Lista telefônica

Artigos - Jornal Cruzeiro do Vale

Globalização, política e desenvolvimento

A globalização é um fenômeno econômico, comercial e cultural que envolve as populações de todo o globo terrestre e que tem como objetivo proporcionar o que for considerado bom a todos, em todos os cantos do mundo, independente das culturas, crenças, valores e necessidades dos povos envolvidos no processo em curso, seja ele qual for.

Um dos fatos mais marcantes, intrigantes e detestáveis desse fenômeno é a ocorrência de a economia internacional estar fundamentada no dólar americano que é um fator de desestabilização mundial constante uma vez que todos os eventos internacionais são financiados e sustentados por essa moeda.

A globalização tem a finalidade de conduzir a força do capitalismo para onde ele possa se fortalecer ainda mais, para produzir mais, servindo- se de países onde não há legislação trabalhista que ampare trabalhadores expostos a toda a sorte de fragilidades.

Como sabemos, a Política é a arte de tornar possível o que é necessário. Para tornar possível o que é necessário não é, objetivamente, obrigar que as pessoas estejam vinculadas a uma agremiação partidária como muitas que existem no Brasil sem a expressividade necessária. Fazer política é, acima de tudo, defender uma causa, procurar conscientizar pessoas de que determinados propósitos são necessários para o bem de todos. Por exemplo, quando o cantor Roberto Carlos fez as músicas Amazônia e As baleias, estava fazendo política. Há muitos anos quando o nosso glorioso Pelé fez o seu milésimo gol ele disse: “Vamos pensar nas crianças pobres” Pelé transformou aquele ato em momento político. Portanto, todos podemos trabalhar politicamente em nossas comunidades sem, necessariamente, defendermos uma bandeira partidária!

Quanto a desenvolvimento, vivemos em um mundo muito dinâmico em que as atividades se alteram com uma velocidade estonteante, a aprendizagem deve ser constante, consistente a fim de que seja possível se manter em uma atividade que promova o bem-estar de toda uma população.

Hoje o momento é delicado posto que para se atingir o desenvolvimento este passa por uma escolarização, de base, muito sólida, uma vez que os métodos operativos estão cada vez mais associados à inteligência artificial de máquinas que trabalham constantemente e sem a regência de uma legislação trabalhista que imponha normas humanas para as suas ações, podendo produzir incessantemente.

 

Edição 1866

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.
 

Artigos

Nos primeiros meses desse ano o Brasil registrou um tímido recuo no número de falências decretadas.

No início do mês de abril de 2014, este jornal noticiou com o destaque merecido, que o juiz Marcio Schiefler Fontes tinha sido convocado para o alto posto de juiz instrutor criminal do Supremo Tribunal Federal.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - proposta de padronização curricular e de transformação do ensino formal em um processo de troca, de construção de conhecimento mais humanizado - tem potencial para modificar o cenário da educação no Brasil.

Ao brincar, a criança exerce sua criatividade livremente. Ela experimenta gostos, prazeres, sons, cria imagens e até com os aromas ela faz experiências que a entretêm.

“É fácil a confusão entre união estável e namoro, já que, por ser ela um fato social, a sua prova decorre de atos que externam convivência pública, cujos atos também são externados quando do namoro ou mesmo do noivado...”

Construir um relacionamento feliz e duradouro é uma das principais buscas de um casal que se ama.

Você já pensou se empresas, bancos e universidades não tivessem o controle de pessoas que entram e saem de seus estabelecimentos diariamente?

Em meados do século passado, iniciou-se a revitalização do centro das cidades portuárias como Rotterdam, Baltimore, Boston, Buenos Aires, Sidney e Barcelona. 

O desequilíbrio da gestão da saúde brasileira faz desaguar no Judiciário uma série de problemas enfrentados pelos pacientes brasileiros.

12/05/2017

Casa própria

Os vereadores do PT e do Bloco Democrático pediram, na última sessão na Câmara de Vereadores de Gaspar, que fosse realizada uma audiência pública para discutir a possibilidade da construção de uma sede própria para a casa de leis.