Você tem medo de falar em público? No dia a dia, fica cada vez mais difícil fugir a essa obrigação. O mercado de trabalho exige profissionais que saibam se comunicar e vender ideias. Se você prefere morrer a ter que enfrentar a plateia, saiba que é possível seguir alguns passos para domar o medo e fazer apresentações de sucesso.
Primeiro passo: deixe a vaidade de lado. O medo de falar em público, na verdade, é o medo de errar, de fazer papel de bobo na frente dos outros. A vaidade e o perfeccionismo exagerado impedem que a pessoa corra riscos e fique vulnerável a erros. Enfrente as situações e não se preocupe com as críticas. Lembre-se que somente a prática leva à excelência.
Segundo passo: tenha conteúdo. Para que você sinta segurança, é preciso estar preparado. O público logo percebe quando a pessoa está enrolando ou não tem certeza daquilo que fala. Portanto, estude, reúna informações e domine o assunto. Se você vai falar durante 15 minutos, prepare-se para falar o dobro do tempo.
Terceiro passo: faça um roteiro. Nada de improviso ou decorar o texto. Prepare sua apresentação de forma organizada com começo, meio e fim. Escreva as principais etapas da exposição e utilize frases que expressam uma ideia completa. Se puder, leve as anotações para servirem de apoio.
Quarto passo: conheça seu público. Saiba quais são as expectativas e o nível intelectual das pessoas que vão assistir a sua apresentação. Procure sondar até que ponto a plateia conhece o assunto. Essas informações trazem mais segurança e possibilitam que você complemente a exposição com recursos adicionais como power point, histórias, dados e ilustrações.
Quinto passo: atente para sua postura e tom de voz. Dirija o olhar a todos e se movimente para destacar uma informação e manter a atenção da plateia, mas sem exageros. Tenha gestos naturais e utilize o tom de voz de forma agradável. Evite ficar com as mãos nos bolsos ou com os braços cruzados. Sua expressão facial deve estar de acordo com o que você fala.
Sexto passo: cuide com a gramática e os vícios de linguagem. Utilize o tom coloquial e evite palavras que poucos conhecem ou termos técnicos. Erros graves de Português comprometem a sua imagem e põem em dúvida a sua credibilidade. Atente também para os vícios como ?né?, ?entendeu??, ?percebe?, que demonstram insegurança.
Sétimo passo: transmita emoção. Fale com naturalidade, energia e motivação. O público precisa perceber o seu envolvimento com o assunto. Lembre-se que você tem a responsabilidade de despertar o interesse e contagiar a plateia.
Falar em público é uma questão de conhecer técnicas aliado à prática. Por isso, aproveite as oportunidades para fazer apresentações. Não espere se sentir seguro ou a oportunidade ideal que nunca virá. Aja agora! Lembre-se: coragem não é ausência do medo e sim agir adequadamente apesar dele.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).