É interessante observar como nossas vidas andam tão rapidamente nos dias de hoje. O dia voa, a semana nem se vê, e o final de semana é demais célere. Parece mesmo que o tempo é menor que antigamente, que não temos mais tantas horas quanto tínhamos há alguns anos atrás. Mas, o que mudou não foi o tempo, foi a nossa vida. Passamos a viver com pressa. A pressa é o que nos acompanha em todo o dia a dia, dormimos com pressa, acordamos com pressa, vamos ao trabalho com pressa, estudamos com pressa, vamos à Universidade com pressa, comemos com pressa, enfim, fazemos tudo em conjunto com essa tal de pressa.
Acontece que é difícil para nós sair dessa lógica, afinal fazemos mil coisas ao mesmo tempo e mal nos resta tempo para fazer aquilo que gostamos, aquilo que nos deixa feliz, que nos dá prazer, que enaltece a nossa criatividade. A grande maioria de nós tornaram-se seres pragmáticos, objetivos e práticos, sem haver tempo para a reflexão e o pensamento crítico. A pressa, cada vez mais, nos puxa para participar de seu jogo.
Entretanto, em meio a tanta pressa é preciso que haja momentos de reflexão sobre os mais diversos temas de nossa vida, é preciso que haja tempo para o lazer, para conversar, amar, sonhar e, sobretudo, ser feliz. Essa tal de pressa não pode puxar todos para o seu lado. Sempre haverá resistência. Essa tal de pressa, egoísta e individualista, só pensa em deixar as pessoas mais pragmáticas, mais infelizes, mais egoístas; e é por isso que é necessário inverter a lógica da pressa, fazê-la ficar perdida e sozinha em seu canto, enquanto nós vamos viver nossas vidas mais felizes, sem se preocupar com a tal da pressa.
Thiago Burckhart - Estudante de Direito
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).