Falta menos de um mês para que os eleitores que pretendem votar nas Eleições 2012 regularizem a sua situação junto à Justiça Eleitoral. Assim, quem precisa realizar transferência, revisar os dados ou pedir o título, deve comparecer a um cartório eleitoral até 9 de maio. Essa data também é o prazo final para o eleitor com necessidades especiais, inclusive idosos, solicitar a mudança de sua seção para uma de fácil acesso.
O cidadão que estiver com o título cancelado ou suspenso também deve regularizar a sua situação, caso contrário não poderá votar, pois o seu nome não constará da folha de votação de sua seção eleitoral.
Aos eleitores que desejam somente requerer a segunda via do título, sem qualquer alteração nos dados do documento, o prazo vencerá em 27 de setembro, dez dias antes da eleição.
Para evitar filas, a Justiça Eleitoral recomenda que os interessados se dirijam aos cartórios com antecedência. Os documentos necessários para realizar esses procedimentos constam neste link: http://www.tre-sc.gov.br/site/eleicoes/tire-suas-duvidas/17-documentos-necessarios-para-retirar-o-titulo-eleitoral/index.html
Plantões nas zonas eleitorais
As centrais de atendimento ao eleitor estarão em regime de plantão nos períodos de 2 a 4 e 7 a 9 de maio, em horário especial, das 9h às 19h. No dia 5 (sábado), o atendimento será das 10h às 17h, enquanto no dia 6 (domingo) ele será prestado das 13h às 18h. Já os cartórios das 105 zonas eleitorais do estado também funcionarão das 9h às 19h entre os dias 7 e 9 de maio.
Os cartórios de Palhoça (24ª ZE), São Francisco do Sul (27ª ZE) e Itapema (91ª ZE), por sua vez, estarão de plantão no dia 5, das 10h às 17h, e no dia 6, das 13h às 18h.
Título Net
Para agilizar o atendimento, antes de ir ao cartório o eleitor pode solicitar sua inscrição ou transferência pela internet, ou seja, passar por um pré-atendimento eleitoral. Trata-se do sistema Título Net, que permite preencher os dados pela internet e depois comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral com a documentação exigida para receber o título.
Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado. É importante lembrar que o protocolo emitido não comprova a regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral. O documento informa somente o número e a data da solicitação, sendo emitido apenas para agilizar o atendimento na unidade da Justiça Eleitoral.
Estatísticas
Nas Eleições 2010, os cartórios do Estado realizaram 13.438 alistamentos (emissões do 1º título) e 5.006 transferências em fevereiro, quando teve início a campanha de divulgação do fechamento do cadastro. Em março, foram 31.905 alistamentos e 16.230 transferências, havendo respectivamente aumentos de 137% e 224% em comparação ao mês anterior.
No primeiro trimestre deste ano foram realizadas 59.719 alistamentos e 40.012 transferências em todos os cartórios de SC. O chefe substituto da 101ª ZE, Marco Aurélio Fevereiro, observou que a procura pela Central de Atendimento ao Eleitor da Capital cresceu consideravelmente e cerca de 250 pessoas são atendidas diariamente.
Texto: Mariana Eli / Renata Queiroz | Assessoria de Imprensa do TRESC
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).