Toma posse dia 1º de fevereiro o novo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins. Embora pareça um ato normal e rotineiro, a troca da chefia da maior corte de Justiça de Santa Catarina, dia 1º, ganhou entretanto especial importância, diante dos recentes acontecimentos registrados no país, onde a Justiça brasileira não ficou imune às severas observações críticas da imprensa e da população.
E o Tribunal de Justiça catarinense, que no contexto geral ainda goza de bom conceito, ao indicar o Desembargador Nelson Martins para presidi-lo, demonstra que quer contribuir com todos aqueles que clamam e lutam por uma Justiça mais dinâmica, mais rápida e eficiente para que atenda melhor os interesses da gente brasileira.
É que o perfil, assim como a carreira ascensional do Desembargador Nelson Martins, se enquadram perfeitamente nessa linha e nessa fase de afirmação que vive a Justiça do Brasil. Durante a sua carreira como juiz, ocupou por critérios de competência, merecimento e antiguidade, todos os cargos inerentes à função de magistrado, o que lhe valeu além de um grande aprendizado, uma série de transferências para várias comarcas do Estado.
Concórdia, Seara, Guaramirim, Indaial, Balneário Camboriú, Tubarão, Blumenau e Florianópolis, foram as comarcas onde Nelson Martins exerceu a judicatura, deixando em cada uma delas a melhor das impressões, pela competência, correção e, sobretudo, pela maneira cordial e atenciosa que sempre dispensava a todos.
Blumenau é testemunha disso, pois nos quase seis anos que militou (91 a 96), nessa comarca, deixou aqui também a marca da sua integridade e competência e de uma figura humana admirável.
Transferido para Florianópolis, lá, além do cargo de juiz, exerceu inúmeras outras funções em órgãos do Tribunal de Justiça. O coroamento de tão brilhante carreira, deu-se em 19 de dezembro de 2001, quando o Tribunal de Justiça, através do ato nr. 733/01 o promoveu, por merecimento, ao cargo de desembargador.
Investido nas altas funções, deu ampla vazão a sua capacidade e conhecimentos jurídicos, além da sua grande dedicação a causa da Justiça. Impondo-se pelos seus méritos, a consideração e ao respeito dos seus colegas, deles recebeu a grande missão para presidir os destinos do Tribunal de Justiça, a partir do dia 1º próximo.
A feliz escolha teve a melhor e a mais ampla e favorável repercussão em todo o estado, notadamente em Blumenau, onde desfruta de grande conceito e de onde uma expressiva delegação se prepara para prestigiar a sua posse.
Sintonizada com a Justiça nacional que ganhou força e prestígio com o julgamento do mensalão, a Justiça catarinense prepara-se, assim, para viver e enfrentar os novos desafios, segura e confiante sobre o comando do seu novo presidente, o Desembargador Nelson J. N. Martins.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).