Limpar os ouvidos com cotonete faz parte da higiene diária de muitas pessoas, para outras já é um hábito. Mas o que muita gente não sabe é que esse simples ato pode gerar sérios problemas para a saúde dos ouvidos.
Todo mundo tem cera no ouvido e a cor pode variar entre amarelo clara e marrom escura. A cera é produzida por glândulas existentes no canal auditivo mais externo, sendo produzida e expelida normalmente a partir do crescimento da pele. Sua função é de recobrir a pele do canal auditivo e o proteger da água, que pode conter microorganismos nocivos. O cerume também retém a poeira e partículas de areia, impedindo que elas cheguem até o tímpano e causem danos.
A melhor maneira de retirar o excesso de cera sem prejudicar o ouvido é utilizar uma toalha e fazer a limpeza logo após o banho, limpando somente até onde o dedo alcança, assim, a cera não será empurrada em direção aos tímpanos.
A inserção do cotonete para limpar os ouvidos não é capaz de puxar a cera de dentro para fora; ao contrário, ele tende a empurrá-la para dentro da orelha, dificultando a expulsão natural e, consequentemente, favorecendo a formação de "rolhas de cerume." Essas rolhas tampam a passagem do som pelo conduto auditivo e causam a diminuição da audição. Ao limpar os ouvidos estimulamos as glândulas ceruminosas a produzirem mais cera, ou seja, quanto mais limpamos, mais cera nosso organismo produz. Além disto, o indivíduo pode causar uma lesão no canal ou no tímpano, além de otites externas, infecções e em último caso pode até precisar de uma cirurgia para correção.
Quando se forma a rolha de cera/cerume e a pessoa tem a sensação de audição abafada chamamos de perda auditiva condutiva. Neste caso, se torna necessária uma limpeza do ouvido por um médico otorrinolaringologista. É ele quem está apto para retirar toda a cera que o cotonete estará apenas empurrando. Após a retirada da cera, a audição volta a normalidade. Mas fique atento, pois nem sempre o motivo de uma perda auditiva é o cerume.
E a Fonoaudiologia? O que tem a ver com o uso do cotone? Se o uso do cotonete pode lesar a nossa orelha e causar uma perda auditiva, a Fonoaudiologia tem relação direta com este problema, pois ele irá prejudicar a saúde auditiva da pessoa, requerendo a atuação de um fonoaudiólogo, tanto para avaliar a audição quanto para acompanhar o tratamento prescrito pelo médico. Cuide bem da sua audição!
Artigo elaborado pelas acadêmicas Daniele Laís Urnau e Lígia Patron Witwytzkyj, do 10º período do curso de Fonoaudiologia da UNIVALI, orientado pela Prof.ª MSc. Débora Frizzo Pagnossin.
Edição 1436
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).