Conscientização coletiva é foco no Dia Nacional do Trânsito - Jornal Cruzeiro do Vale

Conscientização coletiva é foco no Dia Nacional do Trânsito

25/09/2020

Nesta sexta-feira, 25 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Trânsito. A data, oficializada há mais de duas décadas, marca a criação do Código de Trânsito Brasileiro e tem como objetivo conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres. 

O número de acidentes de trânsito caiu em Santa Catarina. Parte desse fato é consequência das milhares de campanhas de conscientização coletiva que são desenvolvidas há anos.

Conforme dados da Polícia Militar Rodoviária, de 1º de janeiro até 15 de setembro deste ano, as estradas catarinenses registraram 2.316 acidentes de trânsito. Esse número representa uma diminuição de 857 acidentes, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Para garantir que os percentuais continuem baixando, a PM e o Detran/SC utilizam as redes sociais e os sites oficiais dos órgãos para conscientizar a população. Para garantir a eficácia das fiscalizações, a Polícia Rodoviária atua com drones que controlam a velocidade, desobediência à sinalização e ultrapassagem forçada por pare dos motoristas. As operações com o equipamento são realizadas em pontos de maior incidência de ocorrências. Nas barreiras de Lei Seca, os drones ajudam flagrar possíveis fugas ou tentativas de desvio.

Multa para alerta

- O condutor que alerta outros motoristas sobre a existência de barreira ou operação policial com luz alta e baixa intermitente está sujeito a multa de R$130, mais quatro pontos na carteira.

- Quem ultrapassa em faixa contínua pode receber multa de R$1.467,35, mais sete pontos na carteira.

Obras de mobilidade urbana geram mais segurança em Gaspar

Milhares de pessoas passam diariamente pelas estradas de Gaspar. Isso se dá devido à localização geográfica da cidade (que é tida como passagem para grandes municípios) e também pelo seu desenvolvimento (a abertura de grandes empresas traz também novos moradores e visitantes para a cidade).

Durante o trajeto, é possível perceber as constantes mudanças no trânsito. Houve a implantação dos binários no Santa Terezinha e Coloninha, a execução do Contorno Viário Urbano e a revitalização das principais ruas de Gaspar. Hoje, são 30 obras de mobilidade urbana em andamento.

O tempo de permanência no trânsito, a segurança e a qualidade de vida são pontos levantados pelo chefe de gabinete da prefeitura de Gaspar, Jorge Pereira. “Gaspar está crescendo e o trânsito precisa acompanhar esse desenvolvimento. Num primeiro momento, as mudanças podem causar estranheza. Afinal, é difícil mudar algo que estamos acostumados a fazer há muito tempo. Mas mudanças são sempre positivas”.

Campanha nacional

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) tem estimulado a campanha ‘Perceba o risco, proteja a vida’ no ambiente virtual. Assim, chama a atenção sobre os perigos no trânsito e outros riscos à saúde das pessoas. É uma atitude que visa a adoção de comportamentos mais responsáveis em prol do coletivo.

Vale destacar que o Brasil registrou uma queda anual de 7% nas mortes por acidentes de trânsito entre 2015 e 2019. Isso é o que aponta o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), expondo a redução de 43 mil para 30 mil mortes por ano.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale

 

Edição 1970

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.