Lista telefônica

Artigos - Jornal Cruzeiro do Vale

Pele bronzeada e saúde: uma combinação impossível

13/01/2017 08:56
Por Annia Cordeiro Lourenço

Pele bronzeada é sinônimo de pele queimada pelo sol, ou seja, danificada pela exposição solar e suscetível a envelhecimento precoce, manchas e, até mesmo, câncer. Sol estimula a produção de enzimas destruidoras do colágeno, o que acelera o processo de envelhecimento. Além disso, os raios levam também à mutação do DNA, o que pode causar o câncer de pele.

Sendo assim, se bronzear é totalmente contraindicado, mesmo que seja usando protetor solar. Não é possível pegar uma cor usando filtro solar adequadamente. Se a pele ficar morena significa que houve queimadura, ou seja, a proteção não foi efetiva e a pessoa está suscetível a todos os riscos que a exposição solar sem proteção traz – tanto para o momento quanto para o futuro.

Por mais que a nossa cultura valorize o bronzeado, é preciso priorizar a saúde. Não é possível proteger a pele dos danos causados pelos raios solares e, ao mesmo tempo, ficar com a pele morena. Levando em consideração os riscos que o sol representa, a minha recomendação é que cada um a mantenha seu próprio tom de pele. Além do envelhecimento precoce e do risco do câncer de pele, a exposição ao sol sem proteção pode provocar manchas em todo o corpo.

Há alguns anos, a ANVISA proibiu o uso de camas de bronzeamento artificial devido aos riscos de câncer de pele. Eles podem ser ainda mais prejudiciais à pele do que a própria exposição ao sol sem proteção. Ele aumenta – e muito – os riscos do desenvolvimento de câncer de pele.

Uma opção que é bastante utilizada são os autobronzeadores, cosméticos que promovem uma oxidação da camada de pele morta, o que resulta em uma cor semelhante ao do bronzeado. Apesar de não penetrar nas camadas mais profundas da pele e não estimular a produção de melanina, estudos recentes mostram efeitos colaterais do uso desses produtos.

Descobriu-se que os autobronzeadores, quando usados com muita frequência, também envelhecem a pele – mas menos que a exposição solar –, pois estimulam uma reação química chamada de glicação, que está relacionada ao processo de envelhecimento. O mesmo aplica-se aos bronzeamentos a jato, já que são usadas substâncias semelhantes para escurecer a pele.

Entre as opções disponíveis no mercado, as formas mais segura de escurecer a pele são as pílulas de caroteno, que uniformizam o tom da pele com uma sensação de bronzeado. Ele protege contra a penetração dos raios solares, impedindo parte da ação deles. Entretanto, esses produtos não substituem o protetor solar.

Existe uma cápsula disponível no mercado que tem efeito antioxidante e que age como um filtro solar “de tomar”. Entretanto, deve ser utilizada com a orientação de um especialista.

Acima de tudo, o mais importante é cuidar da saúde da pele. Desejar ter uma cor sem pensar nos riscos para o futuro é imprudente. A Organização Mundial de Saúde estima que em 2030 existirá 27 milhões de novos casos de câncer. Não faça parte desta estatística.

 

Edição 1783
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.
 

Artigos

06/05/2016

DIA DOS ANIMAIS

Criaram o Dia Estadual de Proteção aos Animais: 28 de abril. Outros Estados tem também esse dia, ainda que em dias diferentes. Aproveito para dizer, mais uma vez, que não acredito muito nessas ONGs ou como quer que se chamam, que prometem proteger os animais.

A Fosfoetanolamina sintética, assim como várias outras substâncias ao longo das últimas décadas, veio com uma promessa de cura para pacientes com câncer. Porém, uma nova “molécula promissora” aparece todo dia no mercado e, de cada mil dessas, apenas uma chega a se tornar um medicamento registrado. As demais são rejeitadas não só por serem ineficazes, mas também por serem tóxicas. 

Este artigo tem como objetivo fomentar a aplicação da penalidade acessória de pontuação por infração de trânsito no contexto da legislação brasileira.

Mais uma joia do governo brasileiro em prol da já combalida educação que é oferecida por aqui: o MEC – Ministério da Educação, eliminou a obrigatoriedade do estudo da Literatura Portuguesa na Nova Base Nacional Curricular Comum, que deve ser colocada em prática a partir de junho próximo.

Os governos militares fizeram grandes investimentos, com dinheiro emprestado a juros baixos - que logo subiram à estratosfera-, em usinas hidrelétricas. 

O prefeito Bill de Blasio da cidade de Nova York está criando a “Frota Limpa” para reduzir as emissões dos veículos próprios do município pela metade até 2025, e por escalonamento, de 80% até 2035, no máximo. Esta frota será de veículos elétricos, a maior de qualquer cidade dos Estados Unidos.

Desde o último dia 1º de dezembro, quando teve instalada a sua 4ª Vara, que abrange os feitos da Família, Infância e Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões, a Comarca de Gaspar vem reorganizando os seus serviços.

O ano de 2016, infelizmente, não começou nada bem. Não falo nem na corrupção, na impunidade e no descaso à saúde, à segurança, à justiça, etc, coisas que também precisamos combater.

A imprensa nacional muito tem se ocupado ultimamente com o problema carcerário do país que tem protagonizado uma série de acontecimentos tristes, lamentáveis e preocupantes.