Sentindo a necessidade de apoiar e orientar a atividade empresarial que aqui crescia num ritmo acelerado e animador na década de 1970, os empresários locais uniram-se e fundaram em 22 de junho de 1982, a Associação Empresarial de Gaspar, Acig, a qual teve como seu primeiro presidente o Sr. Vilmar de Oliveira Schurmann.
A classe que por falta de incentivo e orientação vivia desamparada e desarticulada, teve sua situação agravada com a grande enchente de 1983 que atingiu gravemente a maioria de nossas indústrias, muitas delas sendo forçada a paralisar suas atividades. Foi nesse triste episódio que a Acig entrou em ação demonstrando toda a sua força e valor, liderando a luta para que as empresas atingidas pelo flagelo, não só pudessem prorrogar os seus impostos, como também conseguissem financiamentos para se recuperarem. Superada essa fase, a Acig foi consolidando sua posição como defensora e líder da classe empresarial gasparense que continuou crescendo e se desenvolvendo, inclusive com o surgimento de novas empresas.
Por isso novos desafios não faltaram para dar suporte a atividade empresarial em decorrência do seu crescimento. As estruturas da prefeitura e de outros órgãos públicos foram melhoradas de forma a atender com mais presteza e eficiência as necessidades do setor industrial. Uma unidade do Corpo de Bombeiros foi outra necessidade imprescindível em torno da qual a Acig empenhou-se até a sua instalação. Diante do sucesso de suas atividades, a Acig passou a ser convidada para, ao lado de outras entidades, de lutar por uma série de outros benefícios que Gaspar vinha reivindicando, tais como; Continuação da Avenida das Comunidades, desenvolvimento turístico, nova ponte sobre o rio Itajaí, novo anel rodoviário de contorno da cidade, etc.
Afora isso o principal destaque da Acig nesses 34 anos de sua brilhante trajetória tem sido a orientação segura e assistência que tem dado aos seus associados. Dia 05 último, nas dependências do Raul’s Hotel a Acig promoveu um festivo jantar de posse da sua nova diretoria, com a presença de autoridades, convidados e associados. Na oportunidade o presidente José Eduardo de Souza despediu-se do cargo que desempenhou brilhantemente nos últimos dois anos, fazendo antes uma prestação de contas que mereceu aplausos gerais. Recebeu dos membros da diretoria uma bela homenagem e um lindo troféu de reconhecimento pelo seu trabalho. O seu substituto, empresário Nelson Mario Kistner após ser empossado, deu posse aos demais membros da sua diretoria proferindo um brilhante discurso onde elogiou o trabalho de seu antecessor, dispondo-se a tudo fazer para que a Acig continue nessa brilhante caminhada.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).