Lista telefônica

Cobra sucuri - Jornal Cruzeiro do Vale

Cobra sucuri

26/05/2017

Algumas espécies de cobras se caracterizam pelo veneno, cor, tamanho e capacidade de esmagar as pressas. Este é o caso da famosa sucuri, que possui quatro espécies, todas pertencentes à família Boidae e gênero Eunectes. Elas estão em toda a America do Sul e são cobras que não possuem veneno, enrolam-se na vítima e as matam por asfixia.

A sucuri tem hábito semiaquático. Vive grande parte do tempo na água de rios e lagos, onde são mais ágeis. Em situação de perigo, procuram imediatamente voltar para água. Sua alimentação é muito variável ,abrangendo todos os tipos de animais: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. São répteis vivíparos e produzem, em media, 30 filhotes por gestação.

Acredita-se que uma sucuri pode chegar a 12 metros. Porém, este não é um tamanho muito encontrado na natureza. Esses animais crescem durante toda sua vida, quando maior for à cobra, mais velha ela é. Um indicador da dificuldade de encontrar essas cobras enormes na natureza é a destruição e poluição do seu habitat e também a caça.

Ouve-se muito falar que estas cobras devoram humanos, como representado no filme Anaconda. Isso nada mais é que uma criação fictícia da nossa sucuri. Apesar de muitos boatos, nada foi comprovado. Mas, conhecendo suas características, nada impede que a cobra mate um humano por asfixia. 

 

Edição 1801

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.