Quem já se machucou, torceu ou bateu alguma parte do corpo, praticando algum esporte, andando ou mesmo em uma queda já deve ter ouvido isso de alguém: ?ah, chega em casa e coloca gelo?. Realmente, o gelo é um recurso bastante utilizado nas lesões agudas, que são aquelas lesões recentes onde a região que sofreu a batida ou a torção está bem dolorida, quente e inchada, pois o gelo quando bem empregado tem uma série de fatores positivos que podemos usar a nosso favor, tanto para diminuir a dor quanto para reverter o inchaço que sempre incomoda e dificulta a movimentação da região lesada.
O gelo é um recurso simples, barato e se usado corretamente é de grande valia para o tratamento das lesões agudas. Além de diminuir a sensação dolorosa, o gelo promove uma vasoconstrição, que seria a diminuição do calibre dos vasos sanguíneos. Os vasos ficam mais finos e a quantidade de sangue que passa por ele é menor. A diminuição de sangue na região lesada nos interessa porque assim aquele aspecto globoso e inchado não vai ser tão aparente.
Apesar dos benefícios que o gelo nos proporciona, temos que cuidar bastante na hora de fazer a aplicação. Todo mundo aconselha a aplicação de gelo, mas poucas pessoas sabem a quantidade de gelo a ser usada, o tempo certo, por quantos dias e como deve ser feita a aplicação, então temos que ficar atentos para não correr riscos.
A maneira correta de aplicar o gelo seria colocando-o em uma sacola de lixo ou mesmo de supermercado. A quantidade deve ser escolhida com base na região que sofreu a lesão. A sacola tem que cobrir todo o local, não pode ter muito ar dentro e tem que deixar a sacola bem fixa em cima da lesão. Algumas pessoas simplesmente jogam o gelo onde dói e ficam vendo televisão e esquecem tudo. O tempo é muito importante. Para ter um resultado bom a aplicação do gelo tem que ser de 20 a 25 minutos. Como foi falado, o gelo diminui a passagem de sangue pelos vasos. Se o tempo de aplicação for muito alto corre-se o risco de o vaso sanguíneo ficar tão fino que o sangue não consiga mais passar. Se não passa sangue, os tecidos do local não têm nutrientes e acabam morrendo.
Além disso, o gelo também pode causar queimaduras na pele, então outra coisa importante é sempre usar um saco plástico e nunca colocar o gelo direto sobre a pele. Depois desses 25 minutos de aplicação é bom deixar o local lesado descansar de 40 minutos a 1 hora aproximadamente. Depois dessa pausa, a bolsa de gelo pode ser posta novamente, sempre se lembrando de todos os passos descritos. O gelo tem um maior efeito terapêutico em lesões agudas. Esse tipo de lesão tem alguns sinais como dor latejante, vermelhidão, inchaço e aumento da temperatura local. Enquanto a lesão tiver esses sinais o gelo é bem-vindo, então naquelas torções de tornozelo, joelho, cotovelo ou aquelas ?pancadas? na coxa, braço ou mesmo no rosto, o gelo tem uma ação muito benéfica.
O gelo, quando bem empregado, traz ótimos resultados no tratamento de lesões agudas. Além de ser de fácil acesso a qualquer pessoa, ele é de simples aplicação e causa ótimos resultados. Agora, quando alguém se machucar, você pode gritar ?Ah, coloca gelo?, mas também vai explicar tudo que a pessoa precisa saber para o tratamento ser um sucesso.
Universidade do Vale do Itajaí ? UNIVALI
Acadêmicos: William Fernando Lemos Pastorini, Lívia da Rosa Ramos, Luciana Palermo, Natasha Herbele e Mariella Sousa
Professor supervisor: Vera Lígia Bento Galli
8º período Fisioterapia
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).