo)
Herculano
24/11/2020 14:33
AVISO DE UTILIDADE PÚBLICA

Está provado. Organização Mundial da Saúde alerta: carreata política e comício drive-in de políticos também transmitem a Covid-19. E a comemoração? Pelo jeito também não protege o corpo [fechado] do vírus. Fica o alerta para 2022 e 2024.
Herculano
24/11/2020 14:28
A MÁQUINA DE NOMEAÇÃO RELIGADA EM GASPAR MENOS DE 24 HORAS DEPOIS DA ELEIÇÃO. E PROSSEGUIU A SEMANA INTEIRA

Até ontem esta eram as nomeações em cargos em Comissão feitas pelo prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, depois das eleições do dia 15 de novembro.

Rafaelle Vancini para ser assessora da secretaria da Educação. Foi candidata a vereadora pelo MDB e obteve 491 votos.

Roni Jean Muller, MDB, um dos coordenadores de campanha, internado com Covid-19 em Timbó, que voltou para a presidência da Fundação Municipal de Esportes no Lugar de Denis Eduardo Esteva, que foi nomeado para a Coordenadoria de Assuntos da Juventude.

Bruna Nagel da Costa, nomeada para a diretoria de Alimentação Escolar.

Salézio Antônio da Conceição, PP onde foi candidato a vereador com 371 votos que voltou para a superintende da Ditran - Diretoria de Trânsito -, no lugar de Douglas José Scottini.

A vereadora eleita pelo PP com 802 votos, Mara Lúcia Xavier da Costa Santos, foi nomeada Ouvidora de Conduta em Saúde.

E Pedro Pereira nomeado para a gestão do Procon no lugar Wellington Vilvert. Acorda, Gaspar!
Herculano
24/11/2020 09:45
O RACISMO SUBLIMINAR

O que faz um político gasparense sem votos, radical nas suas decisões políticas, postar fotos nas redes sociais com um grupo de amigos, que ele chama de "nova aliança", com a bandeira dos Estados Confederados da América (era a bandeira do Exército do Tennessee) e que lutou contra a abolição da escravidão naquele país?

Para compreender melhor, e aos que não se ligam em história, ou fatos históricos, esta bandeira representa para parte dos habitantes dos estados derrotados, a liberdade e a resistência à uma força opressora.

Grupos extremistas norte-americanos têm usado essa bandeira em lugar de bandeiras mais ofensivas (como a supremacia dos brancos e nazista).

Como uma bandeira histórica o seu estudo e conhecimento do que ela representa (e é ruim num mundo de diálogo, pluralidade e miscigenação) é válido. Como ideia e sublimação dessa ideia, naturalmente não.
Herculano
24/11/2020 09:30
VOLTOU ATRÁS?

O que a prefeitura de Gaspar queria fazer sem licitação?

A contratação de Empresa para Prestação de Serviços Técnicos Especializados de Atualização do Sistema de Geoprocessamento Corporativo, Cadastro Técnico, com Fornecimento de Imageamento Aéreo Urbano e Rural, Imageamento Terrestre, Módulos Adicionais e Serviços de Engenharia Cartográfica conforme necessidade e justificativa da Secretaria Municipal de Planejamento Territorial.

Sintetizando: preparando um aumento no IPTU

Quanto queria pagar por este serviço? R$783.900,00. Uau! Qual a razão alegada para correr dessa aventura? "Por razões de conveniência e oportunidade da Administração Pública". Hum, ainda bem! Acorda, Gaspar!
Herculano
24/11/2020 08:44
COVID: MORRE-SE MAIS EM GASPAR

Conta de ontem. Blumenau possui 361.865 habitantes segundo o IBGE. E de acordo com os dados registrados no sistema de Saúde estadual, morreram lá, moradores de lá, 180 pessoas por Covid.

Também conta de ontem. Gaspar tem 62.618 habitantes, segundo o mesmo pré-censo do IBGE. E de acordo com os dados registrados no mesmo sistema Saúde estadual usado para comparação, morreram aqui 47 pessoas por Covid.

Feitas as contas, descobre-se que em Blumenau morreram por Covid até agora, 0,05% da população. Já em Gaspar este percentual é de 0,075.

Ah, mais é desprezível, Herculano. Desprezível? Os números que aqui a conta contra os gasparenses é de um terço a mais de mortos.

E as estatísticas estão longe de ser consolidadas. Isto tem causas e que se escondem do debate, inclusive se escondeu do eleitoral é só assistir a enrolação do prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, na entrevista de ontem no Jornal do Almoço, na NSC TV.

E o percentual de mais mortes por aqui em relação ao número de habitantes não foi por abrir se escolas e creches, ter o sistema de ônibus urbano funcionando como deveria... Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
24/11/2020 08:35
Senhores,

Será ele mesmo ou o carluxo?

"O ministro Augusto Heleno (GSI) ironizou ontem as "fontes" no Planalto que "vazaram" sua suposta tentativa de convencer Jair Bolsonaro a reconhecer a derrota de Donald Trump. Ele atribui isso a um "anãozinho instalado debaixo da mesa do presidente". Anãozinho mentiroso, claro."

(Cláudio Humberto no Diário do Poder)
Herculano
24/11/2020 08:19
GUARDIÃOS DA TETA DO GOVERNO KLEBER I

Nas redes sociais e depois das eleições de domingo, apareceu uma rede orquestrada de gasparenses que defende as gordas tetas do governo de Kleber Edson Wan Dall, MDB (e seus aliados PSD, PP, PSDB e PDT) que já ultrapassam os 170 comissionados e 100 cargos gratificados. Incrível!

Isso tem uma razão intencionalmente de ser dessa minoria política: defender previamente as novas indicações comprometidas pela aliança política de Kleber comprometida durante a campanha. Tudo isso, será pago, mais uma vez, com os pesados impostos de todos os gasparenses. Impressionante!

GUARDIÃOS DA TETA DO GOVERNO KLEBER II

Impressionante também, que os mesmos que defendem o empreguismo com dinheiro público, dizem que os que se queixam da Saúde Pública e principalmente do atendimento no Hospital, em perpétuo socorro, o fazem, vejam só, porque a qualquer dor-de-barriga correm para lá. Ele está sob marota intervenção municipal.

Se é isso que verdadeiramente está acontecendo, escrito, dito e justificado por quem não quer que nada melhore no próximo mandato de Kleber que ganhou 65,60% dos votos, é porque os postinhos nos bairros, onde estão os mais necessitados, estão falhando e para onde deveriam ir primeiro para serem atendidos, diagnosticados e medicados, os com suposta dor-de-barriga.

Espero que os arautos da dor e doença alheias nas redes sociais não precisem do Hospital de Gaspar. Ninguém vai para lá para sofrer, fazer firula e reclamar à toa do atendimento. Vai à procura de socorro e cura. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
23/11/2020 20:42
Senhores,

Desesperadamente, desesperado!

Farsa! Jogada de marketing" E por aí vai. . .as afirmações do candidato à vice prefeito em Blumenau, na chapa do Kleinübing, após o mal súbito do Mário Hildebrandt.

Não o conheço pessoalmente. Mas sempre o admirei. No entanto, após esses disparates, o Senhor Ronald Baumgarten Júnior, decepcionou-me!
Herculano
23/11/2020 18:52
ESPANTADOS COM A REINCIDÊNCIA

Os leitores e leitoras deste espaço, acostumados aos desastres nas obras da administração de Kleber Edson Wan Dall, MDB, não se espantaram com a informação que dei aqui às 10h52min de sexta-feira de que MIRANTE JÁ FOI A PIQUE. AVANÇA GASPAR, MAS PARA A BARRANCA DO RIO, PORQUE ELA NÃO PODE PARAR DE DAR VEXAME E PREJUÍZOS À CIDADE

E eu estou de férias. Kleber e seus "çabios" pensaram estar livre de mim nas férias. Erraram mais uma vez.

Só nesta segunda-feira, é que parte da imprensa de Gaspar acordou, naquilo que se esconde sob tapumes, bem no Centro da Cidade.

O desastre poderia dar um resultado e uma manchete bem pior: "Mirante caiu no dia da inauguração com o prefeito, sua turma empreiteiros e engenheiros.

Gente ruim para fazer a coisa certa para a cidade e o povo. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
23/11/2020 16:32
Senhores,

Aterrorizadamente, aterrorizado!

"Não podemos mais ter eleições complicadas em 2022"

(Presidente Jair Bolsonaro, ao afirmar que não confia no "sistema eletrônico" das eleições)

Quem planta colhe, capitão zero-zero. . .
Miguel José Teixeira
23/11/2020 15:17
Senhores,

"O transporte público pós-eleições"

(Por Otávio Vieira da Cunha Filho, Presidente-executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), hoje no Correio Braziliense)

Enquanto se encerra o processo de eleições municipais em todo o território brasileiro, é chegada a hora de os eleitos e de candidatos que ainda enfrentarão o segundo turno entenderem a dimensão do desafio que terão pela frente, em áreas determinantes para definir a boa ou a má qualidade de vida do brasileiro, como saúde, educação, segurança e transporte público. São temas que deveriam dominar de cor e salteado.

Infelizmente, na prática, não funciona assim. O transporte público, mais especificamente os coletivos urbanos, tem sido alvo fácil de promessas eleitoreiras, muitas até bem-intencionadas na aparência, mas inexequíveis no mundo real.

O tema é extremamente sensível ao cidadão e ao eleitor, que demandam soluções concretas para o transporte coletivo urbano. O serviço vem perdendo cada vez mais passageiros em todo o Brasil: nos últimos 25 anos, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) registra em seus anuários uma queda expressiva de aproximadamente 50% na demanda em todo o Brasil. E isso antes do terrível impacto causado pela pandemia.

O dado traz um alerta para todos que direta ou indiretamente lidam com o assunto. Nesse contexto, os novos prefeitos e vereadores assumirão no próximo ano com o transporte público em crise e com a missão de reorganizar esse serviço essencial aos municípios, sob pena de amargarem inúmeras dificuldades e uma insatisfação crescente da sociedade até o fim de seus mandatos.

Com o propósito de contribuir para o enfrentamento dos desafios da mobilidade urbana, um grupo formado por especialistas, ONGs, representantes do poder público, das operadoras do serviço e entidades ligadas ao transporte público organizou um conjunto de propostas viáveis, capazes de concretizar iniciativas para melhorar o transporte público das cidades, segundo o perfil de cada município.

O Guia Eleições 2020 ?" Como ter um transporte público eficiente, barato e com qualidade na sua cidade, coordenado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), traz conteúdos sistematizados e é especialmente direcionado aos futuros prefeitos e vereadores, como um recurso para auxiliar na elaboração de propostas e políticas necessárias e viáveis para o setor.

O Guia mostra como é possível ter um transporte de boa qualidade que caiba no bolso do trabalhador, partindo de medidas aparentemente simples, como a adoção de faixas exclusivas, até ações mais complexas, como a adoção de novo modelo de contratação do serviço, entre outros.

O esforço de especialistas para prover os novos gestores públicos com informações consistentes e experiências exitosas tem amparo no entendimento de que, se continuarem a fazer mais do mesmo no transporte público, os candidatos agora eleitos deixarão como legado uma administração medíocre. Ou até desastrosa, dependendo do contexto. Mas, se a opção das novas lideranças estiver direcionada para a construção de uma nova realidade, com medidas corajosas, amplamente testadas e comprovadas, será possível colher os resultados dentro do horizonte de seus respectivos mandatos, segundo afirmam os organizadores do Guia.

Sem a pretensão de se tornar uma espécie de Bíblia do transporte público, mas, sim, uma referência segura na execução de ações para melhorar o transporte público, compatíveis com a realidade de cada cidade, a publicação apresenta iniciativas que podem fazer a diferença no dia a dia da população, trazendo melhorias substanciais para a comunidade.

É fundamental que os novos gestores percebam que uma cidade com transporte público coletivo organizado e de boa qualidade tem melhores condições competitivas para alavancar outras atividades econômicas e atrair novos negócios.

De acordo com o Guia, oito temas são base para as mudanças necessárias na construção de um eficiente serviço de transporte coletivo urbano: transparência, novo modelo de contratação, infraestrutura, custeio, financiamento, padrões de qualidade, comunicação e desenvolvimento social, e ações emergenciais.

Para uma atividade de natureza essencial, responsável por 40 milhões de viagens diárias nas cidades que contam com serviço organizado de transporte público, faz muito sentido investir em propostas que reflitam a grandeza desse setor, que gera 406 mil empregos diretos no país.

Se ao menos uma das propostas for colocada em prática em cada cidade, o transporte público terá avançado muito na direção das grandes mudanças que precisa adotar. O eleitor, no futuro, certamente agradecerá.


Acesse o Guia em:

http://files.antp.org.br/2020/9/28/guia-transporte-publico-nas-eleicoes-2020_web.pdf
Herculano
23/11/2020 12:47
NADA MUDARÁ VI

O prefeito reeleito Kleber Edson Wan Dall, MDB, lavou mais uma vez a minha alma de que nada mudará.

Ele teve uma janela de oportunidades no Jornal do Almoço da NSC TV. Sobre a Covid 19 que mata e assusta gasparenses, enrolou. Sobre a mobilidade urbana jovou a culpa nos vizinhos e também enrolou. E gastou o tempo em duas perguntas se não respondeu as questões. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
23/11/2020 10:38
Senhores,

"Manhattan Connection vai para a TV Cultura"

"O Manhattan Connection, que saiu da GloboNews, vai para a TV Cultura.

No novo canal, o programa será inteiramente financiado por patrocinadores privados.

Empresários que financiam a liberdade de opinião ajudam a si próprios."

(O Antagonista)
Herculano
23/11/2020 08:45
CONTINUA NA UTI

O ex-Delegado Geral de Polícia de Santa Catarina, ex-Delegado Regional de Blumenau e ex-Delegado de Gaspar, Ademir Serafim, continua internado na UTI do Hospital de Balneário de Camboriú, onde reside. Está se recuperando da Covid-19
Herculano
22/11/2020 19:28
CHORORô

Os vereadores campeões de votos em 2016 em Gaspar estão cheios de explicações para a perda dos eleitores neste ano.

Não precisam! Não deviam tratar os eleitores como tão tolos assim. Bastam ver o que fizeram na Câmara nesses quatro anos. Se continuarem arrumando culpados que não sejam eles próprios para a falta de votos, eu vou desenhar - e de graça - para eles, pois a cidade inteira sabe disso. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
22/11/2020 17:03
Senhores,

Abraço dos afogados

"Horário eleitoral de Boulos tem frente ampla com Lula, Ciro, Marina e Dino"

Fonte: undefined - iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2020-11-22/horario-eleitoral-de-boulos-tem-frente-ampla-com-lula-ciro-marina-e-dino.html

Juntos, cavando covas contra Bruno. . .
Miguel José Teixeira
22/11/2020 10:00
Senhores,

Pérolas do capitão zero-zero

1) Sou "daltônico".

2) "Enxergo todos com as mesmas cores: verde e amarelo"

Pois é. . .na Pátria "amigos acima de tudo/parentes acima de todos" daltônico enxerga verde e amarelo. . .
Miguel José Teixeira
22/11/2020 09:45
Senhores,

". . .Não é por outro motivo que os clãs familiares se repetem no poder, numa transição monótona e lesiva aos brasileiros.". . .

Qualificar o voto e o eleitor

(Correio Braziliense, hoje, na Coluna Visto, Lido e Ouvido, por Circe Cunha)

No Festival de Besteira que Assola o país na área política, ou mais resumidamente (Febeapá), o que parte da população é obrigada a presenciar, desde o retorno do regime democrático nos anos 1980, não deixa margem para dúvidas de que estamos sendo representados, desde então, pelo que somos, em síntese, como povo e cultura. Ou, pelo menos, do que deixamos de ser, por uma negligência histórica.

Dessa constatação, que, para alguns, pode ser até chocante, podemos presumir que aquela parcela da sociedade que ainda insiste em ter os olhos postos sobre a realidade do país, essa é, talvez, uma situação que vai perdurar enquanto não for solucionado na base, ou seja, no próprio seio do eleitorado, o problema da carência crônica do ensino público.

Enquanto perdurar a insuficiência na educação e na formação dos brasileiros, não há como aperfeiçoar o modelo de representação política e, principalmente, o perfil dos representantes. Em outras palavras, o que se pode deduzir dessa premissa é que um país carente de educação não pode, em hipótese alguma, possuir um modelo bem desenhado de democracia.

Essa relação estreita entre democracia e educação é facilmente observável na maioria dos países desenvolvidos que investiram pesado no ensino público, tanto no aspecto material quanto no aperfeiçoamento e na valorização plena dos profissionais desta importante área.

E esse foi um projeto de prazo bem longo. Com isso, fica patente que ainda teremos muito caminho a percorrer até atingirmos um modelo próximo do ideal de democracia moderna, funcional e, o que é mais importante, calcada em princípios éticos sólidos e amplamente aceitos por todos. É preciso que fique claro, também, que não basta somente um conjunto de leis, elaborado por uma minoria douta e imposto de cima para baixo aos indivíduos pouco esclarecidos, ainda mais quando se sabe que a maioria dos brasileiros não consegue compreender, uma linha sequer, do que está escrito em nossos alfarrábios de leis.

É graças à carência na educação pública de muitos e dos eleitores, em particular, que se assiste à perpetuação de uma classe política que está na raiz de nosso subdesenvolvimento crônico. Talvez, por isso mesmo, qualquer projeto de educação sério e de longo prazo jamais tenha vingado em nosso país. Há séculos, percorremos o que parece ser um caminho circular que nos remete sempre ao mesmo ponto de partida.

Na verdade, há um projeto implícito de manutenção de uma multidão de iletrados como forma de assegurar a longevidade desses grupos políticos dominantes. Não é por outro motivo que os clãs familiares se repetem no poder, numa transição monótona e lesiva aos brasileiros.

Não surpreende, pois, que nas universidades e em outros centros de cultura medram as raízes da insurgência contra o status quo. O pior é saber que esses problemas de características políticas não podem ser resolvidos no próprio âmbito político contaminado que temos, onde as resistências em aceitar as propostas que vão de encontro aos anseios da população são imensas e intransponíveis.

Os fundos partidário e eleitoral, as dezenas de legendas, a impunidade dessa elite, para quem o próprio Supremo parece trabalhar, os seguidos escândalos de corrupção que se repetem sem interrupção e outras centenas de mazelas a envolver esses grupos constituem-se apenas como pano de fundo para um cenário onde são exibidos falsos duelos ideológicos a animar e iludir a plateia atônita.

Essas últimas eleições deram uma mostra dessa pantomima, ao reeleger os mesmos núcleos de poder político que há décadas são destaques nas páginas policiais. Como consequência, não há que alimentar esperança alguma de que o atual quadro venha a mudar, uma vez que persiste o dilema da pouca qualificação do próprio eleitor.
Herculano
22/11/2020 09:44
O DISCURSO E A PRÁTICA DOS POLÍTICOS

Mário Hildebrandt, Podemos, prefeito de Blumenau em busca da reeleição, foi a NDTV de Blumenau ontem a noite para um debate com o ex-prefeito João Paulo Kleinubing, DEM, na busca de uma vaga no segundo turno de lá.

Em determinado momento de uma resposta Mário foi se curvando e perdeu os sentidos sobre a bancada-púlpito. A mediadora correu em socorro imediato e se seguiu os demais.

Cena 1. Kleinubing, que não é visto na imagem centrada em Mário, ficou no seu canto.

Cena 2. Ambos discutiam como ajudar a cidade e os cidadãos. Na hora da verdade, o discurso não se traduziu em gestos e práticas para Kleinubing. Viu um terceiro, leigo como ele, no socorro ao adversário.

Cena 3. Se eleito, governa-se para todos, inclusive para os adversários
Herculano
22/11/2020 09:34
VIDAS QUE SE TRANSFORMAM EM ESTATÍSTICA

Morreu nesta madrugada em decorrência do Covid-19, o contabilista gasparense, Lio César Schmitt, 71 anos. Estava internado na UTI. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
22/11/2020 09:02
Senhores,

Preparando-se para o novo normal

"Boulos joga Among Us com Felipe Neto e live atrai 500 mil pessoas ..."

Veja mais em https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/redacao/2020/11/21/boulos-joga-among-us-com-felipe-neto-e-live-atrai-500-mil-pessoas.htm?cmpid=copiaecola

Além de invadir e depredar propriedades alheias, o troglodita boulos já tem nova habilidade para ocupar-se, após a acachapante derrota nas eleições paulistanas que se avizinha. . .
Herculano
22/11/2020 08:06
COVID 19

O aumento expressivo de casos e assustador de mortes em Gaspar era previsto. Estava na cara de todos. Eu escrevi. Fui contestado pelos políticos e por pessoas que acham que usar máscaras, passar álcool em gel nas mãos e manter distanciamento social ( não confundir lockdown) é coisa de maricas, pois tudo não passa de gripizinha. Nada como um dia após o outro. Então...
Acorda, Gaspar!
Herculano
22/11/2020 08:03
A DIREITA XUCRA E SEM VOTOS

A coluna no facebook está sendo contestada pelos eleitores de Kleber Edson Wan Dall, MDB e da coligação chupa cabra dos pesados impostos dos gasparenses PSD, PP, PSDB e PDT. Normal.

O que não seria normal é os dos partidos tomados pela tal direita xucra e que juntos não fizeram 1.500 votos entrarem na mesma onda. Ou eram, como alertei, cavalos de troia do poder de plantão e estão continuando a serviço dele depois das eleições? Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
22/11/2020 06:54
Senhores,

Pé-frio

"Athlético Paranaense vence o Santos"

Huuummm. . .será que o Rei Pelé já entregou a camisa do Santos ao capitão zero-zero?
Miguel José Teixeira
22/11/2020 06:48
Senhores,

Força, Hildebrandt!

"Candidato à reeleição em Blumenau passa mal durante debate; assista"

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/11/21/candidato-a-reeleicao-em-blumenau-passa-mal-durante-debate-assista.htm?cmpid=copiaecola
Miguel José Teixeira
21/11/2020 21:23
Senhores,

Meia razão

"Escola de ética do PSDB e do Covas é a do Aécio, do Alckmin, diz Boulos".

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/11/21/boulos-psdb-etica-prefeitura-sp.htm?cmpid=copiaecola

Só faltou o troglodita boulos citar onde foi adestrado: em CUba, Coréia do Norte, ou na latrina dos PeTralhas, onde grande parte de seus próceres foram parar na cadeia?

Chega logo, dia 29!
Miguel José Teixeira
21/11/2020 21:14
Senhores,

No Norte, desnorteadamente desnorteado!

"Em Macapá, Bolsonaro anda de porta aberta e corpo para fora do carro e ouve xingamentos; veja vídeo."

fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2020/11/em-macapa-bolsonaro-anda-de-porta-aberta-e-corpo-para-fora-do-carro-e-ouve-xingamentos-veja-video.shtml

Chega logo, 2022!
Miguel José Teixeira
21/11/2020 20:06
Senhores,

Missão Covid

É uma plataforma onde o paciente que apresenta sintomas da COVID19 é atendido gratuitamente através da telemedicina (ligação por vídeo) por um médico voluntário.

Se você é um paciente, agende uma consulta. Mas, se você é médico, saiba que o Brasil precisa de você! Seja voluntário, seja um herói missionário nessa grande causa humanitária.

+ em:

https://missaocovid.com.br/#home
Herculano
21/11/2020 12:02
ENSAIO NACIONAL

A ocupação súbita e total da UTI emergencial de Covid-19 no Hospital de Gaspar, a qual lhes relatei cedo (e abaixo) e depois a notícia se espalhou, chegou a Ricardo Noblat. Virou nacional. Um ensaio do que virá sobre este e outros assuntos. Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
21/11/2020 10:23
Senhores,

Complexo de vira-lata em alta ou só assim somos notícias na imprensa mundial

Deu no. . .
Correio Braziliense, hoje

The Washington Post

O jornal americano publicou matéria intitulada "Morte de um homem negro após selvagem agressão revolta Brasil". O veículo citou no texto o tuíte do jornalista brasileiro Octavio Guedes: "O nome correto do que aconteceu no Carrefour é MASSACRE. Toda a sociedade deveria reagir ou seremos, mais uma vez, cúmplices por nosso silêncio. MASSACRE". O periódico também mencionou o posicionamento de Sérgio Moro, em apoio aos familiares, e comentou sobre o histórico ruim da rede de supermercados Carrefour. Por fim, levantou a questão do debate sobre violência policial no Brasil.

Reuters UK

Pelas linhas inglesas, a realidade do Brasil foi exposta em texto afirmando que "os brasileiros gostam de pensar em seu país como uma democracia racial", e citou o presidente Jair Bolsonaro sua repetida afirmação de que "não existe racismo no país". O veículo ressaltou que as influências da escravidão, no Brasil, ainda são evidentes e mencionou que a morte de João Alberto aconteceu na véspera do Dia Nacional da Consciência Negra.

Aljazeera

A emissora do Catar mencionou o posicionamento da rede de supermercados Carrefour. E citou, ainda, a Polícia Militar do Rio Grande do Sul, que em declaração "reassegura seu compromisso em defender os direitos fundamentais, e sua veemente rejeição a todos os atos de violência, discriminação e racismo".

BBC news

A emissora inglesa repercutiu o tuítecontendo a matéria do jornal O Globo que expõe o relato da mulher de João Alberto Silveira Freitas. O veículo britânico ressaltou que o Brasil tem "um longo legado de racismo" e lembrou o fato de o país ter sido o último a abolir a escravidão. Focou, também, na indignação que se seguiu ao ocorrido no Brasil. Os protestos em frente ao Carrefour, em Porto Alegre, foram relacionados ao movimento "Black Lives Matter", iniciado após o assassinato brutal e filmado de George Floyd por dois policiais.


South China Morning Post

O site de Hong Kong citou o video do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, postado no Twitter no qual ele aparece ao lado das polícias civil e militar, e afirma que o acontecimento "está sendo investigado e que os envolvidos serão detidos". O veículo ressaltou o fato de a situação ter ocorrido às vésperas do Dia Nacional da Consciência Negra. (Bruna Pauxis*)
Herculano
21/11/2020 10:11
NADA MUDARÁ V

"Até domingo [dia da eleição] não havia pandemia em Gaspar". escreveu na sua conta do Facebook o candidato derrotado à vereança, Eder Carlos Muller da Silva, PL, ao ver, ler e ouvir o noticiário da cidade sobre o aumento espetacular, no péssimo sentido da palavra, de casos de Covid-19 entre nós.

Havia, mas quase tudo se escondia nas manhas e artimanhas das autoridades em campanha eleitoral, tanto que o maior comício foi dos vencedores e contra todas as regras de razoabilidade - na aglomeração, das recomendações dos epidemiologistas, nas regras do Código Nacional de Trânsito, ainda mais para quem estava consolidado na dianteira de todas as pesquisas.

O que se disse agora: que os dez leitos da improvisada UTI emergencial no Hospital de Gaspar, estão ocupados. Pior: estamos "exportando" doentes graves para outras UTIs. E olha que estávamos até pensando em fechar a UTI local pela falta de doentes. O que avança? A doença, a vulnerabilidade... Acorda, Gaspar!

NADA MUDARÁ VI

O anúncio da 43ª morte por Covid em Gaspar, nesta semana, causou comoção e confusão. Ela deixou bem claro à falta de transparência da Saúde e do poder de plantão neste e outros assuntos, que quando desnudado, prefere sempre ir à Justiça não para calar, mas principalmente, para intimidar quem leva a informação e análise corretas à cidade e os cidadãos enganados. Foi assim com Miro Sálvio. É assim comigo, reiteradamente, na área da Saúde e da caixinha preta chamada Hospital de Gaspar, sob intervenção e gerenciado por terceiros.

Os 65,60% que votaram em Kleber Edson Wan Dall, MDB, no domingo passado, não têm do que se queixar. Concordaram com isso. E agora, muitos deles estão nas redes sociais culpando a imprensa que divulgou apenas uma nota oficial do próprio poder de plantão, depois que ele escondeu fatos e realidade (a projeção do aumento dos casos de Covid entre nós) durante a campanha eleitoral, mas obrigado por lei, agora está a revelar esta realidade cruel e que até ceifa vidas.

Os parentes da vítima, juram, que os médicos disseram que ela morreu em decorrência de um AVC no dia 17. Velório normal. Depois do enterro, o Boletim Epidemiológico, afirmou que ela tinha Covid-19. A prefeitura alega que esta confirmação veio só no dia seguinte à morte.

O maior bafafá na cidade. Uma ponderável parte dos 65,60% que reconduziram o tal modelo político sem transparência na gestão pública ao poder, achou que a imprensa inventou a morte decorrente da Covid-19. Os acordados, de que ela escondeu.

A imprensa - e não só o Cruzeiro do Vale, mas todos os canais daqui e regionais - apenas reproduziu uma informação oficial e tardia da prefeitura.

Por essa e outras, é que agora se entende à razão do resultado da eleição de Gaspar. A maior parte prefere o fake, o mundo próprio de verdades do que à dura realidade. E quando ela vem, ainda a nega, colocando a culpa nos mensageiros, no carteiro que traz a notícia e não em que produz os fatos que se transformam em notícia.

A Covid-19, sem vacina, é evitável em grande parte, pela prevenção. E começa pelo uso de máscaras faciais, álcool em gel nas mãos, menos festas.... Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
21/11/2020 10:06
Senhores,

País rico é assim (2):

. . ."O levantamento mostra, também, que, em 2019, a União transferiu R$ 17,1 bilhões para socorrer 18 estatais dependentes do Tesouro.". . .

Repeteco:

"a União transferiu R$ 17,1 bilhões para socorrer 18 estatais dependentes do Tesouro"

"Estudo mostra paraíso salarial em estatais"

(fonte: Correio Braziliense, Caderno Economia, pro Israel Medeiros, Estagiário sob a supervisão de Odail Figueiredo)

Levantamento do Ministério da Economia mostra que média de salários pode superar R$ 30 mil em algumas empresas controladas pelo governo, patamar muito superior ao da iniciativa privada. Na Petrobras, diretores recebem R$ 2,9 milhões por ano.

Os salários e a estabilidade nas empresas estatais sempre foram objeto de desejo de boa parte dos brasileiros, que tentam ingressar em órgãos públicos por meio de concursos. Essa ambição pode aumentar após a divulgação de um relatório sobre 46 empresas públicas feito pelo Ministério da Economia. Entre as empresas que constam do documento, estão Eletrobras, Petrobras, Banco do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Embrapa.

O "Relatório Agregado das Empresas Estatais Federais" mostra que a remuneração média nessas companhias (sem contar cargos de diretoria) pode passar dos R$ 30 mil. É o caso da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural ?" Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA). A maior remuneração entre os empregados da companhia é de R$ 44,9 mil; e a menor, R$ 10 mil. A média salarial, portanto, é de R$ 31,3 mil.

Na lista das melhores médias salariais entre empregados, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aparece em segundo lugar, com R$ 29,2 mil. Em terceiro, está a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasaf), com R$ 20,7 mil.

Quando se fala nos cargos de diretoria, quem lidera a lista é a Petrobras, com remuneração média de R$ 2,9 milhões por ano (2019). Isso revela um imenso contraste, quando se leva em consideração que a renda per capita dos brasileiros foi de R$ 1.439 em 2019, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Socorro
O levantamento mostra, também, que, em 2019, a União transferiu R$ 17,1 bilhões para socorrer 18 estatais dependentes do Tesouro. Isso sem citar os 448 mil empregados dessas companhias, que totalizam R$ 101 bilhões em despesas. Outros R$ 10 bilhões são apenas com benefícios de saúde para 1,67 milhão de pessoas, entre funcionários, dependentes e aposentados. Já os gastos com previdência complementar chegaram a R$ 8,1 bilhões.

Para Karlos Gomes, advogado especialista em administração pública, a busca por vagas no setor público se dá, tradicionalmente, por causa dos salários, que costumam ser maiores do que os da iniciativa privada. "No poder Executivo, isso é ainda mais evidente. Para resolver isso, além de uma reforma administrativa, é preciso fazer uma reforma nos salários, analisar os cargos. Até porque os maiores salários nessas empresas estatais são de diretoria, cargos comissionados, escolhidos por indicação, frutos de articulação política. E além dos salários, há gratificações e benefícios", explicou.

Gomes acredita que a privatização é uma opção viável para aliviar os custos do governo. "Você desonera o Estado e ainda arrecada com a venda. Isso gera uma receita para o governo. As empresas passam a pagar impostos, e isso vai fazer com que o caixa do governo tenha fluxo, além de acabar com custos com licitação e outras burocracias. Tem o potencial de melhorar os serviços prestados à sociedade."

Comparações
Já Helder Lara Ferreira Filho, mestre em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorando pela Universidade de Brasília (UnB), afirma que as discussões sobre diferenças entre salários no setor público e privado são pautadas em estudos feitos pelo Banco Mundial com critérios que não permitem uma comparação justa. "Esses estudos não consideram a questão da formação, como mestrado e doutorado ?" títulos comuns entre servidores. O prêmio salarial dos países emergentes é algo em torno de 13% a 15%. O Banco Mundial calcula isso aqui como algo próximo a 17%. Não é diferente de outros países emergentes", afirma.

No ano passado, um estudo do Banco Mundial apontou que, em média, servidores federais ganham 96% a mais que profissionais da iniciativa privada em cargos semelhantes. Segundo Helder, essas projeções não consideram remunerações de Pessoa Jurídica, (mais altas no setor privado). "Servidor paga Imposto de Renda de pessoa física, enquanto muitos, na iniciativa privada, pagam por PJ. Em geral, eles pegam a média salarial da carreira e comparam com o setor privado, então é uma comparação imprecisa."

Para o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados/ME, Diogo Mac Cord, a divulgação do material é necessária. "Esse material é um choque de transparência. Não havia nenhum relatório que consolidasse informações financeiras e de pessoal e que desse um panorama geral da realidade de cada estatal", avaliou.

Conclusão:

"Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil"
Miguel José Teixeira
20/11/2020 21:18
Senhores,

País rico é assim:

"Diretor do BC mora em Boston, mas faz "bate e volta" para reuniões do Copom".

". . .O BC disse ainda que "os custos de deslocamento são arcados pelo diretor Fabio Kanczuk".

"De acordo com a ficha de remuneração, disponível no Portal da Transparência, em setembro, pelo cargo de diretor, Kanczuk recebeu o salário bruto de R$ 10.396,59 e mais R$ 4.000 em verbas indenizatórias...

Veja mais em https://economia.uol.com.br/colunas/carla-araujo/2020/11/20/fabio-kanczuk-diretor-banco-central-boston-copom.htm?cmpid=copiaecola

Huuummm. . .eu não sou o Eremildo, mas sou um perfeito idiota. . .
Herculano
20/11/2020 15:45
O DIA EM QUE O PT VOTOU A FAVOR DE UM PROJETO DO LÍDER DO GOVERNO, QUE VOLTOU ATRÁS DA SUA PRóPRIA IDEIA PARA ATENDER O GOVERNO KLEBER

Sessão da terça-feira da semana da eleição.

Na Ordem do Dia, um veto a dois artigos do Projeto de Lei 90/2019 de autoria do líder do governo, Francisco Solano Anhaia, MDB.

O PL obrigava o governo a implantar sistemas próprios de luz à base solar nas novas instalações de prédios públicos municipais (posto de saúde, escolas, creches...) para economia e produção limpa de energia elétrica. Tudo só a partir de 2022.

Os dois artigos vetados pelo prefeito Kleber Edson Wan Dall, MDB, desobrigaram o governo municipal da instalação e do prazo. Ou seja, tornou inócua a matéria. É uma lei sem finalidade a partir de agora.

Os três vereadores do PT, Rui Carlos Deschamps (relator), Mariluci Deschamps Rosa e Dionísio Luiz Bertoldi, votaram a favor do projeto original de Anhaia.

Anhaia, por sua vez, surpreendentemente, pediu para seus pares atender o governo e votarem contra o seu próprio projeto em algo que tramitou e amadureceu por um ano dentro da Câmara. Impressionante.

O atraso se consumou nos votos de dez a três contra uma boa e necessária ideia, detonada por interesses políticos e incapacidade de enxergar o futuro do governo reeleito. O humilhado? Além dos gasparenses, o próprio autor e ainda líder do governo. Acorda, Gaspar
Miguel José Teixeira
20/11/2020 15:36
Senhores,

"Girão destaca PEC que afasta candidatos à Presidência seis meses antes das eleições

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) destacou, em pronunciamento nesta quarta-feira(18), a proposta de emenda à Constituição (PEC 37/2020) que estabelece que candidatos a chefes do Poder Executivo que desejam concorrer à reeleição deverão se licenciar dos respectivos cargos nos seis meses anteriores ao pleito.

Girão afirmou ser contra a reeleição, porque considera um grande atraso para democracia. De acordo com ele, o afastamento por seis meses do candidato tornaria a concorrência leal para os outros.  

?" Uma coisa é você ficar com a caneta na mão, na mídia espontânea o tempo todo, fazendo obras, porque já é uma propaganda extra, isso já tira aquela igualdade nas eleições. Esperamos que ela tramite rapidamente aqui no senado ?" disse.

Fonte: Agência Senado

Matutando bem. . .

1) Por que não afastar também os parlamentares que se candidatarem? Ficar usufruindo das benesses do seu cargo eletivo e concorrer com um cidadão comum também é explícita desigualdade . . .

2) Por que não acabar logo com a famigerada REELEIÇÃO?

O Girão é aquele que pediu que o Ministro do STF, Marco Aurélio, seja "impichado".

Pelo visto não tem rabo preso. . .
Herculano
20/11/2020 12:18
O AVANÇO DA COVID-19 EM SANTA CATARINA COINCIDE COM A POSSE DA VICE-GOVERNADORA, DANIELA CRISTINA REINEHR, SEM PARTIDO, NA TITULARIDADE DA FUNÇÃO DE GOVERNADORA

ESTA É A REALIDADE. É FATO
Miguel José Teixeira
20/11/2020 11:48
Senhores,

Relinchando de faceiro

"Pesquisa mostra favoritismo de Sebastião Melo em Porto Alegre: 61,8% dos votos válidos."

"Adversária do candidato do MDB, Manuela D'Ávila soma neste momento 38,2% dos votos válidos."

+ em: https://diariodopoder.com.br/ultimas/pesquisa-mostra-favoritismo-de-sebastiao-melo-em-porto-alegre-618-dos-votos-validos

Lembrem-se: CUmunistinha adora uma boquinha. . .
Miguel José Teixeira
20/11/2020 11:28
Senhores,

Enquanto o mirante de Gaspar mingua o de Brasília prospera com a iniciativa privada no comando.

A empresa Torre Digital Flor do Cerrado SPE Ltda. assumiu a gestão do Complexo Flor do Mirante, que inclui a Torre de TV Digital. O repasse para a iniciativa privada pretende potencializar as atividades no monumento, nas lojas e nos boxes existentes, bem como no espaço destinado a estacionamento, que permite a realização de shows e eventos.

Segundo o diretor comercial da Terracap, Júlio César Reis, o setor público não tem a expertise para administrar e gerir esses espaços. "Essa é uma atividade eminentemente privada", afirma.

A concessão do complexo renderá à Terracap, ao menos, R$ 113,7 mil ao mês pelos 15 anos de contrato, além da economia com os gastos de manutenção do local.

Leia + em e veja o belíssimo visual:

https://blogs.correiobraziliense.com.br/capital-sa/2020/11/19/complexo-flor-do-mirante/
Herculano
20/11/2020 10:52
MIRANTE JÁ FOI A PIQUE. AVANÇA GASPAR, MAS PARA A BARRANCA DO RIO, PORQUE ELA NÃO PODE PARAR DE DAR VEXAME E PREJUÍZOS À CIDADE

A obra cartão postal do governo Kleber Edson Wan Dall, MDB, o mirante da Aristiliano Ramos, já foi a pique antes mesmo de ficar pronto.

As fotos que correm esta manhã os aplicativos de mensagens e redes sociais não deixam dúvidas. Foi nessa gestão que os gasparenses depositaram 65,60% dos votos.

Vergonha!

Faltou, ou se fez mal, o estaqueamento e escoramento do piso e que já afundou, sem ninguém ter ido lá. Cadê o engenheiro fiscal? Meu Deus! Mais quatro anos de manchetes do desastre estão garantidos nesta coluna. Acorda, Gaspar!
Herculano
20/11/2020 10:02
LICENÇA

O prefeito reeleito de Gaspar Kleber Edson Wan Dall, MDB, pensa em pegar férias antes da posse e dar o município ao vice Luiz Carlos Spengler Filho, PP, para diminuir as tensões.

Tem gente que não gostou da programação. Acorda, Gaspar!
Herculano
20/11/2020 10:00
CONTANTO, ALGUNS ACREDITAM

O presidente do Patriotas de Gaspar, ex- PSL, Marciano Silva, acredita que a pesquisa de intenção de votos do Cruzeiro do Vale que acertou na tampa o resultado eleitoral de Gaspar, foi decisiva para a vitória de Kleber Edson Wan Dall, MDB, e para o massacre do candidato Sérgio Luiz Batista de Almeida, PSL, que tentou questionar e impedi-la duas vezes na Justiça e não conseguiu.

Marciano defende o voto impresso pois para ele o atual sistema é fraudulento e corrupto. Apesar de uma coisa não ter nada a ver com outra, ele não apresentou nenhuma prova disso até agora.

Mas, advertiu: "aguarde, elas virão em breve". Eu particularmente estou esperando isso há 20 anos.
Miguel José Teixeira
20/11/2020 09:16
Senhores,

Disfarce insustentável

"A Fox News transmitia mais uma entrevista coletiva do advogado Rudolph Giuliani, principal conselheiro jurídico de Donald Trump, a respeito de acusações de fraude na eleição presidencial americana, quando algo inusitado aconteceu.

A alta temperatura dos refletores das equipes de TV fizeram o ex-prefeito de Nova York começar a suar excessivamente a ponto de a tintura do spray colorante usado por ele para disfarçar cabelos brancos escorrer dos dois lados de seu rosto."

Pois é. . .tal qual a farsa da fraude na apuração das eleições no Tio Sam, alegada pelo seu chefe, que também escorreu. . .pelo ralo.
Herculano
20/11/2020 09:08
SERÁ?

Um meme estampa: "em 1987, o Legião Urbana lançava a música 'que país é esse?'. Até hoje não sabemos a resposta"
Herculano
20/11/2020 09:05
A MÁQUINA DE EMPREGAR

Continua em pleno vapor a máquina de empregar comissionados da prefeitura de Gaspar. Com a palavra a subsecional da OAB de Gaspar
Herculano
20/11/2020 09:03
IMPRESSIONANTE

O deputado Ricardo Alba, o mais votado de Santa Catarina, dono do PSL de Gaspar, o que tentou impedir e não conseguiu censurar pesquisas antes da apuração, o que absurdamente conseguiu impedir a publicação de uma pesquisa de boca de urna depois do encerramento das eleições, acabou em quarto lugar na disputa pela prefeitura de Blumenau, como resultado dos seus erros, arrogância e oportunismo em surfar ondas - a última, a do bolsonarismo.

Coisas da vida. Talvez por falta de discurso propositivo, conforme vídeo que circulou massivamente durante a campanha, numa entrevista dele, Alba disse que um dos seus opositores, João Paulo Kleinubing, DEM, tinha sido absolvido de denúncias graves de improbidade administrativa por suposto esquema no Supremo Tribunal Federal. Nada provou do que disse. Logo ele, um meirinho concursado.

Nada como um dia após o outro.

Quem Alba está apoiando publicamente no segundo turno em Blumenau? Kleinubing.

Os dois se merecem. Se Kleinubing fosse um político sério, não aceitaria tal apoio depois de tal grave insinuação ou acusação de Alba. A não ser que Alba fez isso - o apoio - um propósito para prejudicar ainda mais Kleinubing na reputação que teve abalada por conta do processo mencionado por Alba.

E os políticos ainda tem coragem de reclamar dos eleitores quando lhes faltam votos nas urnas.
Miguel José Teixeira
20/11/2020 08:44
Senhores,

?"h, coitado!

"Mendonça diz que apreendeu mais droga que Moro" (O Antagonista"

O atual ministro da Justiça, advogado do clã bolsonaro, esquece-se que:

Moro prendeu o lula:

a pior droga que o país já experimentou!
Herculano
20/11/2020 08:43
O CUSTO DO VOTO EM GASPAR COM DINHEIRO PÚBLICO

Os candidatos prefeito de Gaspar, Sérgio Luiz Batista de Almeida, PSL/Patriotas e Rodrigo Boeing Althoff, PL, foram os únicos até agora que nas suas prestações de contas disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral, usaram recursos públicos oriundos dos fundos partidário ou eleitoral.

Sérgio ficou em último com 675 votos e recebeu R$120 mil. Rodrigo, em segundo com 7.079 votos, contabilizou R$35 mil desses recursos em suas receitas.

Feitas as contas, sabe-se que o custo de cada voto gasparense com recursos públicos -permitidos pela lei aprovada por deputados e senadores - no caso de Sérgio foi de R$177,78. Já no caso de Rodrigo, foi de R$4,93 por voto recebido. Uau! Acorda, Gaspar!
Miguel José Teixeira
20/11/2020 08:36
Senhores,

Da Revista Crusoé desta semana, pincei para deleite:

"A Organização"

"O ex-presidente Lula é um dos personagens centrais do livro-reportagem "A Organização ?" a Odebrecht e o esquema de corrupção que chocou o mundo" (Companhia das Letras), que chega nesta sexta-feira, 20, às livrarias. A jornalista Malu Gaspar narra, com fartura de detalhes, como a Odebrecht montou sua estratégia para se aproximar de Lula e para financiá-lo ainda "na baixa", bem antes de o petista virar presidente, para faturar "na alta", quando ele ascendeu ao poder."
Herculano
20/11/2020 08:21
ADEMIR SERAFIM NA UTI

Quem está internado na UTI com Covid-19 no Hospital de Balneário Camboriú - onde reside-, é o ex-delegado geral de Polícia de Santa Catarina, ex-delegado Regional de Blumenau e ex-delegado de Polícia de Gaspar, Ademir Serafim. Segundo relatos médico, ele está já se recuperando.
Miguel José Teixeira
20/11/2020 07:52
Herculano,

Foco, força, férias & saúde!
Herculano
20/11/2020 07:43
Bom dia. Estou de férias. Mas, nem tanto.

Neste espaço, nas férias, não reproduzirei comentários nacionais, como de costume

As minhas intervenções, serão locais, apenas.

Aguardem. Acorda, Gaspar!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.