Dia das Freiras - Jornal Cruzeiro do Vale

Dia das Freiras

20/08/2013 03:27

Alvaro Correia

Ex-parlamentar

 

Infelizmente passou praticamente despercebida e sem nenhuma comemoração maior, a data de ontem, 18, consagrada as religiosasconhecidas também como Freiras, ou Irmãs de Caridade.

Dizemos infelizmente porque, se existe no mundo um grupo de pessoas dignas do nosso reconhecimento, respeito, gratidão e aplausos, esse é representado pelas Irmãs de Caridade.

A nossa região tem sido cenário do trabalho majestoso das nossas bondosas Freiras, que se identificam não só pela sua vestimenta ou habito tradicional, mas também pelos excelentes serviços que prestam. Sabemos que no Brasil essas criaturas tem pontificado pelo trabalho magnifico que desenvolvem em hospitais, escolas, comunidades e igrejas, pois evangelizar tem sido também uma das suas grandes tarefas.

Para não ir muito longe, gostaria de ficar por aqui, entre Gaspar e Blumenau, onde conhecemos de perto o trabalho admirável das nossas freiras, junto a instituições e comunidades dos dois municípios.

Em Blumenau, inauguraram o Colégio Sagrada Família, que funciona há quase cem anos.

O hospital Santa Isabel, ao longo dos seus 100 anos, contou sempre com a participação prestimosa das Irmãs Franciscanas da Divina Providência, inclusive na sua administração. 

Junto aos doentes e internados principalmente, as Irmãs tem desenvolvido um trabalho maravilhoso de apoio e incentivo a sua recuperação. No Hospital Santa Catarina, não tem sido diferente o trabalho das Irmãs da Comunidade Evangélica, que lá também integram as equipes daquelenosocômio desde a sua fundação há quase 100 anos.

Aqui em Gaspar, não tem sido menos notável o trabalho das nossas freiras. No passado, nas décadas de 40 e 50, Gaspar já contava com a presença das Irmãs Franciscanas, que além da evangelização, também se dedicavam a educação. E desenvolveram um belíssimo trabalho, através do colégio Paroquial Cristo Rei, que funcionava em parceria e com o apoio da Paroquia São Pedro Apostolo.

Esse educandário que foi responsável pela formação e cidadania de centenas de crianças de nossa cidade, mais tarde deixou de existir, com a morte e transferência de varias freiras. Mas, a centelha da Congregação Franciscana que aqui permaneceu, foi reforçada com a chegada de novas Irmãs, entre elas a saudosa e querida Irma Miriam Köening, a grande líder e incentivadora das suas atividades. 

E em 1953, inauguravam o Jardim de Infância que passou a funcionar juntamente com o Colégio Madre Franscisca Lampel, outra obra educacional lançada pelas Irmãs. Esse colégio que hoje absorve mais de 1000 alunos, é uma radiosa realidade, funcionando inclusive num amplo e confortável prédio próprio, recém construído.

Bem sabemos que a importância e a excelência dos serviços que as freiras tem prestado as nossas comunidades, não caberia num breve e despretensioso comentário como este. O que quisemos realmente foi lembrar a data dedicada a pessoas que nasceram e vivem somente para fazer o bem: as nossas Irmãs de Caridade. Parabéns a elas.

 

 

Edição 1516

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.