Perícia com médicos do INSS? Só para o mês de agosto - Jornal Cruzeiro do Vale

Perícia com médicos do INSS? Só para o mês de agosto

01/07/2011

fotopg9abrecolorMD.jpgCada profissão conta com seus riscos e em algumas, um pequeno deslize pode causar um acidente de trabalho. Neste caso, para conseguir pagamento do governo pelo tempo necessário para a recuperação, é preciso passar por uma perícia realizada por médicos da Previdência Social, que irão averiguar se a pessoa está mesmo incapacitada de seguir em seu posto de trabalho. Além do ferimento, há mais um problema: a demora que ocorre entre o momento do acidente ou doença  e a data em é feita a perícia.

Rosa Aparecida de Oliveira Pasqualotto, de 40 anos, é empregada doméstica e sofreu um acidente durante o horário de trabalho. Ela foi limpar uma máquina de solda que havia na casa e acabou por decepar um dedo e quebrar outro enquanto fazia a limpeza.

Consciente do que deve ser feito no caso, Rosa foi ao médico, pegou atestado e então procurou a Previdência Social de Gaspar para o agendamento da perícia. Foi na hora de marcar sua consulta que a empregada teve uma surpresa: havia horário disponível apenas para o final do mês de agosto. ?Decepei o dedo e sou diabética, demora mais para cicatrizar, não posso molhar e nem fazer curativo. É um caso de urgência. Isto é uma vergonha, penso em quantas pessoas estão precisando deste serviço e tem que esperar tanto tempo?, indignou-se.

O caso de Rosa não é o único. Se em Gaspar os pacientes estão sendo marcados para agosto, na cidade vizinha, de Blumenau, o problema é ainda mais grave. Quem tenta fugir da fila de Gaspar e procura a Previdência Social de Blumenau acaba encontrando uma fila maior ainda, pois as perícias já estão sendo agendadas para o mês de outubro. Gaspar não é uma agência, e sim apenas um posto da Previdência. Aqui, as perícias acontecem apenas nas terças e sextas-feiras, sendo que em cada um dos dois dias são atendidas até 16 pessoas, totalizando 32 atendimentos por semana.

O documento emitido na perícia, que confirma a constatação de incapacidade de trabalho, é necessário para conseguir auxílio do governo durante o tempo de recuperação. A ajuda financeira começa a ser paga somente dez dias após a perícia e cobre também o período que vai desde o atestado médico até a confirmação do ferimento na perícia.

A equipe de reportagem do Jornal Cruzeiro do Vale tentou contato com a agência da Previdência Social, em Blumenau, para saber a razão da demora no atendimento de perícias. Porém, a pessoa responsável pelo departamento que faz o agendamento destas consultas não pode ser contatada por estar em reunião com médicos.


edição 1305

Comentários

ARLINDO PEREIRA
26/03/2012 18:26
Esse país é uma vergonha, por não fazer a coisa certa acaba agravando toda a situação da cadeia da previdencia, pois quando mais demora, mas o trabalhador se fera, e mais dinheiro publico tem que aplicar para tratar os que precisam devido a demora no atendimento.
E a coisa começa nos atendimentos do pronto socorro dos hospitais, clinicos gerais sem a minima com os pacientes, fazendo diagnosticos errados, complicando ainda mais a situação.
Eu fui atendido no hospital Santo Antonio em Blumenau, vitima de acidente de transito, tive uma contusão no tornozelo, tiram raio x, e me vem uma tecnica de enfermagem dizer que meu pé não tinha fratura, e me deu uma receita medica. É brincadeira uma coisa dessa só no Brasil mesmo.
Resumindo, voltei trabalhar não aguentei a dor, voltei pro pronto socorro do mesmo hospital, o médico nem colocou a mão no meu pé, pedi pra ele um encaminhamento para o ortopedista, me disse que não precisava.
Fui pra casa, depois voltei a trabalhar dois dias, não aguentei, procurei um medico particular, ele olhou o raio X que tirei pelo sus no hospital me disse que tinha uma fratura, fiz uma tomografia computadoriza, para ter uma contra prova da laudo do sus, cara meu pe tinha uma fratura muito importante. me deu 2 meses sem colocar o pe no chão.
Fui agendar a pericia quase caí de costas, me acidentei dia 02/03/2012, só fui descobrir, por minha conta que tinha fratura no dia 21/03/2012, e agendaram a pericia em blumenau para o dia 20/06/2012.
Pensem como me sinto em relação a essa merda de país. Vontade de sumer desse país e esquecer que sou brasileiro, porque não tem conserto mais.
Marcos
01/07/2011 14:55
Incrível os safados do governo agora vão gastar bilhões com estadios de futebol e vão almentando o número de vereadores na câmara e a saúde e a educação que é o mínimo que o povo deveriar ter devolta já que trabalha quase metade do ano pra pagar impostos, não têm. Precisam enfrentar filas enormes nessas agências e esperar mêses e mêses pelo benefício. Sem falar na greve dos professores que já dura 40 dias.....Canalhas
Naiara
01/07/2011 11:59

Este problema não vem de hoje. Quando precisei no ano passado 2010, consegui perícia após 03 meses. Na perícia eles me falaram que eu já estava boa e que não precisava mais da ajuda. Conclusão, não recebi nada nem antes, nem durante, nem após meu tratamento. Claro que eu iria estar melhor, depois de 03 meses esperando uma vaga....

O prejudicado no fim, foi somente eu.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.