Lista telefônica

Vida e Ciência - Jornal Cruzeiro do Vale

Comigo-ninguém-pode

17/02/2017

Comigo-ninguém-pode é uma planta ornamental típica em jardins e residências, cujo senso comum serve para “tirar mau olhado”, e pode trazer grandes problemas. Entenda o porque.

Originária da América Tropical e Índia Ocidental, essa linda planta de folhas com padrões diversos em tons de verde e branco, encontrada por todo mundo, é conhecida também por ser a responsável por intoxicações graves, cujas principais vítimas são crianças pequenas e animais. Devido a suas folhas baixas e o fácil acesso, é geralmente encontrada nos jardins ou em vasos no chão.


Em toda sua estrutura encontram-se cristais de Oxalato de Cálcio e outras substâncias tóxicas que pode levar a morte por asfixia. Quando essas substâncias entram em contato com nosso organismo, por meio da mastigação, dispara uma reação do tipo inflamatória, na língua e na glote (porção final da laringe com a função de saída e entrada de ar para os brônquios e pulmões), dificultando muito a respiração, podendo vir à morte por asfixia. E, em contato com os olhos, pode causar dor, irritação e lesão na córnea.

 

Edição 1788

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.