Cerca de 60% dos problemas das empresas estão relacionados à comunicação. Parece simples. Todos acham que falar ou escrever é o bastante para que todos entendam o que deve ser feito. As dificuldades na comunicação escondem problemas de relacionamento, falta de inteligência emocional e liderança fraca. Vamos ver os cinco pecados capitais da comunicação que mais afetam as corporações.
Pressuposição ? Você já ouviu a frase ?Mas isso é óbvio!? Jamais cometa o pecado de achar que a pessoa entendeu tudo ou pensou a mesma coisa que você. O que é óbvio para você, pode não ser para o outro. Não pressuponha, pergunte! Aprenda a checar a informação. Verifique se a pessoa entendeu o que você falou, se o e-mail realmente chegou, e se está tudo claro. Repita as informações até ter certeza de que a pessoa entendeu.
Dar ordens, exigir, impor ou ameaçar. Ah, o pecado de se achar superior aos outros! Mandar apenas não basta. Essa postura cria hostilidades e ressentimentos. A pessoa faz o que você exigiu porque se sentiu obrigada e ameaçada. Procure estimular o trabalho cooperativo. Quando for necessário dar uma ordem, diga a outra pessoa que acredita na capacidade dela em fazer o que você solicitou e seja gentil.
Dar lição de moral. É outro pecado, muito comum entre chefes. Se o colaborador fez algo errado, não adianta você ficar dando lição de moral, principalmente na frente dos outros. Isso constrange as pessoas e elas se sentem ameaçadas. O correto é chamar a atenção de forma respeitosa e gentil. Converse com o colaborador em particular sobre o erro. Foque no que pode dar certo e em como fazer para resolver a situação. Ficar insistindo no erro não melhora o outro.
Negar o ponto de vista do outro. Tem gente que acha que está sempre correta e descarta o que os outros pensam. Negar os sentimentos ou ideias das pessoas pode ser muito destrutivo. Estamos na era do compartilhamento, por isso, considere o que o seu colega pensa. Nem sempre você está com a razão. As pessoas que têm sucesso na vida levam em conta a diversidade de ideias e posicionamentos, potencializando o melhor de cada um.
Criticar. Você é daquelas pessoas que criticam tudo? Então saiba que a crítica afeta a autoestima da pessoa e cria ressentimentos. O crítico tende a ser perfeccionista e intransigente e apenas considera seu próprio ponto de vista. Se for criticar, seja específico e dirija a crítica ao comportamento, sem atingir a identidade da pessoa com generalizações ou rotulações.
Evitar os cinco pecados capitais da comunicação exige vigilância constante para mudar comportamentos e incorporar atitudes que criem um ambiente harmônico para todos. O compartilhamento de ideias e o trabalho cooperativo são requisitos fundamentais para as empresas que desejam prosperar. A busca por resultados depende da comunicação eficaz que elimina barreiras e promove o empenho dos colaboradores.
Cíntia Lopes e Denise Ayres - Palestrantes
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).