Gaspar comemora neste mês de abril uma data histórica e significativa que tem tudo a ver com o estágio de progresso e desenvolvimento que atingiu.
São os 150 anos de criação e instalação da Freguesia de São Pedro Apóstolo por ato do vice-presidente da Província de Santa Catarina João José de Andrade Pinto, datado de 25 de abril de 1861. O artigo I da lei No. 509 dizia: ?Fica criada no lugar denominado Gaspar, no Rio Itajaí, uma Freguesia com a denominação de São Pedro Apóstolo?.
O artigo II estabelecia os limites da Freguesia, e o III determinava que a Capela de Belchior Baixo servisse como templo para os moradores da Freguesia recém criada. O templo não passava de uma construção simples coberta com palha de palmitos, mas foi ali que a freguesia foi instalada solenemente em 28 de julho do mesmo ano.
Depois, em 1867, a Freguesia passou a contar com uma nova igreja no morro doado pelo Dr. Blumenau sendo vigário o Padre Alberto Francisco Gattone. Esses os primeiros movimentos da população de uma região que viria a se transformar num dos mais prósperos municípios do estado.
Depois de freguesia, Gaspar virou distrito, vila e cidade, sendo transformada em município em 1934 pelo Decreto 499, de 17 de fevereiro daquele ano, assinado pelo Interventor Aristiliano Ramos.
A partir daí Gaspar iniciava a caminhada em busca dos seus altos destinos, atingindo hoje 77 anos de emancipação como um dos municípios mais progressistas do estado, onde ocupa a honrosa 27ª. posição na arrecadação do ICMS.
Com uma população que já atingiu 57 mil habitantes e fiel às suas origens, Gaspar ainda é um forte produtor agrícola contando com também um pujante e desenvolvido parque industrial.
Como que justificando o nome dado à Freguesia criada a 150 anos e talvez até por inspiração dele, Gaspar cresceu e se desenvolveu amparado e incentivado por um forte sentimento religioso.
A religião católica que mais se evidenciou transformou-se ali num verdadeiro celeiro de padres e freiras que de Gaspar saíram em número elevado para servir à causa divina nos mais diferentes pontos do país e até do exterior.
Aliás, um dos grandes orgulhos da população gasparenses é o fato de que quatro filhos da terra foram sagrados bispos, administrando importantes dioceses no país.
Como se pode observar a Freguesia criada há um século e meio deu excelentes frutos e hoje abriga uma população feliz e orgulhosa pela posição de destaque que Gaspar ostenta no contexto estadual.
Álvaro Correia
edição 1283
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).