- Cansei!
- Senhor?
- Cansei, Pedro. Estou farto dessa coisa de ?é a vontade d?Ele?, ?seja o que Deus quiser?, ?foi Deus quem quis assim? ou ?onde está Deus nessas horas?. Como se tudo de ruim que acontece fosse culpa minha...
- Mas, Senhor, eles não sabem o que dizem.
- E o livre-arbítrio? Não dei a eles o livre-arbítrio justamente para que possam fazer suas próprias escolhas? Mas, não! Eles ainda não aprenderam a usar o livre-arbítrio. Aí me culpam por tudo, me pedem tudo, menos desculpas quando erram.
- São seus filhos, Senhor, e muitos deles ainda têm dificuldades em reconhecer suas falhas e pedir perdão.
- Eu sei que são meus filhos. Amo-os mais do que ninguém! Mas deviam, pelo menos, tentar perdoar mais. Veja, Pedro, como se comportam no trânsito, por exemplo. O trânsito, que eles mesmos inventaram, e não eu! Uma encostadinha e já descem apontando o dedo, proferindo ofensas e até coisa pior. Dirigem como se fossem imortais para ganhar o quê?, cinco minutos no fim da viagem? O que são cinco minutos perto do milagre da vida? Nada, Pedro, nada! Por que não saem mais cedo se querem chegar antes?
- São humanos, Senhor.
- Pois é! Eles inventaram essa: errar é humano. Mas, ser humano não é desculpa para tudo. Ultrapassar pela direita não é ?errar?, Pedro. Forçar ultrapassagem, jogar o outro para o acostamento, correr feito doido, não são erros, meu amigo, mas estupidez. Depois, quando acontece o pior, lotam as emergências dos hospitais e aí vão reclamar da falta de atendimento, falta de médicos, falta de remédios.
- Bom, pelo menos disso eles sabem que a culpa não é Sua, mas sim dos seus governantes.
- Esses são outros. Qualquer dia eu desço lá pra ter uma conversinha de pai pra filho com esse pessoal que adora uma promessa. Se tudo acontecesse conforme a minha vontade, como dizem, pode apostar que muitos não estariam ocupando os cargos que ocupam.
- Mas, Senhor, nem todos são assim.
- Eu sei, eu sei; não quis generalizar. Desculpe-me, Pedro. Ando estressado com esses moleques. Torço por eles e, como todo pai, ainda espero o dia em que criarão juízo. Daqui a pouco tem eleições, quem sabe?!
- O Senhor.
- Heim?!
- O Senhor sabe.
- Verdade, verdade. Eu sei. Mas antes disso teremos a Copa do Mundo. Você viu minha camiseta da seleção amarela?
- Senhor? Quer dizer que o Brasil vai...
- Em futebol, como em política, eu não me meto, Pedro. Mas não custa nada torcer um pouquinho!
Maurício Pons - Escritor
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).