• Janeiro

Brasil tem nove aeroportos entre os mais pontuais do mundo - Jornal Cruzeiro do Vale

Brasil tem nove aeroportos entre os mais pontuais do mundo

07/01/2020
Brasil tem nove aeroportos entre os mais pontuais do mundo

O Brasil tem nove aeroportos entre os mais pontuais do planeta e Brasília e São Paulo se destacaram no ranking anual da OAG, consultoria que analisa a aviação mundial. O documento traz a lista com os 20 mais pontuais nas categorias pequenos (2,5 a 5 milhões de assentos), médios (5 a 10 milhões de assentos), grandes (10 a 20 milhões de assentos), muito grandes (20 a 30 milhões de assentos) e megas (mais de 30 milhões de assentos).

O ranking foi criado com base em 57 milhões registros de voos feitos em 2019. O Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, se destacou entre os muito grandes, na quarta colocação, com 81,39% dos voos no horário. Ficou atrás apenas dos aeroportos de Istambul, na Turquia, Mineápolis e de Detroit, ambos nos Estados Unidos.

Também na quarta colocação, o Aeroporto de Brasília, que está na categoria dos grandes, ficou atrás dos de Osaka, no Japão, São Petersburgo, na Rússia e Honolulu, nos EUA, com 85,4% dos voos dentro do horário. Na mesma lista está o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, em 12º lugar, com 82,21% de pontualidade, na frente de grandes hubs mundiais, como o de Abu Dhabi, por exemplo, que ocupa a 14ª posição.

Na categoria dos médios, o Aeroporto do Panamá lidera o ranking, com mais de 92% de voos pontuais. Mas o Brasil está presente na lista com nada menos que quatro aeroportos. Recife, na sétima posição (82,64%) é o mais bem colocado. Ele é seguido pelo Galeão, no Rio (82,06%), na nona posição, Belo Horizonte (81,55%) na décima colocação e o Santos Dumont, também na capital fluminense, no 15º lugar, com 80,91% de pontualidade.

Já entre os aeroportos pequenos, Forteza e Curitiba representaram o país. A capital nordestina ficou na 11ª posição, empatada com Kagoshima, no Japão, ambas com 83,34% de pontualidade. Já a cidade paranaense entrou na 18ª posição, com pontualidade de 82.49%

O Brasil não possui aeroportos na categoria mega. Moscou, capital russa, liderou o ranking, seguido por Tóquio (Japão), Cingapura (Cingapura), Atlanta e Seattle, ambos nos EUA.

 

Edição 1933

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.