E o fim do mundo não aconteceu. E agora? Final e início de ano é sempre um momento para refletir, sonhar, traçar metas e prometer. Como na tevê, fazemos a retrospectiva para avaliar o que ocorreu em 2012. E você, obteve os resultados que queria? Conseguiu perder aqueles quilinhos a mais? Poupou dinheiro para trocar de carro? Livrou-se da dívida no cartão? Achou a pessoa que faria você feliz? Não? O que houve de errado?
Podemos apontar a falta de clareza do que se quer alcançar como um fator que impede as realizações. O comodismo e as desculpas são outro motivo que nos prende à mesmice. As pessoas arranjam justificativas e se colocam como vítimas das circunstâncias para explicar sua própria falta de vontade.
As pessoas alegam falta de tempo. Mas o Brasil parou durante 210 horas para acompanhar a história de ódio entre Carminha e Nina, sem falar nos programas de auditório aos domingos.
O medo é outra causa que paralisa as pessoas diante das possibilidades e desafios. Muitas vezes, elas deixam de agir por medo de receber críticas, perder tempo e dinheiro ou parecer ridículas diante dos amigos.
Mas o ano de 2013 pode ser surpreendente se você planejar e agir rumo aos seus objetivos. Para quem tem metas claras, a mente encontra os meios e estratégias de alcançá-las. Ao sair do comodismo e valorizar seu tempo, você vai descobrir que, a novela das nove e mais um programa de domingo durante 2012, equivalem às horas de uma pós-graduação. Por isso, há tempo quando se prioriza o que é importante.
Vale lembrar que as pessoas bem sucedidas, ainda que tivessem medo, arriscaram e persistiram diante dos problemas. O caminho do sucesso tem muitos desafios até que se atinja a meta estabelecida. É preciso ter consciência de que o momento certo de agir é agora. O motor da mudança está dentro de você e não dos outros. Afinal, enxergamos o mundo como nós somos. Vamos fazer o ano de 2013 repleto de conquistas!
Cíntia Lopes e Denise Ayres
Palestrante e professora
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).