Lista telefônica

Vida e Ciência - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Samara Mercelino

23/06/2017

Sempre ouvimos falar que as florestas são o pulmão do mundo, pela sua capacidade de reproduzir oxigênio. Porém, isso não é verdade. As arvores ajudam bastante, mas os grandes responsáveis pela produção de O2 são as algas marinhas. O pulmão do mundo são os nossos oceanos.

Isso acontece porque pesquisas mostram que as algas fazem muito mais fotossíntese do que as árvores do planeta. Levando em conta toda a população de algas dos oceanos, temos muito mais oxigênio vindo do mar do que gás produzido pelas florestas. Um metro quadrado de algas produz dez vezes mais oxigênio do que um metro quadrado de árvores.

As algas ainda levam a vantagem de ocupar uma área bem maior que as árvores. 70% do nosso planeta é coberto por águas e todos os oceanos são habitados por algas microscópicas produtoras de oxigênio. Pesquisas afirmam que as espécies mais simples, as algas azuis, lançaram oxigênio na atmosfera primitiva da Terra há 3,5 bilhões de anos. Se isso não tivesse acontecido, plantas e animais nunca teriam surgido.

Agora, mesmo sabendo sobre a grande responsável do nosso oxigênio, não podemos menosprezar e continuar a desmatar nossas florestas, pois elas também são muito importantes e têm características diferentes das algas.

 
Edição 1806

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.