Lista telefônica

Artigos - Jornal Cruzeiro do Vale

Brusque berço das lojas de departamentos Havan

17/11/2017 10:02
Por Alvaro Correia, ex-parlamentar

Ao longo da sua história, Brusque sempre foi um dos municípios dos mais progressistas e admirados do Médio Vale do Itajaí, graças ao espírito ordeiro e trabalhador dos seus filhos. Dotados também do senso de iniciativas empreendedoras, os brusquenses transformaram a cidade num respeitável parque comercial e industrial, onde entre as muitas empresas se destacavam, a Renaux, a Buetner e a Schlesser.

Gracas a isso Brusque ganhou projeção nacional e passou a ser conhecida como a cidade “Berço da Fiação Catarinense”. A excelente condição econômica, permitiu que Brusque desse grande incentivo á sua juventude para a prática do esporte, garantindo que equipes locais participassem de competições regionais e até nacionais. Em 1960 Brusque ganhava um novo título que deixou muito orgulhosos os seus habitantes; “Cidade Berço dos Jogos Abertos de Santa Catarina”, competição inaugurada naquele ano por iniciativa do empresário Artur Schlesser. Povo religioso, Brusqe abriga em seu território uma instituição a qual dedica especial zelo e carinho; o Santuário de Azambuja, que é visitado anualmente por milhares de pessoas. Em termos de religião os brusquenses tem hoje motivos de sobra para vangloriar-se pois o atual arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger é natural de Brusque. Atualmente Dom Murilo é arcebispo em Salvador, respondendo também pela vice presidência as CNBB.

Feito esses destaques, passo agora a abordar o assunto principal desse artigo: a impressionante trajetória de sucesso das Lojas de Departamentos Havan. Realmente, é qualquer coisa de fenomenal e muito significativo a expansão e o crescimento de uma empresa num espaço relativamente curto.

Hoje a Havan já contabiliza 104 Lojas de Departamentos implantadas em importantes cidades brasileiras distribuídas em 16 estados. A empresa já teve 15 mil funcionários, mais hoje funciona com 12 mil. O sucesso das lojas tem se refletido de maneira significativa na arrecadação da empresa que gira, com base em 2016, em 4.700 bilhões. Outro fato interessante da bela história da Havan é que a empresa, fundada em Brusque em junho de 1986 pelo Sr. Luciano Hang, continua por ele, e somente por ele e seus filhos sendo administrada.

Brusquense de nascimento, Luciano Hang, ama de paixão a sua terra natal, onde mora com sua família e onde montou uma formidável estrutura para dirigir as centenas de lojas que instalou pelo Brasil afora. Avião e helicóptero fazem parte dessa estrutura para os seus deslocamentos.

Esse artigo tem tudo haver com a anunciada presença da Havan em Gaspar, prevista para o próximo ano.
É que a população gasparense não se conformava ao ver a Havan inaugurar lojas por todo o Brasil, esquecendo Gaspar, município vizinho de Brusque e onde as populações mantém o melhor relacionamento. Pela expectativa reinante é fácil imaginar o sucesso da Havam em Gaspar.

E a prosseguir nesse ritmo de inauguração de lojas, não demorará muito para que Brusque passe a ser conhecida também como: “Cidade Berço das Lojas Havan”. E olha que esse slogan faria justiça não só a Brusque como também ao fundador das já famosas Lojas de Departamentos, o competente e arrojado empresário Luciano Hang.

 

Edição 1827
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.
 

Artigos

Nos primeiros meses desse ano o Brasil registrou um tímido recuo no número de falências decretadas.

No início do mês de abril de 2014, este jornal noticiou com o destaque merecido, que o juiz Marcio Schiefler Fontes tinha sido convocado para o alto posto de juiz instrutor criminal do Supremo Tribunal Federal.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - proposta de padronização curricular e de transformação do ensino formal em um processo de troca, de construção de conhecimento mais humanizado - tem potencial para modificar o cenário da educação no Brasil.

Ao brincar, a criança exerce sua criatividade livremente. Ela experimenta gostos, prazeres, sons, cria imagens e até com os aromas ela faz experiências que a entretêm.

“É fácil a confusão entre união estável e namoro, já que, por ser ela um fato social, a sua prova decorre de atos que externam convivência pública, cujos atos também são externados quando do namoro ou mesmo do noivado...”

Construir um relacionamento feliz e duradouro é uma das principais buscas de um casal que se ama.

Você já pensou se empresas, bancos e universidades não tivessem o controle de pessoas que entram e saem de seus estabelecimentos diariamente?

Em meados do século passado, iniciou-se a revitalização do centro das cidades portuárias como Rotterdam, Baltimore, Boston, Buenos Aires, Sidney e Barcelona. 

O desequilíbrio da gestão da saúde brasileira faz desaguar no Judiciário uma série de problemas enfrentados pelos pacientes brasileiros.