Psicologia, a grande ferramenta para a gestão de conflitos - Jornal Cruzeiro do Vale

Psicologia, a grande ferramenta para a gestão de conflitos

25/08/2017 09:03
Por Valter Ros, Psicólogo Empresarial

No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo. A cada ano, o campo de atuação deste profissional vem conquistando novos espaços, principalmente, no meio corporativo, onde assume o importante papel de mediador de conflitos, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

A participação da figura do psicólogo nas empresas traz benefícios que influenciam diretamente na diminuição e na solução de conflitos e na melhora de resultados. Segundo o Instituto Brasileiro de Psicologia Empresarial e Industrial (IBPEI), 95% das empresas brasileiras são familiares, ficando atrás apenas da Itália, mas no que efetivamente este dado está ligado aos problemas e conflitos no campo corporativo e na atuação do psicólogo?

Quando falamos de empresas familiares entramos na questão de relacionamento pessoal e, com mais frequência, entre pais e filhos. Existe a tendência natural de transformar herdeiros em empresários, antes mesmo deles descobrirem suas aptidões profissionais. É importante destacar também que muitas vezes esses filhos, desde criança, absorvem muitos pontos negativos de uma rotina estressante, problemas administrativos e financeiros que uma corporação esta sujeita. Questões que ultrapassam o âmbito empresarial e que refletem diretamente na vida pessoal do empresário e de sua família.

Existe uma clara convergência da atuação e da importância do psicólogo na vida pessoal e profissional do cidadão, bem como nas instituições. Quando o tema é o processo de sucessão, a relevância do trabalho psicológico é indiscutível, reafirmando o papel deste profissional como um gestor de conflitos, podendo atuar em diferentes áreas e tipos de relacionamentos.

Importante destacar que independentemente do setor que atue dentro de uma empresa, do tipo de conflito ou de problema a ser superado, os resultados positivos são sentidos também na vida pessoal.

Neste dia 27 de agosto que possamos comemorar e também reconhecer a importância da psicologia na qualidade de vida que tanto buscamos, no bem-estar pessoal e familiar, no sucesso dos negócios e na realização profissional.

 

Edição 1815

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.