Lista telefônica

Artigos - Jornal Cruzeiro do Vale

A caverna, o fósforo e o empreendedor

Por Alberto Júnior, fundador do Grupo Life Brasil S.A

 

Imagine que você está no fundo de uma caverna e tem uma caixa de fósforo. Seu objetivo é sair dela. Só que é tão escura que você não tem condições de ir correndo, pois não sabe a melhor alternativa de trajeto para a saída. Mas, qual é a opção? Acender um fósforo de cada vez e ir caminhando rumo ao seu sucesso e a sua conquista que, no caso, é a saída.

E o que eu quero dizer com isso para você? Qual é a analogia que crio com o empreendedor? Bem, tudo é conquistado com o tempo, passo a passo, de uma forma constante, permanente e consistente. O empreendedor em si sabe que ele é um abre estrada de uma maneira forte. Eu já havia falado que nós temos o empreendedor que abre estrada e o empreendedor que pavimenta. Porém, o empreendedor “abre estrada” é aquele que vai atropelando tudo, vai jogando para trás e tem alguém que possa dar suporte. Este certamente vai estar à frente do empreendedor que pavimenta.

Mas, eu quero que você pense que não adianta criar uma coisa hoje e esperar que amanhã o seu sucesso seja alcançado. O empreendedorismo, o resultado do sonho do empreendedor, é formado por um passo de cada vez. A sua história, conquista e reputação é construída ao longo do tempo, de acordo com as atitudes e os resultados que formam a sua experiência. Isso quer dizer que quanto mais conhecimento tiver na sua trajetória, mais autoridade acaba tendo e, consequentemente, reconhecido será.

E quando constrói essa história toda, certamente vai ser visto, lembrado e recomendado. Porque quem indica não garante, quem recomenda, sim. O empreendedor vive nessa caverna todos os dias. Ele sabe que tem que construir passo a passo a sua vitória para que, ao final, ele possa levantar e dizer “eu consegui, meu sucesso foi construído”. E ele acaba sendo, em grande parte, um êxito constante, coerente e consistente.

Como diz um grande amigo, um grande profissional, que é personal branding e trabalha com marcas, Arthur Bender, e também autor do livro Personal branding, que eu lhe indico: “a personalidade é a história da marca”. Não esqueça dessa dica! Crie essa análise da caverna, do fósforo e do empreendedor, pois você precisa riscar um fósforo de cada vez, dar um passo por vez, na construção do seu sucesso.

 

Edição: 1876

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.
 

Artigos

“É fácil a confusão entre união estável e namoro, já que, por ser ela um fato social, a sua prova decorre de atos que externam convivência pública, cujos atos também são externados quando do namoro ou mesmo do noivado...”

Construir um relacionamento feliz e duradouro é uma das principais buscas de um casal que se ama.

Você já pensou se empresas, bancos e universidades não tivessem o controle de pessoas que entram e saem de seus estabelecimentos diariamente?

Em meados do século passado, iniciou-se a revitalização do centro das cidades portuárias como Rotterdam, Baltimore, Boston, Buenos Aires, Sidney e Barcelona. 

O desequilíbrio da gestão da saúde brasileira faz desaguar no Judiciário uma série de problemas enfrentados pelos pacientes brasileiros.

12/05/2017

Casa própria

Os vereadores do PT e do Bloco Democrático pediram, na última sessão na Câmara de Vereadores de Gaspar, que fosse realizada uma audiência pública para discutir a possibilidade da construção de uma sede própria para a casa de leis.

Dias das Mães é, talvez, o dia mais relevante das tantas datas comemorativas e merece, de fato, muita comemoração, porque elas, as mães, são as criaturas mais importantes desse mundão de Deus.

Desde que fui eleito vereador, tenho visitado várias comunidades e sempre me deparado com problemas históricos que devem ser solucionados.

Estou hoje aos pés de N. Sra. Aparecida, nesse momento de grande apreensão e medo, especialmente para os mais pobres do nosso povo. Os poderosos deste mundo tomaram o poder e governam em favor da ganância e do acúmulo de riquezas para si e para os seus.