Uma data digna de aplausos - Jornal Cruzeiro do Vale

Uma data digna de aplausos

01/11/2013 10:09

Ao fundar em 3 de novembro de 1842, em Münster, Alemanha, a Congregação das Irmãs da Divina Providência, o Padre Eduardo Michelis não imaginava que estava criando uma instituição que iria marcar uma longa e forte presença por vários países do mundo, nos campos da saúde, da educação e da religiosidade. 

A instituição criada a 170 anos para cuidar de um orfanato de crianças pobres e abandonadas, cresceu e se desenvolveu tanto que ganhou projeção não só na Alemanha, como em outros países da Europa.

Depois de se expandir para a Ásia e África, veio para a América latina, a começar pelo Brasil. Em nosso pais as irmãs da Divina Providencia pisaram o solo brasileiro em Blumenau em 27 de marco de 1895, chamadas que foram pelos imigrantes alemães aqui residentes. 

Ao chegarem fundaram logo o Colégio Sagrada Família, e iniciaram a pratica da enfermagem ambulante, a pedido do medico Dr. Sappelt, que atuava na colônia em formação.

Como o número de doentes estava aumentando, uma casa ao lado da escola foi reformada onde garantiu-se aposentos para os doentes mais graves.

Naquele local nascia então, em 4 de outubro de 1909, o Hospital Santa Isabel.

Dali para frente, com grande esforço e sacrifício, as Irmãs da Divina Providencia tudo fizeram para que o Colégio Sagrada Família e o Hospital Santa Isabel acompanhassem de perto o progresso e o desenvolvimento de Blumenau, não permitindo em nenhum momento que a saúde e a educação fossem obstáculos ao crescimento do município. 

Dai a grande estima e orgulho que os blumenauenses nutrem por essas duas valorosas instituições.

O Hospital Santa Isabel, modernamente equipado, conta hoje com 260 leitos e um corpo clinico composto por 324 médicos, sendo o hospital referencia em transplantes em Santa Catarina.

Já a Sagrada Família, a primeira escola centenária da Divina providencia no Brasil, atende desde a educação infantil ao ensino médio, abrigando nesse ano letivo, 1300 alunos.

Além de Blumenau, Tijucas, Joinville, Jaraguá do Sul, Tubarão, Laguna e Florianópolis, são cenários das atividades educacionais e hospitalares dessa atuante e bem fazeja fração, da Congregação das Irmãs da Divina providência em terras de Santa Catarina. 

 

Por Alvaro Correia - ex-parlamentar

Edição 1537 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.