Por Iomani Engelmann, presidente da ACATE
Junto a indústrias, agronegócio e turismo, a tecnologia se destaca como um dos principais pilares da economia catarinense. Com R$ 19,8 bilhões de faturamento em 2021, o setor representa 6,1% da economia do estado e é um dos grandes geradores de emprego, com 10,3 mil novos postos só no último ano. E quem acompanha e impulsiona esse crescimento é a ACATE, em uma trajetória marcada por incentivos às empresas, profissionais, entidades e setores que ajudaram a construir o cenário que temos hoje, referência no país e no mundo.
A associação nasceu em 1986, a partir da iniciativa de 11 empreendedores de Florianópolis, com o objetivo de fortalecer novos negócios de tecnologia. Aos poucos, a instituição foi ampliando sua relevância e seu impacto por todo o estado. No início dos anos 90, por exemplo, nasceu o atual programa de incubação MIDITEC, que já apoiou mais de 200 empresas e foi premiado mundialmente. Nas décadas seguintes, a ACATE expandiu com novas metodologias para formação de empreendedores, programas de inovação aberta e ampliação de espaços físicos por meio dos pólos regionais. Hoje, já são 1,5 mil associadas por todas as regiões de Santa Catarina.
Mesmo com os impactos da pandemia, o setor de tecnologia catarinense seguiu crescendo e chegou a 2021 com indicadores positivos, sendo o segundo estado mais produtivo, quarto com maior número de colaboradores — cerca de 68 mil profissionais —, e o sexto em faturamento e em número de empresas, somando quase 18 mil negócios.
A ACATE tem programas e benefícios disponíveis para cada etapa da jornada dessas empresas, desde o apoio à criação do negócio, busca por investidores, acesso facilitado a recursos, internacionalização e suporte para maturidade da companhia. E, focando na formação de talentos e na descentralização do ecossistema de inovação no estado, a ideia é construir um futuro ainda melhor. Afinal, assim como os demais setores produtivos, a tecnologia tem impulsionado o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).