Por Alvaro Correia, ex-parlamentar
Santa Catarina está comemorando o aniversário dos 107 anos do nascimento do ex-governador Jorge Lacerda.
De origem grega, Jorge Lacerda nasceu em Paranaguá transferindo-se ainda novo para Florianópolis, levado por seus pais. Na capital catarinense fez os estudos básicos para depois formar-se em Direito e mais tarde em medicina.
Durante os estudos em Curitiba conheceu e ligou-se a intelectuais como San Tiago Dantas e a políticos entre eles, Plínio Salgado e Miguel Reale, da Ação Integralista Brasileira.
Após formar-se advogado foi assessor do ministro da justiça Adroaldo Mesquita da Costa, o que lhe possibilitou dar ajuda a empresas de origem alemã instaladas no norte catarinense, perseguidos durante a guerra.
Conseguiu também a naturalização de 20 mil italianos que viviam em Santa Catarina.
Em 1954 foi candidato a deputado federal pelo PRP, sendo eleito com expressiva votação.
Na Camâra teve uma grande atuação destacando-se como um intemerato defensor de Santa Catarina.
Com o prestígio e a popularidade em alta, em 1955 foi lançado candidato ao governo do estado pela o UPN e PRP para enfrentar a forte coligação PSD/PTB, cujo candidato a governador era o ex senador Francisco Gallotti.
Numa eleição disputadassima Jorge Lacerda e seu vice Heriberto Hülse, foram os vencedores pela apertada diferença de apenas 3160 votos. Assumindo em 1956, Lacerda surpreendeu os catarinenses com uma administração dinâmica, mais popular e humana. Com uma bem ajustada equipe de secretários deflagrou uma série de importantes obras públicas pelo estado onde o Vale do Itajaí não foi esquecido. Aliás, dos feitos da administração Lacerda para esta região três obras foram de capital importância para o nosso desenvolvimento.
A primeira diz respeito ao asfaltamento da rodovia que leva o seu nome, de Gaspar a Itajaí. Foi a primeira rodovia asfaltada em SC. Outra obra de invulgar importância foi a construção da ponte Hercílio Deeke sobre o rio Itajaí Açú em Gaspar.
Graças a esta ponte Gaspar cresceu tanto que hoje ocupa o 20º lugar da arrecadação do ICMS.
Finalmente é importante lembrar ajuda do governo Lacerda para as obras de contenção da cheias do Vale. Presente com vários secretários do governo numa histórica reunião de prefeitos e lideranças do Vale no dia 15 de setembro de 1957 na sede da ACIB, para discutir a forma de contenção das periódicas cheias do rio Itajaí, Jorge Lacerda assumiu compromisso de mandar fazer os estudos aerofotogramétricos da bacia de todo Vale.
Prontos estes estudos e o levantamento sócio-econômico dos municípios da região, foi possível se programar as barragens de contenção, aí já com a participação do de DNOS. No instante em que se comemora os 107 anos de nascimento deste destacado homem público a região do Vale não pode esquecer os benefícios que recebeu durante o seu governo. Jorge Lacerda faleceu no fatídico desastre aéreo de 1958, em Curitiba, juntamente com o Senador Nereu Ramos e o deputado federal Leoberto Leal.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).