Todo 18 de março, Gaspar comemora sua data de Emancipação Político Administrativa e Econômica. Estes oitenta anos de emancipação, devem e merecem registros e planejamentos para os próximos oitenta que estão por vir.
Gaspar, ao longo de sua História, sempre primou pela qualidade de vida da sua população ordeira, trabalhadora e comunitária. Exemplos aos montes podem ser enumerados. Os cem anos de criação da Freguesia São Pedro Apóstolo, em 1961, mostraram um pouco da nossa luta histórica de comunidade. A Agricultura, através das culturas da cana de açúcar e arroz, principalmente, foram esteios dos nossos bravos fundadores. Vieram os empreendedores, agregaram valores aos produtos e uma sólida comunidade foi sendo implantada. A industrialização e os serviços vieram na corrida do desenvolvimento. Gaspar, hoje chamada carinhosamente de ?Cidade Coração do Vale?, tornou-se um próspero município, sendo a sua localização elemento essencial no seu crescimento. População em crescimento, atraída pelas condições oferecidas, pelo clima e, principalmente, pela nossa hospitalidade e no bem receber.
Nossa contribuição, nesta data tão importante, não será de críticas e/ ou elogios da nossa atual situação. Não vamos apontar as mazelas de poder que vivemos. Não vamos apostar nas tentativas de ?Cubanização? desta linda e acolhedora terra. Não estamos surpresos com o crescimento desordenado e a invasão de áreas impróprias para o nosso cidadão viver.
Gostaríamos, nesta data tão importante, deixar alguns pitacos e sugestões para os nossos próximos vinte anos e aí serão cem anos de Emancipação. Mais sessenta anos e teremos duas vezes o tempo já atingido.
A Emancipação será o tema que gostaria de usar para deixar registradas as sugestões. Emancipar é lutar para que o sistema viário local e integrado com o estadual e nacional já sejam realizados. O Anel de Contorno Sul, as ligações entre os Bairros, o respeito e a manutenção do meio ambiente, o uso do solo, a habitação decente, a saúde e a educação com nota dez, a segurança do cidadão, o respeito ao trabalho das mulheres, a ocupação sadia dos jovens, o respeito e o uso inteligente dos pesados impostos são importantíssimos para referendar e consolidar a nossa emancipação.
Muito podemos apontar para a nossa consolidação como comunidade emancipada. Definir a nossa real vocação, tamanho das comunidades, uso do potencial hídrico, em especial o Rio Itajaí Açu, uso das nossas etnias e seus costumes, a beleza da nossa natureza e, principalmente, a nossa emancipada convivência com os nossos vizinhos.
Gaspar será, certamente, uma emancipada e interessante comunidade quando as mazelas e as quirelas de hoje deixarem de ser o dia a dia. Gaspar, agindo com espírito empreendedor, comunitário, emancipado e planejado irá, certamente, encaminhar sua existência pelos próximos oitenta anos e será uma terra, além de abençoada por São Pedro, nosso padroeiro, ser o Coração Propulsor do Vale Europeu de SC.
Parabéns Gaspar, Parabéns a todos os Gasparenses nascidos ou de coração! E que estes Oitenta anos de Emancipação Político Administrativa sirvam de chave para o seu bem estar e qualidade vida que desejamos.
Adilson Luís Schmitt - Ex-prefeito
Edição 1571
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).