Aos poucos, a população brasileira vai se acostumando sem mais se espantar, nem criticar, com a união de casais homoafetivos. Isso porque o Brasil já registra hoje 10 casamentos gays por dia. Quem diz isso é o IBGE, depois de levantamentos colhidos em cartórios, varas de família e cíveis de todo o país. O casamento entre gays ganhou força e se expandiu pelo Brasil afora depois da Resolução nº 175, do Conselho Nacional de Justiça, CNJ, de maio de 2013, que obriga cartórios a realizarem casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
Com base nessa resolução, casais de homens e mulheres homoafetivos não perderam tempo para oficializar a sua união. Daí o registro de 10 casamentos gays por dia, segundo a compilação do IBGE nos cartórios do Brasil.
Só no ano de 2013, os cartórios de registro civil realizaram 3.701 casamentos entre pessoas do mesmo sexo, sendo 1.775 de homens e 1.926 de mulheres. O estado de São Paulo é o líder desse tipo de casamento e atingiu a marca de 1.945, sendo 1.048 entre duas mulheres e 897 entre dois homens. Depois vem o Rio de Janeiro com 211, Minas Gerais com 209 e Santa Catarina com 207. Daí para frente, os números vão baixando expressivamente até chegarem ao estado do Amazonas, com 7, Amapá, com 6, Tocantins e Sergipe, com 5, Roraima, com 2 e Acre, com 1.
Esses casamentos envolvem pessoas de todas as classes sociais, inclusive dois pastores evangélicos do Rio de Janeiro, que já viviam juntos e agora oficializaram a união.
Para o doutorando em Filosofia do Direito pela USP, Pablo Antônio Lago: ?O casamento homoafetivo já constitui uma realidade no país. É inegável que o reconhecimento do casamento civil às lésbicas e aos gays envolvem questões de ordem moral e política, mas os debates que o antecederam aconteceram no Judiciário e não no Legislativo. Esse reconhecimento é visto, portanto, como um avanço na luta por algo muito maior e significativo: a aprovação no Congresso do projeto de lei do casamento igualitário, de autoria do deputado Jean Wyllys.? Segundo ele, é questão de valor a relevância política e moral do casamento gay.
Por Álvaro Correia | Ex-parlamentar
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).