Mães, eternas amigas! - Jornal Cruzeiro do Vale

Mães, eternas amigas!

11/05/2012 10:27

O dia das mães é uma data muitíssimo especial, haja vista que neste dia são homenageadas as grandes heroínas de nossas vidas: nossas mães!

O Dia das Mães, segundo pesquisa no site Wikipédia, teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anny com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todos os Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou à data no segundo domingo de maio.

Dados históricos a parte, essa data envolve emoções fortes. Para muitos remete a dor da ausência das mães que já partiram, para outros é momento de perdão e reconciliação.

Mãe é sinônimo de fortaleza! Jamais conseguiria imaginar minha vida se eu não tivesse tido o amor e a dedicação de minha mãe. A educação, os conselhos, os puxões de orelha, os exemplos de vida, enfim, tudo isso é parte da minha história, sem mãe não há história!

Não estou proferindo discursos sentimentalistas em vésperas da data não, pra mim, aliás, todos os dias são delas, nossas eternas e mais fiéis amigas.

A figura materna é indispensável e decisiva na vida de cada um de nós. É na mãe que os filhos começam a visualizar o mundo a sua volta, descobrir valores, formular noções de respeito e de ética. Lamento pelas pessoas que não tiveram esse contato profícuo com suas mães. No dicionário Aurélio, não por acaso, um dos significados da palavra mãe é: origem, fonte.

Que belíssima definição. Somos, definitivamente, o reflexo de nossas fontes, de nossas origens. Espera-se que toda fonte seja cristalina e pura, para que o rio se deleite em águas claras.

Entristece-me ao ver tantos e tantos filhos que não tiveram a oportunidade ímpar de ter uma mãe de verdade em suas vidas. O desfalque é grande e as consequências são desastrosas.

A mãe é o referencial, é quem orienta, educa, acolhe. Sem elas, as bases estremecem, tronam-se frágeis. Crianças sem a presença e a figura materna tornam-se propensas a apresentarem problemas comportamentais na adolescência e juventude.

Por isso, a maternidade é algo muito sério. Uma missão parao resto da vida!

Há um ditado judaico que aprecio muito, diz assim: ?Deus não pode estar em todos os lugares e por isso fez as mães?.

 As mães são uma extensão do amor de Deus. Quem conhece o amor verdadeiro de uma mãe, experimenta o sagrado!

Vamos comemorar essa data com fervor, demonstrar o quanto elas são importantes pra nós, não economizemos amor e demonstrações de afeto, pois todo tempo do mundo ainda é pouco para vivermos essa relação sagrada que envolve o amor entre mãe e filho.

 (Cassiane Schmidt)

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.