Chuvas de meteoros poderão ser vistas no céu nos próximos dias - Jornal Cruzeiro do Vale

Chuvas de meteoros poderão ser vistas no céu nos próximos dias

28/07/2021
Chuvas de meteoros poderão ser vistas no céu nos próximos dias

Duas chuvas de meteoros devem produzir atividade máxima e movimentar o céu nos próximos dias. O alerta foi divulgado pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) na terça-feira, dia 27 de julho.

Denominada ‘Alfa Capricornídeas’, a chuva de meteoros deve ter seu pico na quinta-feira, dia 29 de julho. Está prevista a queda de cerca de cinco meteoros por hora. Já a ‘Delta Aquáridas do Sul’ ocorre na sexta-feira, dia 30, com cerca de 16 meteoros por hora.

No primeiro dia, a chuva pode produzir meteoros explosivos e algumas bolas de fogo durante seu período de atividade. Já na sexta, a previsão é de que ela aconteça com menos intensidade, fracos e sem apresentar trilhas persistentes no céu.

O fenômeno poderá ser visto de todo o Brasil.

Como observar

Segundo a Bramon, as chuvas de meteoros poderão ser observadas a olho nu, sem a necessidade de utilização de equipamentos. O melhor horário de observação é entre 22h e 00h30. “O ponto de referência é o planeja Júpiter. Ele é o ponto mais brilhante na direção Oeste, onde o sol nasce”.

Para ter mais visibilidade, a dica é procurar um lugar escuro, desligar as luzes em volta e utilizar cadeira de praia ou colchão para deixar e observar o céu de forma confortável. Ao avistar a chuva, a Bramon pede que os observadores comuniquem a organização através de registros em seu site.

Nome

A Alfa Capricornídeos recebe esse nome porque sua direção de queda fica próxima à estrela mais brilhante da Constelação de Capricórnio. Já o Delta Aquáridas do Sul fica próximo à estrela Delta Aquarii, a quarta mais brilhante da Constelação do Aquário.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

Edição 2013

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.