Política & Politicagem - Jornal Cruzeiro do Vale

Política & Politicagem

25/05/2012 09:24

Diante aos últimos acontecimentos que estão marcando as ações políticas em nossa cidade,diante das proximidades das eleições municipais que determinarão os governantes e legisladores para os próximos 4 anos a partir de 2013, é importante que saibamos a diferença de política e politicagem e reconhecer em nossos militantes político-partidários e sobretudo nos candidatos apresentados, qual a sua prática.

Didaticamente, para tanto eu quero repassar, pois li e gostei, um texto do Reverendo Luiz Carlos Porto (Pastor Evangélico e Político Maranhense ? Foi Vice Governador de seu estado entre 2007 e 2009 pelo PPS), escrito em 2007, intitulado Política e Politicagem:

Política é amar pessoas compromissadamente; politicagem é usar pessoas descaradamente; Política é uma missão totalmente divina; politicagem é uma prática genuinamente satânica; Política implica em respeitar, preservar e defender as instituições para que elas alcancem seus objetivos de promover as pessoas; Politicagem implica em manipular as instituições para que sirvam a objetivos corporativos e pessoais; Política é a arte de estabelecer fundamentos para o futuro a fim de que a próxima geração seja beneficiada, celebrando com gratidão a memória dos estadistas do passado; politicagem é o legado imoral recebido por filhos que dizem sem constrangimento: ?estamos curtindo o que nossos pais roubaram do povo no passado?.

Política deságua em fidelidade ante os compromissos feitos com o povo, administrando o bem público para toda a comunidade; politicagem é a arte do cinismo, temperado com ostentação e riquezas provenientes do assalto ao fruto do suor do povo.

Política sempre pensa na próxima geração; politicagem sempre pensa na próxima eleição;

Política vislumbra um futuro repleto de justiça e dignidade para todos; politicagem empurra o visionário a se perceber no trono, levando vantagem sobre os outros e sendo o senhor de tudo; Política é generosamente conciliadora; politicagem é maldosamente desagregadora; Política vê o adversário como um provável aliado no futuro, na defesa do bem-comum; politicagem sempre encara o adversário como um inimigo que precisa ser tirado do páreo a qualquer custo; Política caminha por princípios ideológicos e éticos; politicagem ?surfa? no oportunismo cínico; Política transpira abnegação; politicagem transpira ambição; Política fica exposta na luz da opinião pública e da prestação de contas; politicagem trafega na escuridão da safadeza;

Política é determinada, arrojada e não teme defender o que acredita; politicagem fica na moita, em cima do muro e sentindo o rumo do vento; Política reconhece as qualidades dos adversários, elogia publicamente e louva pelos bons serviços; politicagem deprecia, esculhamba e puxa o tapete; Política conquista, com autoridade e testemunho pessoal, o respeito dos adversários; politicagem sempre conquista o ressentimento, o ódio e o espírito de vingança; Política enterra seus militantes com choro de saudade e gratidão pelo inesquecível legado deixado; politicagem faz festa quando seus perversos partem desta para pior. Como diz a Bíbliapartem sem deixar saudades de si?;

Política garante nome honrado, paz de consciência, estabilidade familiar e admiração popular; politicagem implica em nome maldito, consciência atormentada, família arrebentada e população indignada;

Lamentavelmente, em nossa cidade, temos política de menos e politicagem de mais; Penso ser necessário que o Senhor da História continue exterminando muitos praticantes de politicagem e levantando uma nova geração, com novos princípios, que saiba praticar política.

Quanto a mim, junto-me a você leitor, que tem envergonhado-se da politicagem, marca registrada por muito tempo em nossa terra, porém, nunca deixou de sonhar, apoiar e trabalhar com aquelas pessoas que amam a política e fazem dela um instrumento de promoção do próximo. Na opinião do Senhor Jesus Cristo, próximo é o que precisa de mim: amigo ou inimigo, aliado ou adversário. O meu próximo não é determinado pela ideologia que defende, nem pela agremiação partidária que pertence e sim pela necessidade que ele tem!

Joel Reinert | Gaspar

Comentários

Sandro
25/05/2012 11:08
MAIS DEUS NO CORAÇÂO DESSES POLÍTICOS É OQUE PRECISA...!! MAS POLITIQUEIROS NÂO QUÉREM DEUS, QUÉREM DEUSES...!!! ACORDA GASPAR! LEMBRANDO O ÚLTIMO PARÁGRAFO DESSE CONTEÚDO!!! FIQUEM TODOS C/ DEUS!!!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.