O aumento do número de assaltos a residências tem assustado os moradores de Gaspar. Para manter-se protegido da invasão dos bandidos, o comandante da Polícia Militar de Gaspar, major Moacir Gomes Ribeiro, dá algumas dicas que podem fazer a diferença. ?É importante ter equipamentos de segurança, como alarmes, portão eletrônicos etc. Eles irão evitar muito esse tipo de situação?, sugere.
Além dos equipamentos de segurança, o major destaca que é importante manter os portões sempre fechados, não deixar chaves reservas no lado de fora, fazer uma lista de telefones de emergência e deixar em local de fácil acesso, isto inclui o telefone de parentes, da polícia local e do resgate. ?Quando deixar sua casa por muitas horas, passe uma corrente grossa no portão e use um cadeado grande, evite deixar portas abertas ou janelas acessíveis, não deixe grandes quantias de dinheiro ou jóias em casa, entre outras coisas?, indica.
Segundo o comandante da PM, quando mesmo com todos os cuidados o assalto ocorre é muito importante comunicar a Polícia o mais rápido possível e dar informações que ajudem a encontrar os bandidos. ?É muito difícil encontrar os assaltantes, pois na maioria das vezes a família está muito nervosa e por isso demora para entrar em contato com a Polícia e também porque não prestou atenção nas características físicas deles. É de extrema importância que preste atenção nos bandidos e também na placa do veículo dele para que possam ser encontrados o mais rápido possível?, revela.
Não reaja
Diante dos assaltantes é recomendável que a família não reaja, não encare os bandidos, não negocie, não faça barulhos, não diga que tem ou sabe mexer com uma arma de fogo e procurar pegar as características físicas dos assaltantes. ?Sabemos o quanto é triste perder bens materiais, porém não é pior que perder a vida. Também é muito importante que a comunidade ajude, pois ela sabe quem mora na rua e por isso pode entrar em contato com a Polícia quando vê qualquer movimentação suspeita?, finaliza o major.
O que parecia ser mais uma noite tranquila tornou-se um pesadelo para uma família moradora da rua Chile, no bairro Bela Vista. Eram perto das 20h de segunda-feira, 28, quando a família assistia televisão na sala e ouviu a cachorra latir. A família estranhou os latidos e quando percebeu três assaltantes invadiram a residência e os fizeram reféns por uma hora.
Os assaltantes eram jovens, estavam armados e sem nenhum disfarce. Segundo as vítimas, os homens começaram a ameaçar toda a família apontando a arma e falando sem parar que queriam saber onde estava o cofre, mas não havia cofre algum. A professora achou que fosse uma brincadeira do seu filho de 20 anos, já que os assaltantes pareciam ter a mesma idade que a dele. Ela conta que eles a amarraram junto com o filho e a filha no quarto, e deixaram o marido na sala. ?Eles bateram muito no meu marido. Ele ficou muito machucado. Eu também levei alguns tapas e chutes?, relata a vítima.
Os assaltantes reviraram a casa inteira, e levaram celulares, eletrônicos, além de roupas, perfumes e jóias. A vítima conta que o marido tinha algumas armas de caça em casa, e todas foram levadas pelo trio. ?Eles pareciam ser muito bobos, não tinham noção do valor das coisas. Meu marido tinha um quadro de uma arma pendurado e eles levaram pensando que era uma arma de verdade. A gente também tem muitos perfumes importados, mas eles nem deram bola e preferiram levar os mais simples?, observa.
A família não tinha muito dinheiro em casa, e por isso os assaltantes levaram apenas o pouco que estava na carteira. A vítima ainda diz que o assalto durou em torno de uma hora e ao sair os assaltantes disseram para eles não se mexerem por dez minutos. ?Eles tinham um carro, nós ouvimos o barulho, e se não tivessem teriam levado o nosso, eu acho. Antes de saírem, eles debocharam muito da gente, foi horrível. É um desespero tão grande que parece nunca ter fim?, relembra.
A família ficou em estado de choque e por isso preferiu não se identificar. As vítimas entraram em contato com a Polícia Militar e foram até a Delegacia registrar um Boletim de Ocorrência. Nenhum dos assaltantes foi encontrado.
___________________
Três homens invadiram uma residência na rua Chile, no bairro Bela Vista, e fizeram uma família refém na noite desta segunda-feira, 27. O trio chegou ao local por volta das 21 horas e durante cerca de uma hora torturou a família, física e psicologicamente.
O grupo roubou vários objetos da casa e fugiu em sentido ignorado pelas vítimas. Durante o assalto, um dos bandidos deixou escapar que o grupo estava em um veículo Astra e foi com base nesta informação que a equipe da Polícia Militar fez várias rondas na região, mas não localizou nenhum suspeito. Qualquer informação sobre o fato pode ser repassada para a Polícia Militar, no telefone 190, ou para a Polícia Civil no telefone 3332-1000.
Segundo as vítimas, um dos assaltantes era loiro, magro, alto, e vestia blusa branca, calca jeans e tênis branco Nike. Outro era baixo, gordinho e trajava boné, calça jeans e camisa polo escura. O terceiro envolvido era moreno, baixo e vestia camisa preta, boné e bermuda clara. Todos estavam armados.
Edição 1366
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).