Lista telefônica

Artigos - Jornal Cruzeiro do Vale

Globalização, política e desenvolvimento

A globalização é um fenômeno econômico, comercial e cultural que envolve as populações de todo o globo terrestre e que tem como objetivo proporcionar o que for considerado bom a todos, em todos os cantos do mundo, independente das culturas, crenças, valores e necessidades dos povos envolvidos no processo em curso, seja ele qual for.

Um dos fatos mais marcantes, intrigantes e detestáveis desse fenômeno é a ocorrência de a economia internacional estar fundamentada no dólar americano que é um fator de desestabilização mundial constante uma vez que todos os eventos internacionais são financiados e sustentados por essa moeda.

A globalização tem a finalidade de conduzir a força do capitalismo para onde ele possa se fortalecer ainda mais, para produzir mais, servindo- se de países onde não há legislação trabalhista que ampare trabalhadores expostos a toda a sorte de fragilidades.

Como sabemos, a Política é a arte de tornar possível o que é necessário. Para tornar possível o que é necessário não é, objetivamente, obrigar que as pessoas estejam vinculadas a uma agremiação partidária como muitas que existem no Brasil sem a expressividade necessária. Fazer política é, acima de tudo, defender uma causa, procurar conscientizar pessoas de que determinados propósitos são necessários para o bem de todos. Por exemplo, quando o cantor Roberto Carlos fez as músicas Amazônia e As baleias, estava fazendo política. Há muitos anos quando o nosso glorioso Pelé fez o seu milésimo gol ele disse: “Vamos pensar nas crianças pobres” Pelé transformou aquele ato em momento político. Portanto, todos podemos trabalhar politicamente em nossas comunidades sem, necessariamente, defendermos uma bandeira partidária!

Quanto a desenvolvimento, vivemos em um mundo muito dinâmico em que as atividades se alteram com uma velocidade estonteante, a aprendizagem deve ser constante, consistente a fim de que seja possível se manter em uma atividade que promova o bem-estar de toda uma população.

Hoje o momento é delicado posto que para se atingir o desenvolvimento este passa por uma escolarização, de base, muito sólida, uma vez que os métodos operativos estão cada vez mais associados à inteligência artificial de máquinas que trabalham constantemente e sem a regência de uma legislação trabalhista que imponha normas humanas para as suas ações, podendo produzir incessantemente.

 

Edição 1866

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.
 

Artigos

Dias das Mães é, talvez, o dia mais relevante das tantas datas comemorativas e merece, de fato, muita comemoração, porque elas, as mães, são as criaturas mais importantes desse mundão de Deus.

Desde que fui eleito vereador, tenho visitado várias comunidades e sempre me deparado com problemas históricos que devem ser solucionados.

Estou hoje aos pés de N. Sra. Aparecida, nesse momento de grande apreensão e medo, especialmente para os mais pobres do nosso povo. Os poderosos deste mundo tomaram o poder e governam em favor da ganância e do acúmulo de riquezas para si e para os seus.

Dia 25, terça-feira próxima, marca a passagem dos 28 anos da morte da querida e saudosa irmã Miriam Konig.

É a partir do trabalho que as famílias tiram sustento, realizam sonhos e conseguem planejar um futuro melhor.

Esta sendo realizado em Blumenau neste fim de semana, na Vila Germânica, a 54a Convenção Distrital do Lions do Distrito LD5.

A data de amanhã, dia 1° assinala a passagem do quarto aniversário da morte do Dr. Helio Barbosa Fontes, um dos primeiros advogados nascido em Gaspar. 

A imprudência no trânsito mata cerca de 45 mil pessoas por ano no Brasil e deixa aproximadamente 600 mil com sequelas permanentes, conforme aponta o Ministério da Saúde.

A rapidez com a qual os eventos se sucedem no mundo dos negócios pressupõe a agilidade a informatização das empresas em geral.