Dores na coluna. Qual é a solução? - Jornal Cruzeiro do Vale

Dores na coluna. Qual é a solução?

12/11/2013 11:12

A cada dia, mais pessoas, com menos idade, sentem dores nas costas. Por mais que se procurem medicações e tratamentos, não conseguimos resolver em definitivo as dores que comprometem nossa qualidade de vida e na grande maioria das vezes, nosso bom humor. 

Tratamentos e medicações somente amenizam as conse-quências. Não conseguem interferir na causa. E somente, indo até a fonte do problema é que podemos chegar a uma solução o mais próximo do possível do definitivo.

Sabe o que isso quer dizer?

Que não há cura para dores na coluna sem reeducação. E a reeducação está na postura correta ou o mais próximo possível dela. A forma que dormimos, acordamos, sentamos, ou fazemos nossas atividades do dia a dia irão determinar a melhora ou piora dessas dores.

Algumas dicas simples e fáceis de seguir podem atingir a fonte das dores e o tratamento não irá apenas agir temporariamente no problema.

Quando for lavar louça ou passar muita roupa, coloque algo que simule um degrau a sua frente e apoie um dos pés, procurando alternar os pés promovendo um descanso temporário em cada perna.

Quando precisar baixar para juntar algo no chão, dobre os joelhos ao invés de apenas inclinar o corpo para frente e para baixo.

Ao dormir, sua cabeça não deve estar nem inclinada para baixo e nem para cima. Ela deve estar alinhada com o pescoço enquanto você dorme. Assim como suas pernas quando você dorme de lado, portanto o hábito de colocar um travesseiro entre as pernas é muito proveitoso, porém ele deve ir do joelho até o pé, não somente nos joelhos. Dessa forma além de você dar uma boa sustentação a sua coluna, previne também algumas dores de cabeça decorrentes de má postura ao dormir.

Se você passa muito tempo sentado, procure colocar um apoio nas costas na altura da sua cintura, e de vez em quando alongue-se.

Caroline Xavier e Nathana Carpes
Acadêmicas da Univali sob orientação da professora Vera Ligia Bento Galli 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.