Poucos dias nos separam de mais uma eleição municipal para escolhas de Prefeito e Legisladores. Período de campanha mais curto, mudanças na legislação, recursos reduzidos, ajudas mais controladas. Campanha mais econômica, menos arroubos, mais uso de ferramentas da informática. Mas sempre tivemos e teremos mais um pleito disputadíssimo!!!
Gaspar vive já há décadas de uma gloriosa história. Vieram os primeiros migrantes e imigrantes, de uma economia baseada no extrativismo e agricultura evoluiu para a industrialização e a prestação de serviços. As belezas naturais foram incorporadas ao turismo de lazer e a localização no Vale do Itajaí, trouxeram benefícios e COM CERTEZA alguns incômodos. Que precisam ser enfrentados, pois dos atuais mais de 65 mil habitantes poderemos ter o dobro em até 20 anos.
A História registra em Gaspar, nos mais de oitenta anos de emancipação, a governança de pessoas comprometidas com as tradições e respeito aos habitantes. Muitos desses governantes ainda vivos e participantes. Podemos relacionar o Sr. Evaristo Spengler e a sua gloriosa participação na vida musical da cidade, o Sr. Luiz Fernando Poli, filho de um grande maestro o saudoso Luiz Eurídes poli e alfaiate e sua bondosa mãe, temos ainda participando o Sr. Osvaldo Schneider o PACA, figura carismática e polêmica, odiado e amado por muitos e que foi único que fez o seu sucessor. Em 1976 por míseros 34 votos!!!
E por fim o Médico Veterinário Adilson Schmitt, que irei deixar ao juízo dos Gasparenses nascidos e ou de coração, para que me julguem devido a minha Trajetória e História. Pois todos nos temos acertos e erros. Diz um ditado: “Que mais vale uma lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter disputado! ”
Agora, neste embate, temos quatro candidatos disputando as eleições. Pessoas da terra, filhos de pessoas comprometidas com as nossas tradições e que deram a sua contribuição no crescimento social e econômico da Cidade:
a) Andréia Nagel, nascida no Baú Baixo (próximo a antiga Fazenda da Cia Hering em Ilhota), neta do Sr Floriano Nagel Imigrante da Alemanha e moradora do Bairro Lagoa. Professora e atualmente Vereadora. Coligação PSDB + DEM (45), tem o Charles Petry como Vice.
b) Kleber Wan-Dall, nascido no Bairro Sete neto do Sr Lico Wan-Dall. Mora no bairro Santa Terezinha. Bacharel em Direito, Ex Vereador e Ex Gerente da SDR Blumenau e também do IPREV em Blumenau. Coligação PMDB + PP + PSC (15), tem como Vice o Lú Spengler.
c) Lovídio Bertoldi, nascido no Alto Gasparinho, filho do saudoso Hercílio Bertoldi (que era dono da Serraria em parceria com os Irmãos Rampelotti. Seus irmãos são os proprietários da Truticultura Bertoldi. Mora na Rua Itajaí, Bairro Sete. Foi Representante Comercial, Presidente do Samae e Secretário de Obras. Coligação PT + PR + PDT + PPS + PRB (13), tem como Vice o Dr Odilon Ascoli.
d) Marcelo Brick, nascido no Bairro Margem Esquerda, filho da saudosa Marilene Brick (trabalhou anos no Supermercado do SESI que existia defronte ao antigo Posto de Saúde no Centro) e vendeu muitos sacos de farelo de trigo para que o nosso saudoso Pai Cuca Schmitt, pudesse tratar das vacas leiteiras) e neto do Sr Benjamin Brick. Morou anos na Rua Isidoro Correa, bairro Centro (bem em frente à minha casa). Ocupou a Chefia da Oficina da Secretaria de Obras durante o nosso Governo. Trabalhou da SDR de Blumenau e foi também o Diretor do Setor do Controle Interno da Prefeitura Municipal de Blumenau de 2011 a 2012. Vereador mais votado em 2.012. Bacharel em Direito e Pós Graduado na UFSC em Gestão Pública. Coligação PSD + PSB + Pc do B + PPL (55), tem como Vice o Giovano Borges, que é o atual Presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar.
É evidente que os nomes, cada qual com suas propostas, plano de governo e apoiadores, terão nesta disputa que mostrar a que vieram e como irão enfrentar o quadro caótico e desesperador das finanças.
O Brasil, ainda vive, nas páginas policiais onde o volume de recursos subtraídos da educação, da saúde, da mobilidade, da infraestrutura merecem destaques nacionais e internacionais. O modelo de poder corrompido que nos últimos anos ousaram implantar, acobertados pelo discurso do social e bem estar, sem respeito às regras mínimas do bom uso dos caros impostos cobrados, levaram o país ao desemprego e ao aumento dos desvios.
Gaspar merece e deve apoiar pessoas comprometidas com a nossa História e não com aventureiros e aliados às teorias bolivarianas e seus seguidores. Precisa escolher o melhor. Precisa apoiar propostas exequíveis e verificar de onde virão os recursos. Largar de mão as velhas e carcomidas lideranças pelo novo jeito de governar e apoiar o candidato preparado para enfrentar os próximos anos de desafios.
Após 13 anos de governo bolivariano, precisamos nos unir em torno daquele que herdará a difícil tarefa de reconstruir a nossa História. Não somos um povo que vive e viverá de migalhas, mentiras, “estórias” e de alguns aproveitadores da situação.
Gaspar, certamente, irá escolher o melhor, com menor rejeição e mais competente. Mas irá eliminar os habituais conchavos e montagens de grupelhos que vivem outras realidades. Não merecemos mais o atraso e os ditos ou que se acham “pseudo coronéis em pleno Século XXI”.
Tem uma passagem que diz: Pois muitos são os convidados, mas poucos os escolhido. Melhor dizendo, somente um prefeito será escolhido e declarado eleito pelo juiz eleitoral para administrar Gaspar, Cidade Coração do Vale, a partir de 1º/01/2017.
Adilson Schmitt - ex-prefeito de Gaspar
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).