Lista telefônica

Neblina ou nevoeiro? - Jornal Cruzeiro do Vale

Neblina ou nevoeiro?

07/07/2017

No inverno, é muito comum vermos a ‘fumacinha da manhã’ reduzir a visibilidade de motoristas, ciclistas e pedestres. E sempre que este fenômeno acontece, nos perguntamos se trata-se de neblina ou nevoeiro.

De acordo com a professora de meteorologia da Universidade de São Paulo, Rachel Ifanger Albrecht, nevoeiro e neblina são, essencialmente, a mesma coisa. “O termo difere a visibilidade. Na neblina, se consegue ver além de um quilômetro. Na névoa (nevoeiro), a distância é menor,” explica.

A formação dos dois é idêntica. O ar quente e úmido, quando em contato com o solo frio ou uma superfície líquida resfriada, perde o calor, que se transfere para o solo ou para a água gelada. Esse resfriamento forma o vapor. Há lugares do planeta em que o nevoeiro tem uma grande importância no fornecimento de água. Há regiões no Deserto do Atacam em que os moradores utilizam redes que interceptam as microscópicas gotículas do nevoeiro. Essas gotículas das nuvens ficam ‘presas’ nas redes e escorrem para um reservatório. Essa água então é usada para o consumo e para a irrigação.

 

Edição 1808

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.