Cíntia Lopes e Denise Ayres
palestrante e professora universitária
Como ser uma mulher de sucesso e fazer escolhas inteligentes? O grande desafio é dar conta de tudo. A mulher de hoje é multitarefa e se desdobra em casa, no trabalho e na educação dos filhos. Ah, e ainda precisa ter pique para manter a relação conjugal saudável. Por isso, ela vive em desequilíbrio, tentando agradar a todos e deixa por último seus desejos e necessidades.
As mulheres trabalham muito. São 58 horas por semana, treze a mais que os homens. A maioria atua na informalidade e tem baixa qualificação. Uma, em cada cinco mulheres, trabalha como doméstica. Funções como cuidar de pessoas e tarefas do lar ainda estão associadas à figura feminina.
Já os cargos mais competitivos e de liderança são ocupados por homens. Apenas 23% das vagas estão nas mãos de mulheres. A desigualdade também se reflete no salário. Apesar de maior escolaridade, elas recebem, em média, 70% da remuneração masculina.
Então como ter sucesso e fazer escolhas inteligentes? O segredo é aprender a dizer ?não? sem culpa. Isso mesmo. Dizer ?não? é mais do que uma simples negativa, mas a capacidade de estabelecer limites e prioridades. Dizer ?não? é sinal de maturidade e confiança em si mesma para escolher o que deseja e deixar de fazer tudo para agradar a todos.
A mulher, que cuida apenas dos outros, tende a se frustrar depois. Essa postura incentiva o vitimismo e o ressentimento. A queixa vem mais tarde, quando a mulher procura que as pessoas reconheçam a sua abnegação. Por isso, ter sucesso é equilibrar todas as áreas da vida: pessoal, profissional, física, financeira, emocional, afetiva, social e espiritual.
As mulheres de sucesso têm sonhos ambiciosos, planejam e fazem o que for preciso para realizar suas metas. A escolha inteligente é dizer ?não? para todas as tarefas e pessoas que dificultam a realização dos sonhos pessoais. A escolha inteligente também é dizer ?sim? para tudo o que pode levar a mulher rumo à felicidade.
Edição 1469
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).