Lista telefônica

Conhecendo o nosso prato! - Jornal Cruzeiro do Vale

Conhecendo o nosso prato!

09/06/2017

O clima frio do inverno nos proporciona um cardápio delicioso e comidas quentinhas para nos aquecer, como fundue, pinhão, quentão, feijão e uma tradicional sopa. Nos cadernos de receita, podemos ver dicas de sopas, como a popular sopa de legumes com frango. Então, eis aqui uma sugestão de receita bem básica: uma colher de sopa de azeite, peito de frango picado em pedaços pequenos, sal, vagens picadas, batata, cenoura, abóbora e chuchu.

O que não sabemos é que em nossa sopa de legumes temos de tudo, menos legumes. Batata inglesa é um caule subterrâneo; cenoura uma raiz; e abóbora, vagem e chuchu, popularmente chamados de legumes, são, na verdade, frutos. Para a ciência das plantas chamada de Botânica, o fruto é tudo o que nasce do ovário das plantas, a parte onde ficam as sementes. Praticamente tudo o que vemos na feira é fruto sim!

O que é fruta?

Popularmente falando, frutas são todas doces, desenvolvidos normalmente, através de vegetais floríferos, como: banana, laranja, uva, acerola.

O que é legume?

Legumes são todos os frutos que não são frutas, ou seja, são salgados ou possuem melhor sabor quando temperados, como: abóbora, chuchu, berinjela, tomate, abobrinha.

O que é verdura?

Verdura é o nome dado mais comumente para designar hortaliças, que são folhagens comestíveis como: rúcula, alface, agrião e couve.

 
Edição 1804

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.