Depois de reunir o máximo de problemas que quase emperraram o seu normal funcionamento, o Fórum da Comarca de Gaspar vai aos poucos saindo da incomoda e injusta situação, passando a suspirar ares melhores e mais alentadores.
O socorro providencial, através de várias medidas, que tirou o Fórum da beira do abismo, deve-se ao incansável trabalho da Comissão formada pelas lideranças do município no dia 17 de novembro de 2010. A objetiva exposição feita pelo coordenador daquela memorável reunião fez com que os membros da comissão agissem com a rapidez que os graves problemas do Fórum estavam a exigir, dentre eles os 37 mil processos atrasados.
Na reunião realizada no começo de janeiro de 2011, no Tribunal de Justiça na capital, a Comissão sensibilizou o desembargador ? presidente, José Trindade dos Santos, ao apresentar verbalmente e por escrito dados e números negativos impressionantes que o nosso Fórum vinha contabilizando. Acolhendo as justas ponderações, o presidente do T.R.E. decidiu ajudar a nossa comarca, baixando ato no dia 25 de janeiro do qual constavam 12 itens para sanar as deficiências e normalizar os serviços forenses de nossa cidade. Desde então, técnicos e altos funcionários do Tribunal passaram a visitar Gaspar para constatar in loco os principais problemas a serem atacados.
E realmente, aos poucos as providências foram se tornando realidade. Foram preenchidos 11 cargos técnicos, e mais os de oficial de infância, assistente social, zelador e copeira, estando em processo de licitação os cargos de vigilantes. A rede elétrica que provocava apagão em dias de trovoada foi melhorada com a troca de disjuntores. O prédio ganhou uma segura e vistosa cerca e grande parte dele já foi pintado. Foi concretizado também o aluguel de um amplo espaço no prédio ao lado do Fórum para onde já foram transferidos vários serviços. A grande vitória conseguida pela Comissão foi manter a permanência em Gaspar por mais de um ano do Juiz substituto Dr. Sandro Pierre, que agora foi transferido para Blumenau. O Dr. Sandro vinha respondendo pela terceira vara, cujo titular, Dr. Cleiton já chegou a Gaspar e assumiu o seu posto. Essas providências já repercutiram expressivamente nos trabalhos do Fórum onde o número de processos atrasados já diminuiu de 37.000 para 30.136 até janeiro último. Outra vitória importante conquistada foi conseguir que o Tribunal desse sequência ao projeto de construção do anexo do nosso Fórum, pois o espaço físico é o maior problema a entravar os serviços forenses. Felizmente o projeto do novo prédio está em fase bem adiantada devendo a licitação para sua construção ser lançada até o final do corrente mês.
Como já dissemos em outra oportunidade o anexo contará com espaços para abrigar sete varas e já conta com verbas garantidas para sua construção. Semana passada a Comissão esteve em audiência com o novo presidente do T.R.E. Dr. Cláudio Barreto Dutra, onde fez uma exposição sobre os problemas e a situação atual do nosso Fórum. Fez também a entrega de um ofício com o relato da situação e dois apelos: primeiro, solicitando a nomeação de um novo juiz substituto para Gaspar e segundo encarecendo todo apoio e interesse da presidência ao projeto de construção do novo prédio do Fórum gasparense.
O Dr. Cleverson Oliveira, Diretor-Administrativo do Tribunal também foi visitado pelos membros da Comissão, pois ele tem se mostrado um grande amigo de Gaspar no trato dos problemas do Fórum. Ele confirmou as providências para a licitação das obras do anexo e reafirmou a sua disposição de continuar ajudando a comarca de Gaspar em tudo o que for possível.
A Comissão voltou de Florianópolis satisfeita e confiante. Ela foi integrada pelo ex deputado Álvaro Correia, pela presidente da OAB, Meri Terezinha Zibetti e pelos vereadores Cleber Wan dhal de Gaspar e Luiz Peixer presidente da Câmara de Vereadores de Ilhota.
Álvaro Correia
Edição 1382
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).