Com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 400 militares serão os responsáveis pela análise, em tempo real, de 385 urnas para conferir a totalização dos votos. A medida é inédita na história da democracia brasileira e vai funcionar de maneira que os militares visitem seções eleitorais espalhadas pelo país para fazer e enviar fotos de QR Code dos boletins de urnas para o Comando da Defesa Cibernética.
O resultado dos boletins de cada urna será conferido com dados enviados pelos TREs para o TSE. A decisão para tal procedimento foi tomada no dia 31 de agosto, em reunião entre o presidente do TSE e militares. Com isso, as Forças Armadas terão acesso em tempo real aos dados enviados para a totalização, em vez de coletar informações na base de dados do TSE disponibilizada na internet. A expectativa é de que na mesma noite em que o resultado for proclamado haja também a conclusão de análise dos militares.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).