A globalização é um fenômeno econômico, comercial e cultural que envolve as populações de todo o globo terrestre e que tem como objetivo proporcionar o que for considerado bom a todos, em todos os cantos do mundo, independente das culturas, crenças, valores e necessidades dos povos envolvidos no processo em curso, seja ele qual for.
Um dos fatos mais marcantes, intrigantes e detestáveis desse fenômeno é a ocorrência de a economia internacional estar fundamentada no dólar americano que é um fator de desestabilização mundial constante uma vez que todos os eventos internacionais são financiados e sustentados por essa moeda.
A globalização tem a finalidade de conduzir a força do capitalismo para onde ele possa se fortalecer ainda mais, para produzir mais, servindo- se de países onde não há legislação trabalhista que ampare trabalhadores expostos a toda a sorte de fragilidades.
Como sabemos, a Política é a arte de tornar possível o que é necessário. Para tornar possível o que é necessário não é, objetivamente, obrigar que as pessoas estejam vinculadas a uma agremiação partidária como muitas que existem no Brasil sem a expressividade necessária. Fazer política é, acima de tudo, defender uma causa, procurar conscientizar pessoas de que determinados propósitos são necessários para o bem de todos. Por exemplo, quando o cantor Roberto Carlos fez as músicas Amazônia e As baleias, estava fazendo política. Há muitos anos quando o nosso glorioso Pelé fez o seu milésimo gol ele disse: “Vamos pensar nas crianças pobres” Pelé transformou aquele ato em momento político. Portanto, todos podemos trabalhar politicamente em nossas comunidades sem, necessariamente, defendermos uma bandeira partidária!
Quanto a desenvolvimento, vivemos em um mundo muito dinâmico em que as atividades se alteram com uma velocidade estonteante, a aprendizagem deve ser constante, consistente a fim de que seja possível se manter em uma atividade que promova o bem-estar de toda uma população.
Hoje o momento é delicado posto que para se atingir o desenvolvimento este passa por uma escolarização, de base, muito sólida, uma vez que os métodos operativos estão cada vez mais associados à inteligência artificial de máquinas que trabalham constantemente e sem a regência de uma legislação trabalhista que imponha normas humanas para as suas ações, podendo produzir incessantemente.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).