Lixo reciclável no Centro - Jornal Cruzeiro do Vale

Lixo reciclável no Centro

22/01/2013 04:41

Durante anos a Prefeitura e o Samae respeitaram o acordo informal feito com a dona Deja e o Toninho, acordo que delimitava a área central como espaço reservado aos dois e outros interessados na separação parcial dos resíduos.

As reclamações sobre a maneira como é feita a separação dos resíduos no Centro são uma constante, agravada a partir do segundo semestre do ano passado.

Infelizmente, a dona Deja não está mais entre nós e o Toninho não é mais aquela figura vista todos os dias com seu veículo separando o papelão das lojas.

Sendo assim, registro que a solicitação de coleta foi acertada entre o Samae e a empresa Reciclar. Restando apenas um segundo entendimento a respeito dos dias e horários para execução do serviço, processo que terá participação direta dos lojistas e da Câmara dos Dirigentes Lojistas.

Acrescento a informação de que o ano de 2012 foi sem sombra de dúvidas o ano em que mais se reciclou o ?lixo? do nosso município. Resultado do amplo trabalho de conscientização feito pela equipe do Samae nas escolas, empresas e para a população geral, desde as creches até o grupo da melhor idade alcançando diretamente mais de 10 mil pessoas em 3 anos.

Investimento de dinheiro público na educação ambiental aos cidadãos para preveni-los de resultados futuros indesejáveis.

Somados nossos esforços (poder público e população), vislumbro um cenário mais positivo que o atual na defesa do meio ambiente. Agradeço a todos que se interessam pelo assunto e lutam para uma melhoria nos serviços prestados. Gaspar é o único município dos que compõem a Ammvi que tem coleta seletiva em mais de 90% do território.

Estamos trabalhando lado a lado com técnicos da Ammvi, professores da Furb e da Universidade de Boras, na Suécia, a fim de montar um gerenciamento regional dos resíduos gerados em 14 municípios, utilizando a mais avançada tecnologia consolidada em países do mundo com apoio especial de um grupo da Alemanha.

Para finalizar, hoje não respondo mais pelo departamento de resíduos sólidos, pois assumi recentemente um novo cargo concursado de fiscal de saneamento, então, mudou o nome, mas a linha ainda é a mesma. Agradeço mais uma vez a colaboração de todos que fizeram parte de mais de três anos que estive à frente deste setor, desde as diretoras, professoras e servidores de outras secretarias que sempre me receberam bem. O agradecimento maior ainda vai aos munícipes que acreditam num meio ambiente mais equilibrado e que mostram isso todos os dias quando separam seu ?lixo?.

Serei fiscal e você também é. Juntos construiremos uma Gaspar mais limpa e com menos lixo. A implantação da coleta de recicláveis no Centro do município não é uma promessa, é um compromisso.

 

Daniel Fernando Cardoso

Fiscal de saneamento,

funcionário efetivo do Samae há seis anos

 

Edição 1455

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.