Alerta máximo. Uma outra barragem da Vale, localizada na cidade de Barão de Cocais, também em Minas Gerais, corre grande risco de rompimento. Na sexta-feira, 22 de março, as sirenes foram acionadas pela segunda vez no mês. Os moradores foram retirados de suas casas. A prefeitura municipal informou que não houve rompimento, porém, o nível de insegurança passou de dois para três.
A empresa responsável pela barragem, em nota, afirmou que a atitude é preventiva. “A Vale reitera que continua adotando uma série de medidas preventivas para aumentar a condição de segurança de suas barragens. Importante lembrar que a Barragem Sul Superior é uma das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale e faz parte do plano de descaracterização anunciado pela empresa”.
A administração da cidade pediu que a comunidade fosse transferidas para casas alugadas até que possam retornar aos seus imóveis. Além disso, solicitou que a barragem seja descomissionada o mais rápido possível, para que os riscos sejam sanados em definitivo.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).