Por Álvaro Correia | Ex-parlamentar
Protagonista desde a primeira hora, entendi que não poderia silenciar diante das comemorações dos 50 anos do PMDB. Restringindo-me a sua atuação a Blumenau e região, devo afirmar que a ação desse partido foi altamente benéfica para a população do Médio Vale, em termos de progresso e desenvolvimento, como também no lançamento de novas lideranças políticas. Inspirados no sucesso do partido em Blumenau onde o PMDB venceu quatro eleições seguidas para a Prefeitura, os peemedebistas da região, depois de lutas e vitórias memoráveis, hastearam também a bandeira do PMDB em Prefeituras de importantes municípios. O sucesso dessas administrações aumentou em muito o prestigio do PMDB na região, que chegou a eleger 3 deputados estaduais, 2 federais e um senador.
Depois de vencer as eleições de 1969 derrotando Marcos Bueschler da Arena por 220 votos, Evelasio Vieira pôs em prática uma administração popular, mais séria e realizadora. Um dos seus grandes feitos foi criar a Lei de Incentivos Econômicos e Fiscais que fez aumentar o nosso parque industrial. O seu desempenho garantiu a vitória de Felix Theis que criou a patrulha mecanizada, a Promenor, doou o terreno para o Centro Esportivo do Sesi e para os Centros Interescolares do 1º e 2º grau na Escola Agrícola. Construiu o Mausoléu e a Ponte José F. da Silva sobre o Rio Itajaí.
Depois vieram as administrações de Renato Viana e Dalto dos Reis, cada qual com realizações dignas de nota. Renato construiu a Nova Prefeitura, a nova Nova Rodoviária, reconstruiu a ponte dos arcos. Em parceria com o Lions construiu as novas instalações da Casa São Simeão. Já Dalto dos Reis, teve o seu governo prejudicado pelas enchentes de 83 e 84 e um forte vendaval que assolou a cidade.
Ainda assim deu continuidade a todos os programas administrativos. O governo de Dalto dos Reis ficou marcado pelo famoso baile que promoveu na Proeb e que acabou se transformando na Oktoberfest, hoje a 2ª maior festa da cerveja do mundo.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).