Lista telefônica

Vida e Ciência - Jornal Cruzeiro do Vale

Horário de Verão

24/02/2017

O Horário de Verão foi criado por Beijamim Franklin em 1784, com o objetivo de minimizar a sobrecarga de consumo durante alguns picos diários, já que os dias serão mais longos devido à posição da Terra em relação ao Sol. Assim, as luzes serão acesas mais tarde, gerando certa economia.

Seguindo a lei brasileira, os relógios em alguns estados devem ser adiantados em uma hora no terceiro domingo do mês de outubro, dando início ao chamado horário de verão, mudança essa que deve permanecer sempre até o terceiro domingo do mês de fevereiro, quando os relógios são novamente atrasados. O horário de verão só se aplica nas regiões mais afastadas da Linha do Equador. Já para as regiões mais próximas desse ponto, os dias e as noites têm a mesma duração durante todo o ano.



Algumas pessoas reclamam desta mudança de horário por ela alterar o relógio biológico dos habitantes, alegando prejuízos para a saúde em troca de uma pequena porcentagem de economia em torno de 5%. No entanto, os defensores afirmam que quando convertidos em números está pequena porcentagem se mostra muito importante financeiramente.

 

Edição 1789

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.