Moradores decidem fechar Ponte Hercílio Deeke - Jornal Cruzeiro do Vale

Moradores decidem fechar Ponte Hercílio Deeke

21/01/2013

ponte2MD.jpg

Moradores do bairro Margem Esquerda decidiram fechar a Ponte Hercílio Deeke em protesto contra a demora nas obras de recuperação da ponte. A decisão foi tomada em reunião com moradores e a comissão de desenvolvimento do bairro, na sexta-feira, 18. A manifestação ficou marcada para o dia 1º de fevereiro, sexta-feira, entre 17h30min e 18h30min. Moradores se comprometeram a levar faixas e cartazes para reclamar do impacto provocado pelo atraso e para cobrar mais agilidade na obra.

Clique aqui para ver o posicionamento dos vereadores sobre o caso

Antes de decidir pelo bloqueio da passagem na ponte por uma hora, moradores e integrantes da comissão, que reúne empresários e presidentes de associações de moradores da Margem Esquerda, chegaram a propor soluções como uma audiência pública com o prefeito e com a empresa responsável e até uma manifestação na ponte sem interromper o fluxo de veículos. No entanto, a maioria afirmou que o impacto provocado pelo atraso da obra exige uma solução mais urgente, como o protesto.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Arraial do Ouro, Carlos José Junges, o Zecão, comprometeu-se a alertar órgãos como Ditran e Corpo de Bombeiros com antecedência. ?Não queremos causar prejuízo a ninguém, só queremos que a obra ande com mais rapidez?, afirmou. Ele revela ainda que se o repasse aguardado para a sequência chegar, a manifestação deve ser suspensa.

Uma das motivações para levar adiante a ideia foi a manifestação semelhante feita no trevo da BR-470, um ano atrás, que terminou com a instalação de lombadas e redução de acidentes.

 

Sem repasse

Nesta segunda-feira, 21, a secretária de Planejamento, Patrícia Scheidt, informou que o repasse esperado ainda não havia sido liberado. Ela reforçou ainda que a empresa está sem receber desde setembro e por isso o ritmo da obra está tão lento. ?Estamos sendo transparentes com a comunidade. Quanto ao fechamento da ponte, acredito que só vai trazer mais problemas?, avaliou.

 

Como em 2006

fotopg6retranca2colorMD.jpgHá exatos sete anos, em janeiro de 2006, a Ponte Hercílio Deeke era interditada por uma manifestação que cobrava obras de revitalização na estrutura, além da construção de uma nova ponte que ligasse a cidade à BR-470. Na ocasião, os autores da paralisação foram entidades de classe, lideranças políticas da cidade e também caminhoneiros, interessados em uma nova ligação sobre o Rio Itajaí-Açu já que uma decisão judicial já limitava o peso dos veículos que transitavam na Ponte Hercílio Deeke.

Por cerca de três horas em uma sexta-feira, o trânsito foi bloqueado por caminhões que trancaram a passagem nas duas cabeceiras da ponte e quem vinha de Blumenau enfrentou trânsito que chegou até a altura do Bela Vista Country Club.

 

 

 

Promotoria pede informações sobre o andamento da obra

fotopg06colorMD.jpgA promotora Luciana Uller, da 1ª Promotoria da Comarca de Gaspar, responsável pela área da cidadania, pretende solicitar informações sobre o andamento das obras de recuperação da Ponte Hercílio Deeke à empresa responsável, a Arcos Engenharia, de Londrina (PR). A iniciativa faz parte da ação civil pública iniciada em 2010 para cobrar o início da restauração da ponte.

No final do ano passado, o município foi notificado a prestar informações sobre o andamento da reforma da ponte. Na semana passada, a resposta da Prefeitura foi incorporada ao processo. O documento justifica o atraso com elementos externos, como a demora no remanejamento das redes de água, gás e telefone que passam pela ponte.

Agora, a promotora pretende fazer uma solicitação semelhante à empresa que faz a reforma, para checar se as informações conferem. A promotora revela ainda que nenhuma pessoa da comunidade procurou a promotoria para reclamar sobre o atraso nas obras, mas garante que fará o possível para evitar novos transtornos aos moradores. ?Nosso papel é assegurar que a obra não provoque prejuízos maiores do que os necessários?, afirma.

Segundo a promotora, no documento apresentado a Prefeitura determinou abril de 2013 como o novo prazo de conclusão da obra.

 

Edição 1455


______________________

Em reunião, moradores decidem a favor de protesto

Em reunião com o comissão de desenvolvimento da Margem Esquerda, moradores decidiram fechar a Ponte Hercílio Deeke no próximo dia 1º, sexta-feira, entre as 17h30min e 18h30min. O bloqueio será uma forma de protestar contra o atraso nas obras, que estão em andamento há mais de um ano. A iniciativa foi discutida em reunião na noite de sexta-feira, 18, em que a maioria dos moradores presentes votou a favor do protesto. As lideranças do bairro se comprometeram a enviar ofícios a órgãos como Diretoria de Trânsito, Ditran, e Corpo de Bombeiros, para avisar sobre o protesto, que deve reunir moradores com faixas e cartazes cobrando rapidez na obra, que traz prejuízos e incômodos à população do bairro.

 

Edição 1454

Comentários

Bruno m.e.
23/01/2013 19:16
Tem gente aqui que é contra o protesto...calem essas bocas essa obra já era pra ter sido finalizada em outubro do ano passado,nós que moramos na Margem Esquerda sabemos muito bem o que é desrespeito com o povo,NÃO PODE PASSAR UMA MULHER NA PONTE QUE A OBRA PARA,eu sei elas são lindas mesmo mais com todo o respeito,mais eles que trabalham no local tem que ter um pouco de profissionalismo!!!!
Olha eu tenho apenas 20 anos de idade mas aprendi na aula de hitória que a vinte anos atras o povo brasileiro fez um protesto e tirou um corrupto do poder!!!então porque nós não podemos fazer um protesto para terminar uma simples obra de uma ponte????
Tem que fazer protesto sim é direito de cada cidadão ter sua própria opinião ,e olha quem não quer ir não vai mais não fica falando coisas que não sabem nós sabemos passamos todos os dias aqui pelo contrário de uns e outros que passam uma ou duas vezes por semana e ficam falando besteiras.isso é pelo bem da cidade e não só pela M.E.
Bruno
23/01/2013 09:54
Que me perdoem aqueles que não gostam de "radicalismo", mas acho que só assim é que as coisas funcionam, infelizmente. Minha sugestão de protesto é a seguinte: em horário de funcionamento da prefeitura, o pessoal ir pra praça protestar, e também sair de carro e ficar dando voltas no centro até o trânsito parar pra fazer um bom buzinaço contra essa vergonhosa obra da ponte.

Quem acha que isso é coisa de desocupados, saiba que o mundo não melhora a partir das pessoas que ficam com a bunda no sofá esperando... tem muitas conquistas que foram conseguidas somente por causa do comprometimento desses "desocupados" que sairam às ruas pra protestar.
Ricardo Aurélio
23/01/2013 09:01
Eu não vejo essa forma como uma das melhores formas de realizar este protesto, mas o povo precisa fazer isso sim, esse também é um horário que vai acabar atrapalhando muito quem não tem culpa que é o povo.

Mas a grande maioria que estar se dizendo contra, também precisa apoiar e precisa apoiar muito, pois sabemos que essa é a única forma de essa obra ser acelerada.

Para o pessoal que está indo contra esse protesto, pare um pouco e pense, será apenas 1 hora que aponte ficará parada, eu prefiro ficar parado 1 hora esperando a ponte ser liberada do que ficar todos os dias alguns minutos fazendo papel de otário, que é bem o papel que agente faz todos os dias ao transitar por essa ponte.

Essa ponte já virou uma piada gente, o povo tem mais é que fazer esse protesto mesmo, foi o caso to trevo da morte, foi preciso o pessoal ir lá fazer aquele protesto para que as autoridades trouxessem uma solução, e graças ao povo a solução veio, o número de morte diminuiu muito no trevo da morte, quem falar que o protesto do trevo da morte não adiantou e não trouxe resultado está muito enganado, porque adiantou sim e trouxe um bom resultado para todos que ali transitam.

E agora o povo tem que fazer o mesmo com a ponte também, é isso ai pessoal, vão lá abrir os olhos das autoridades para o teatro que está sendo exibido todos os dias e a todos os horários em cima da principal ponte de Gaspar, teatro este que já ganhou destaque em vários lugares pela região e estado.

Eu também aproveito a oportunidade para convidar a todos a prestigiar este evento:

Dados do evento:

Nome: É Obra ou é Piada?
Data: todos os dias
Horário: todas as horas

Pois é pessoal como podem perceber, não precisa ter pressa para sair de casa para assistir pois a peça de teatro se encontra disponível todos os dias e a toda hora para todos assistirem.

Venham todos assistir, aposto que não irão gostar.
Felip
22/01/2013 17:13
É claro que são imbecis. A obra está a passos de formiga pois o governo federal não repassou a verba. O quê vai mudar pra Dilma, se a população travar o trânsito já complicado da cidade???
Luísa
22/01/2013 12:27
Concordo com o Vanilson!!! Tem que parar tudo!!!
Sergio
21/01/2013 21:42
Parabéns ao morador do bela vista pelo seu comentario quem vai pagar com protesto e povo e isso nao e justa.melhor maneira de resolver isso e ir pra frente da Prefeitura se não resolver em ultimo caso bloquear passagem.Sempre no meio das boas acoes tem os baderneiros querendo provocar mais tumultos esse tipo de ação não vai levar a nada.
Darlan Francisco Maya
21/01/2013 18:30
Parabéns, mais uma vez a população que mora na Margem Esquerda e que precisa chegar em casa para outros compromissos vão sofrer... Será que não tem uma outra forma de chamar atenção sem prejudicar quem não tem culpa?
Osmar
21/01/2013 18:30
Ta certo, assim a mídia da uma atenção a Gaspar. Pois nosso município só aparece com notícia ruim. Ou quando tem show do Daniel no Fazzenda Park Hotel. Se fosse na Argentina, fechariam a ponte e iam até a casa do Prefeito.
Raquel Ramalho Nunes
21/01/2013 18:28
Ahh claro, eles não dependem desse trajeto mesmo! Ficam só nos boteco enchendo a cara aí sobra tempo pra fazer esse tipo de $#@%!!! Aí o povo cansado de mais um dia de trabalho vai ter que esperar mais quanto tempo???? Eles não estão nem ai para o povo só querem saber de bagunça e se apareçer ! Se querem solução vão fazer protesto na frente da prefeitura e não prejudicar quem já esta de saco cheio! Bando de folgados!
Revoltantee!
Amilton
21/01/2013 18:07
Toda forma de protesto é válida....independente se vai gerar um certo tumulto na cidade, pois somente assim, se resolve a situação, foi assim que ocorreu com as lombadas eletrônicas na Rodovia Ivo Silveira, com as lombadas físicas no Barracão!!!! Fazer reunião com o Prefeito e seus subordinados não resolve, e isto está mais do que confirmado, pois já foram feitas várias reuniões e até o momento nada foi resolvido!!!

Portanto, o povo tem que reclamar e deixar a cidade parada mesmo que por somente 01 hora para ver se a Prefitura toma uma atitude.

O que não podemos é nos acostumar a conviver com esta vergonha de obra que nos atrapalha o ano todo, e parar de criticar uma forma de protesto que irá nos atrapalhar por somente 01 hora.
Robson Frassão
21/01/2013 17:43
o certo mesmo e fazer uma repercussão nacional,atrair mídia nacional,ai sim a justiça terá de fazer alguma coisa,ou ate mesmo o poder publico tomar iniciativas!!!
Miguel
21/01/2013 17:29
Não se trata de povo ignorante, o povo tá com saco cheio de tanta enrolação, em qualquer parte do mundo isso seria uma obra para no máximo 6 meses, mas isso é Brasil e esse não é um problema exclusivo de Gaspar se repete por varias cidades Brasileira. Daqui a pouco será vez da BR470, que até agora só blá, blá, blá e nada. Por Enquanto nem sinal de vida da empresa que já foi escolhida sequer colocando seus canteiros de obra. Quantas vida ainda vamos ver sendo ceifadas nessa rodovia.
Felipe
21/01/2013 17:14
Mas que povo imbecil... nao é a toa que Gaspar é parada no tempo.
Povo Ignorante não é fácil de lidar
21/01/2013 16:20
Esse povo são uns ignorantes mesmo, provavelmente devem ser um bando de aposentado ou encostado pelo INSS, será que eles não percebem que os prejudicados vamos ser a gente mesmo, pois a gente precisa trabalhar e eles desfilando com cartazes, desde ficarem com cartazes como um bando de idiotas porque não pegam uma inchada e vão capinar ou recolher os lixos da cidade bando de desocupado.
CARLOS ALBERTO
21/01/2013 16:11
Tem mais é que fazer mesmo, pelo menos vai ser só um dia e não anos como já esta acontecendo esta obra, não adianta ficar marcando reuniões o Prefeito vê e escuta e indignação do povo todos dias e nada o faz para melhorar o problema, eles tem é que ser punidos publicamente em todos os meios de comunicação municipal, estadual e até mesmo a nivel Brasil, ai pode ser que tome vergonha na cara.
É tão simples colocar um tapume para segurar aqueles ferros e liberar as duas pistas até que a Ponte do Vale fique pronte.
Só não faz quem não quer ou não quer dar o braço a torcer.
Mas vai por mim o povo não tem sangue de barata. Abraço.
Thiago
21/01/2013 14:17
Povo Gasparense continuem votando no PT que vamos continuar com estas obras maravilhosas e vamos ter uma Gaspar sempre melhor.

eleno
21/01/2013 13:44
Que forma mais estupida de protesto. Dando o tiro no proprio pe'. Facam uma passeata em vez, nao atrapalhe mais quem ja esta aguentando esse sufoco. Essa lideranca precisa ser mais inteligente.
edcleia
21/01/2013 13:23
E que ja não ta complicado pra fecharem em horario de pico. Porque não vão pra frente da prefeitura, marcam uma reunião com as pessoas responsaveis, ao inves de atrapalhar ainda mais a vida das pessoas. Sou da margem esquerda, mas não concordo com esse tipo de protesto. Ate porque essas pessoas que dissem lideres de bairros devem ter contatos e outras formas pra isso. O mais engraçado e que quando eles tem o poder de mudar as coisas com o voto deixam tudo na mesma, depois reclamam dai.
Vanilson
21/01/2013 12:38
Apoio totalmente esse manifesto, com certeza dessa forma esse absurdo que é esta obra será visto com mais atenção pelas autoridades. Infelizmente pra quem é usuário (como eu por exemplo) vai complicar ainda mais, mas acredito que esse é o caminho pra se conseguir alguma coisa, lembram da manifestação do trevo da morte na BR 470, foi dessa mesma forma e o resultado apareceu, podemos transitar na região do trevo com mais segurança hoje. Torço pra que essa ação nos traga consideráveis melhoras.

Abraço,
Carlos
21/01/2013 12:01
Concordo plenamente com a Nadir. Todo protesto é válido numa democracia, porém ferir a Consituição Nacional em prejudicar o direito de iri e vir, é radicalismo. Deveriam primeiramente, como diz a Nadir, ir até o gabinete do prefeito e entender o processo, saber quais os motivos dessa demora e então ai sim, com conhecimento de causa, protestar, mas de forma inteligente, não fechando a ponte por 1h o que vai provocar um enorme congestionemento, ainda mais num horário critico. Infelizmente hoje, não só em gaspar, as pessoas estão agindo pela emoção e não pela razão de forma verdadeiramente democrática.
Luciano Odair Coradini
21/01/2013 11:56
Bom, parece que alguns Gasparenses tentam buscar força para se libertar da sedação imposta que nos deixa sem rumo. Está mais que na hora de mostrar o descontentamento de todos. Se for um ato imparcial vai ter credibilidade, apoio, mas se for um ato político-partidário como foi a manifestação da BR 470 vai ser mais um palco teatral. E se for, corre o risco de ser mais um assunto a cair no descrédito em Gaspar e não ter a atenção da mídia e consequentemente a repercussão que deveria. Portanto, palanque para político é em ano eleitoral e nos meses definidos, fora isso é trabalhar e mostrar competência.
Nadir
21/01/2013 10:11
Vergonha, lamento muito pessoas que se dizem lideranças no bairro, se comportar desta forma. PROTESTAR deste jeito???
Porque não fecham o gabinente do prefeito, a entrada de sua sala? Porque não cobram satisfação do atraso, olham o contrato, as cláusulas de multa, encaminham ao ministério público, etc.

Agora a forma de protestas que acharam é prejudicar ainda mais que ja se ferra nestas filas intermináveis.

Me adimira muito um candidato que defendia o governo propor isto e a vereadora eleita fazer coro também.

Haja paciência mesmo, só em Gaspar.

Nadir E. Leotério
Moradora ME
morador do bela vista
21/01/2013 09:10
Sou a favor de fazer protesto mais os motoristas que vão sofrer com isso não tem culpa alguma por isso dou um comselho ao pessoal da margem esquerda, porque não fazer um protesto em frente a prefeitura assim não envolvera pessoas que muitas vezes tem algum compromisso nesse horario ja esta dificil o acesso ainda resolvem parar com protestos, vamos ter consiencia povo...

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.