Dia Mundial da Água mobiliza catarinenses - Jornal Cruzeiro do Vale

Dia Mundial da Água mobiliza catarinenses

22/03/2012

O Dia Mundial da Água será de atividades realizadas em diferentes regiões de Santa Catarina, organizadas por comitês de bacia hidrográfica. O objetivo das ações é conscientizar a população sobre a importância da proteção e conservação da água. As políticas públicas para recursos hídricos em Santa Catarina são de responsabilidade da Secretária do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). ?Nossa atuação visa melhorar a gestão dos nossos recursos hídricos. Nossas ações buscam o avanço contínuo em relação aos usos que fazemos da água e, principalmente, na preservação e conservação deste recurso natural, que hoje se tornou um bem valioso para a sociedade?, afirma o secretário da SDS, Paulo Bornhausen.

Os comitês são formados por representantes do Governo do Estado, comunidade e entidades locais nas áreas de cada bacia hidrográfica. Ao todo, são 16 comitês no Estado. Seus agentes desenvolvem ações de gestão, mobilização e gestão para o melhor aproveitamento e utilização da água por todos os usuários. ?Temos um trabalho importante que vem sendo realizado nas bacias hidrográficas pelos comitês com o respaldo técnico da Diretoria de Recursos Hídricos, da SDS?, afirma o diretor Edison Pereira de Lima. Segundo Lima, Santa Catarina caminha para a gestão dos seus recursos hídricos sob a chancela de instrumentos como o planejamento de bacias, que será consolidado com a participação da comunidade e do poder público.

Educação ambiental
Ações para marcar o Dia Mundial da Água acontecem em todas as regiões do Estado. No comitê do Rio Tijucas, por exemplo, a programação especial ocorre durante todo o mês de março. O trabalho desse comitê foca na conscientização sobre a preservação da mata ciliar e sobre a recuperação das áreas já degradadas. Além da educação ambiental, durante o mês serão veiculadas campanhas publicitárias destacando a importância da proteção da água.

O Comitê do Rio Jacutinga e bacias contíguas promove, no dia 22 de março, a aula inaugural do Curso de Educação Ambiental para a Gestão da Água, no auditório da Universidade do Contestado, em Concórdia, das 8 às 12 horas. No evento, haverá duas palestras: O Papel da educação ambiental para a gestão participativa dos recursos hídricos; ministrada pela Dra. Beate Frank, da FURB, e Plano Estratégico de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e Contíguos, pelo Hidrólogo Guilherme Xavier de Miranda Jr, da SDS.

Em Criciúma, acontece a exposição ?Águas Extremo Sul Catarinense ? A gestão participativa e os Comitês de Gerenciamento das bacias Hidrográficas dos Rios Araranguá e Urussanga. A exposição estará montada no hall do Criciúma Shopping. O evento é uma iniciativa dos comitês da região e visa ampliar o processo participativo e mobilizar a sociedade em torno do tema.

Na região Oeste, o Comitê de Bacia de Chapecó e Irani realizará uma assembleia geral ordinária no dia 29 de março, às 14 horas, no auditório da Prefeitura Municipal de Chapecó. Outro evento que acontece com o apoio do comitê, em Chapecó, no dia 22 de março, é o II Seminário Políticas Públicas para Conservação da Água, realizado em parceria com a Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMOSC). O seminário deve reunir 500 pessoas no Centro de Cultura e Evento Plinio Arlindo de Nes, das 8 às 17 horas.

No Planalto Norte, o Rio Canoinhas é o centro das atenções das reuniões com a Polícia Ambiental e a comissão consultiva, no dia 28 de março, a partir das 8 horas. O evento ocorrerá na sala de reuniões da brigada, em Canoinhas. O presidente do comitê, Alfredo Lang Scultetus falará sobre as ações previstas no Programa SC Rural para o fortalecimento dos comitês de bacia.

Texto: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.