Não precisamos ser videntes para saber que 2015 será um ano difícil; economia em baixa, juros altos, novos escândalos de corrupção, impunidade, politicagem e muito dinheiro jogado fora. Os astros também não ajudam; 2015 é o ano do carneiro, símbolo da submissão. Alguns chineses correram para ter filhos ano passado porque acreditam que crianças nascidas sob esse signo estão condenadas ao fracasso. E o que esperar do Ano Novo? Podemos encarar 2015 de duas formas: reclamar da crise ou buscar novas oportunidades de crescimento. Vamos ver como?
Apesar dos desafios, precisamos sempre focar na solução. O medo paralisa e nos deixa reféns dos outros. Reclamar do governo, do mercado internacional ou da instabilidade econômica não ajuda. Culpar a educação que recebeu na infância, o marido que é indiferente ou o chefe que pega no pé também não vai mudar nada. Concentre esforços e mobilize sua capacidade para buscar soluções. Em épocas difíceis, sempre tem gente que inova, cresce e ganha dinheiro.
Aproveite seu tempo. As pessoas perdem muita energia com coisas que nada acrescentam aos seus objetivos de vida. O brasileiro fica 20 horas por semana na frente da tevê, e os jovens bateram o recorde mundial; quase 14 horas por mês nas redes sociais. Os números mostram que as pessoas rendem pouco porque interrompem o trabalho a todo momento para ver mensagens, tomar cafezinho ou bater papo. Invista seu tempo com pessoas e atividades que levem você a conquistar seus objetivos.
Planeje as ações. Coloque no papel tudo o que você precisa para alcançar seus objetivos. Ao escrever, você ativa uma parte do cérebro responsável pela criatividade. As anotações são uma espécie de guia para você. Não importa se os objetivos parecem difíceis, conforme você avança, novas oportunidades surgem. Muita gente não consegue o que quer porque imagina o objetivo como algo distante. Ao colocar no papel, você consegue visualizar as etapas necessárias para tornar o sonho realidade.
Comece a agir. Não espere pelos outros; faça acontecer. Pare de dar desculpas. Organize suas coisas, atualize o currículo, ligue para pessoas que possam fazer parte do seu projeto. Observe o que as empresas de sucesso estão fazendo. Se você realizar pequenas ações de forma sistemática, você vai conseguir se destacar. Agora é a hora.
Que 2015 seja um ano de valiosos aprendizados para todos nós. Mesmo diante da crise, podemos encontrar um caminho para seguir em frente. Sempre temos a oportunidade de escolha diante das situações. Vamos optar por acreditar, crescer e prosperar! Somos muito mais fortes do que os desafios, por isso, vamos fazer de 2015 um ano de oportunidades! Feliz Ano Novo!
Por Cíntia Lopes e Denise Ayres | Palestrantes
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).