Pensando em pedalar? Que tal começar agora? - Jornal Cruzeiro do Vale

Pensando em pedalar? Que tal começar agora?

21/05/2012 16:24

uphillMD.jpgA bicicleta é usada como um meio de transporte por mais de um século e vem ganhando cada vez mais adeptos. Isso porque é um meio de locomoção saudável, ajuda a manter o condicionamento físico, é ecologicamente correto e uma ótima opção para quem deseja fugir do estresse do trânsito caótico das cidades. Porém, você sabia que a bicicleta usada de forma inapropriada pode trazer lesões, que principalmente se instalam na coluna vertebral? Há também o fato dos acidentes envolvendo os ciclistas. Dessa forma, trazemos aqui algumas dicas que você pode usar ao seu favor e analisar como anda o seu pedal, seja ele usado para a prática de lazer ou como meio de transporte cotidiano.

 Começamos então pelo  principal, a bicicleta, que deve estar adaptada à altura de cada pessoa. Infezlimente no Brasil, as bicicletas são produzidas em sua maioria para pessoas com a média de altura em 1,79m o que corresponde ao quadro 19??, como esta é uma medida padrão em nosso país ela não está adequada a todas as pessoas. O mais interessante seria realizar uma consultoria com uma loja especializada em bike para averiguar qual é o tamanho do quadro ideal para lhe proporcione uma postura que lhe permita pedalar com mais facilidade e segurança. Pense sempre como ficará a posição de sua coluna em cima da bicicleta, evite ficar com a postura muito curvada, isto inicialmente trará dor e com o tempo pode desencadear lesões como hérnias discais, por exemplo. Por isso, não tenha medo de investir um pouco mais para ter a bike apropriada para você, não se esqueça que ela será sua companheira de muitas viagens e você estará poupando a sua saúde.

 Seguimos para o próximo passo, tire o melhor proveito do corpo, para isso faça uma preparação física, procurando evitar maiores lesões e dores desnecessárias. Realize alongamentos antes e depois da pedalada e até mesmos aquecimentos prévios, mesmo que por um breve momento. Não importa se você estiver pedalando com a sua família ou indo para o seu emprego. Lembre-se, proteja o seu corpo sempre!

 Por fim, já que agora você tem a sua ??magrela?? ajustada e já sabe como se preparar, vamos sempre lembrar da segurança do ciclista. Use capacete, luzes que chamem atenção dos motoristas e de preferência use roupas que chamem a atenção dos motoristas. Tambem tenha cuidado nas ruas. Não esqueça que o ciclista deve respeitar o Codigo Nacional de Transito. Dessa forma você encontra um ambiente apropriado para o seu passeio sem colocar a sua vida e a dos outros em perigo, afinal o objetivo é relaxar, pedalar e se divertir sem estresse.

 Salientando então, pedalar é saudável e não faz mal para ninguém, desde que levemos em conta alguns aspectos essenciais: a postura do ciclista na bicicleta, a técnica de condução e a correção de pequenos vícios. Pedalar é um processo de auto-conhecimento e auto-respeito. Seguindo estes conselhos, certamente você terá o melhor proveito e bom uso da sua nova companheira.

 Respeite as regras, cuide-se e tenha uma ótima pedalada!


Material elaborado por acadêmicos do 6º período de Fisioterapia da UNIVALI
Ruty Luana Schmitt e Vinícius Noronha Scarpin orientados pela professora Vera Lígia Bento Galli.
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.