Emprego registra alta no Brasil e em SC - Jornal Cruzeiro do Vale

Emprego registra alta no Brasil e em SC

21/03/2012

O Brasil criou em fevereiro 150.600 novos empregos formais. Os dados do CAGED, Cadastro Geral de Emprego e Desemprego, foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e do Emprego nos últimos dias. O crescimento no emprego formal foi menor do que o registro de fevereiro de 2011 (quando foram geradas 280.799 novas vagas), mas é considerado satisfatório, uma vez que o resultado anterior foi o recorde histórico da série para o mês de fevereiro.

Do total nacional, Santa Catarina responde por 15.719 oportunidades de trabalho. No estado o resultado também é inferior ao de fevereiro de 2011. Os setores que mais se destacaram pelo incremento de novas vagas no estado foram a indústria de transformação (9.375), a administração pública (3.812), os serviços (2.673) e a agropecuária (727).

Mais uma vez o comércio teve saldo negativo (-1.545 vagas). O corte repete o ocorrido em janeiro e é resultado natural da retração de parte das vagas temporárias criadas em setembro, outubro e novembro para atender às festas de final de ano.

Para a Fecomércio, os motivos de tal desaceleração na contratação de novos funcionários advêm da ausência de mão-de-obra qualificada e do cenário internacional, que registra retração de demanda em alguns setores da economia brasileira e o consequente acirramento da concorrência. Este fator, inclusive, teve relação direta com o fraco crescimento do PIB dos últimos trimestres.

Ainda assim a Fecomércio acredita que a tendência é de perda de força desta desaceleração do mercado de trabalho já no segundo semestre deste ano, com expectativas de que o país volte a crescer com mais força.

Texto: Priscila Dalagnol | Assessoria de Imprensa 

Comentários

cecilia werner
22/03/2012 06:59
SC está da fáma em tudo ; liderando impregos;Será que o estado está preparado para continuar neste ritímo? vamos analisar o ipacto que o meio ambiente vem sofrendo; trasito ,saúde ,pessoas sem moradias, outras em árias de risco, desmoronamentos e alagamentos (insegurança) tudo teve um crecimento fantástico o que mais creceu foi o tempo que levamos no transito para chegar ao local do destino deveríam fazer mais projéto de cíclovias para evitar acidentados poluição e lendidão deste transito descontrolado mal sinalizado e caótico que os trabalhadores precisam enfrentar todos os dias,

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.