O estrangeiro que chega ao Brasil, por uma razão qualquer, e precisa conviver com a nossa realidade deve ficar surpreendido com tudo o que vê por aqui e isto deve acontecer pela seguinte razão: Partindo da premissa de que estamos nesta estação do universo há mais de 500 anos, dispomos de Universidades, eletrônica, internet, recursos tecnológicos e naturais abundantes como: sol, água, terra, uma flora riquíssima e toda sorte de minerais a perder de vista, deve se perguntar: Como é possível um descompasso tão grande com aquilo a que chamamos Desenvolvimento?
Por que estamos nesse marasmo econômico e social tão grande, se temos uma estrutura natural sócio cientifica muito bem montada que nos permite viver e conviver, de alguma forma, com inúmeras situações adversas e até enfrentá-las com alguma segurança?
Do ponto de vista social, não temos como explicar muitas circunstancias, com que temos de conviver. Se nos compararmos a outros países da comunidade de países que compõem o planeta Terra, por exemplo, a Noruega, veremos que em todo o seu território, há um único detento enquanto nós temos algo em torno de 600 mil presidiários! Mesmo se considerarmos a proporção entre as populações dos dois países, se nos perguntarmos, essa discrepância toda se deve ao quê?
O que se passa conosco? Por que não damos conta de aproveitarmos todos os recursos apropriados que dispomos e que a natureza nos ofereceu graciosamente?
É preciso parar e repensar tudo o que estamos vivendo! Vivemos uma realidade absolutamente esdruxula do ponto de vista econômico, com taxas de juros nas alturas e salários minguados próximos do chão, isso faz com que sejamos uma sociedade de endividados, aflitos e desesperados.
Estamos, oficialmente, começando mais um ano político econômico, no país, e com Câmaras de Vereadores recém-eleitos, que são os responsáveis diretos pelo bem-estar dos munícipes. Como a vida de um país acontece nos Municípios, e não em Brasília, é lá que todos os procedimentos adequados devem ser tomados em relação ao bem-estar social de todos. São os Prefeitos Municipais que devem levar até as autoridades competentes as necessidades mais prementes do Município. É por essa razão que existem as Câmaras de Deputados Estaduais, Federal, Senado e Ministérios. O Governo Federal só pode atender a quem se apresentar de acordo com as normas estabelecidas. Tudo depende de nós!
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).